30 de julho de 2013

PORQUE É ERRADO PROIBIR O CASAMENTO, MESMO PARA SACERDOTES.

Talvez seja a dúvida de muito e com certeza uma discussão atual entre a sociedade religiosa, principalmente a cristã.
Quase todas as principais religiões existentes no Brasil (vou me ater mais ao Brasil por ser meu país), seus líderes, sacerdotes, ministros, podem se casar, assim é no cristianismo protestante (aqui no Brasil conhecido como evangélico), no espiritismo, na umbanda, na candomblé, nas testemunhas de Jeová e judaísmo. Menos no cristianismo católico. Porém sendo o cristianismo uma religião que tem um livro sagrado, do qual é a sua base, onde o mesmo deve servir como regra de fé, temos que ver o este livro, no caso a Bíblia fala a respeito. Veremos: 
"O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios.
Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada e proíbem o casamento e o consumo de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ação de graças pelos que creem e conhecem a verdade.
Pois tudo o que Deus criou é bom, e nada deve ser rejeitado, se for recebido com ação de graças, pois é santificado pela palavra de Deus e pela oração.
Se você transmitir essas instruções aos irmãos, será um bom ministro de Cristo Jesus, nutrido com as verdades da fé e da boa doutrina que tem seguido." (1ª Timóteo 4: 1 ao 6)


Quem tem um pouco mais de conhecimento sabe que as epístolas para Timóteo, e a para Tito são conhecidas como epístolas pastorais, pois foram direcionadas para ambos, pois eram responsáveis por guiar igrejas, por isso trazem muitos direcionamentos sobre o serviço de sacerdotes da igreja, como bispos, pastores, presbíteros, diáconos e obreiros, incluindo direitos e deveres.
Sendo assim, como lemos a cima a Bíblia é muito clara que nos últimos tempos, certas coisas aconteceriam, porém sabemos que os últimos tempos começaram quando Jesus veio a Terra, sendo assim desde então alguns mesmo tendo recebido em seus corações Jesus como seu Senhor e Salvador, abandonaram a fé e deixaram de seguir Suas diretrizes. Assim, começaram a serem influenciados e levados por espíritos enganadores e a ensinos dados por demônios, dando ensinamentos hipócritas, já que sabem que são errados e não vem do que estes mesmos ensinadores aprenderam com a Bíblia, sendo assim pessoas mentirosas, mas não sentem temor de Deus, pois suas mentes estão fechadas para isso.
Tais ensinamentos consistem em não comer tais alimentos, como Judeus não comerem porco, ou católicos não comerem carne vermelha durante a páscoa, mas o pior vem em proibir o casamento, mesmo sabendo que a família é a primeira instituição criada por Deus.
"Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne." (Gênesis 2: 24)
No Novo Testamento Jesus reafirmou isso: "Tendo acabado de dizer essas coisas, Jesus saiu da Galiléia e foi para a região da Judéia, no outro lado do Jordão.
Grandes multidões o seguiam, e ele as curou ali.
Alguns fariseus aproximaram-se dele para pô-lo à prova. E perguntaram-lhe: "É permitido ao homem divorciar-se de sua mulher por qualquer motivo? "
Ele respondeu: "Vocês não leram que, no princípio, o Criador ‘os fez homem e mulher’
e disse: ‘Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne’?" (Mateus 19: 1 ao 5)  

Ir contra o casamento é um erro gravíssimo, desde o antigo Testamento Deus instituiu que o sacerdote deveria ser casado, podemos ver isso também está descrito em relação a bispos, presbíteros e diáconos (está em 1ª Timóteo capítulo 3), sendo eles cada um marido de uma só mulher. Consequentemente, se presbíteros e diáconos são abaixo de pastores na hierarquia da igreja, o bom senso diz que pastores também deve ser casado, apesar de não haver nenhuma proibição dele ser ordenado a tal cargo mesmo estando solteiro.
Muitos vão alegar que Paulo instruiu dos sacerdotes ficarem solteiros, baseados neste texto:
"Gostaria que todos os homens fossem como eu; mas cada um tem o seu próprio dom da parte de Deus; um de um modo, outro de outro.
Digo, porém, aos solteiros e às viúvas: é bom que permaneçam como eu.
Mas, se não conseguem controlar-se, devem casar-se, pois é melhor casar-se do que ficar ardendo de desejo." (1ª Coríntios 7: 7 ao 9)  
Vejam que Paulo diz que ele gostaria e não que fosse mandamento de Deus, é apenas uma sugestão de Paulo, pois o solteiro pode se dedicar mais a obra de Deus, já o casado tem que dar um pouco de sua atenção a sua esposa também. 
o catolicismo não permite que seus padres (que são como pastores no protestantismo) venha a se casar, nem bispos, e nem mesmo o papa. Eles alegam que Pedro foi o primeiro papa, porém Pedro era casado. 
"Entrando Jesus na casa de Pedro, viu a sogra deste de cama, com febre.
Tomando-a pela mão, a febre a deixou, e ela se levantou e começou a servi-lo." (Mateus 8: 14 e 15)
Se Pedro tinha sogra, logicamente ele era casado.
Sendo assim, podemos ver que casar-se ou não é algo de escolha de própria, sendo a pessoas que tenham funções eclesiásticas ou não, e não ser uma coisa imposta. Porém é bom que um sacerdote seja casado por isso aqui:
"Pois, se alguém não sabe governar sua própria família, como poderá cuidar da igreja de Deus?" (1ª Timóteo 3: 5)

Escrito por Luis Roldan, líder do ministério avivados por Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário