23 de julho de 2013

VOCÊ É QUEM DECIDE QUEM FICA NA SUA VIDA, UNS TE FAZEM BEM, OUTROS NÃO

Olá, quer aqui falar sobre escolhas e fazer uma analogia onde sua vida é representada por um barco, sendo você o capitão dele. Mas quero fazer uma comparação entre dois textos conhecidos que muito se assemelham, porém no final, veremos que a conclusão dos dois são totalmente diferente, assim como suas escolhas te levará a um final diferente.
"E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo:
Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença.
Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do Senhor para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor.
Mas o Senhor mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se.
Então temeram os marinheiros, e clamavam cada um ao seu deus, e lançaram ao mar as cargas, que estavam no navio, para o aliviarem do seu peso; Jonas, porém, desceu ao porão do navio, e, tendo-se deitado, dormia um profundo sono.
E o mestre do navio chegou- se a ele, e disse-lhe: Que tens, dorminhoco? Levanta-te, clama ao teu Deus; talvez assim ele se lembre de nós para que não pereçamos.
E diziam cada um ao seu companheiro: Vinde, e lancemos sortes, para que saibamos por que causa nos sobreveio este mal. E lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas.
Então lhe disseram: Declara-nos tu agora, por causa de quem nos sobreveio este mal. Que ocupação é a tua? Donde vens? Qual é a tua terra? E de que povo és tu?
E ele lhes disse: Eu sou hebreu, e temo ao Senhor, o Deus do céu, que fez o mar e a terra seca.
Então estes homens se encheram de grande temor, e disseram-lhe: Por que fizeste tu isto? Pois sabiam os homens que fugia da presença do Senhor, porque ele lho tinha declarado.
E disseram-lhe: Que te faremos nós, para que o mar se nos acalme? Porque o mar ia se tornando cada vez mais tempestuoso.
E ele lhes disse: Levantai-me, e lançai-me ao mar, e o mar se vos aquietará; porque eu sei que por minha causa vos sobreveio esta grande tempestade.
Entretanto, os homens remavam, para fazer voltar o navio à terra, mas não podiam, porquanto o mar se ia embravecendo cada vez mais contra eles.
Então clamaram ao Senhor, e disseram: Ah, Senhor! Nós te rogamos, que não pereçamos por causa da alma deste homem, e que não ponhas sobre nós o sangue inocente; porque tu, Senhor, fizeste como te aprouve.
E levantaram a Jonas, e o lançaram ao mar, e cessou o mar da sua fúria." (Jonas 1: 1 ao 15)

Neste primeiro texto vemos o profeta Jonas desobedecendo a Deus e não indo a Nínive pregar naquela cidade, comprou o ingresso de barco para direção contrária e no trajeto, Deus enviou uma tempestade para afundar o barco em que Jonas estava, tudo por causa da desobediência de Jonas. Sendo assim os marinheiros que desconheciam a verdade dos fatos, começaram a jogar no mar as bagagens, para que o navio ficasse mais leve, já que a água estava entrando no barco e assim tentar resistir a tempestade.
Mas podemos ver que o problema não estava nas coisas e sim Jonas, neste caso, isso tudo nos ensina que muitas das vezes quem afunda nossa vida, não são coisas e sim pessoas que deixamos ficar no nosso barco, pessoas que são fofoqueiros, fazem intrigas, pessoas trapaceiras, e estas pessoas mancham nossa reputação, além de pessoas que não nos dão valor.
Repare que Jonas estava dormindo escondido, talvez um relacionamento escondido também pode ser a raiz de tempestades em nossas vidas.
Agora quero entrar no outro texto.
"E, naquele dia, sendo já tarde, Jesus disse-lhes: Passemos para o outro lado.
E eles, deixando a multidão, levaram Jesus consigo, assim como estava, no barco; e havia também com ele outros barquinhos.
E levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia.
E ele estava na popa, dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não se te dá que pereçamos?
E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança.
E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé?
E sentiram um grande temor, e diziam uns aos outros: Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?" (Marcos 4: 35 ao 41)

Vejam que Jesus após ter pregado, queria ir ao outro lado do mar, e então os discípulos o levaram para lá, mas no percurso Jesus adormeceu, e veio uma tempestade, e o acordaram e então Ele acordou ordenou que o mar e o vento parassem e então e veio a tranquilidade.
Sendo assim podemos fazer uma comparação entre Jonas e Jesus. 
Os dois estavam dormindo em um barco durante uma tempestade, cada um em sua época, porém vemos a diferença na vida dos dois, pois Jonas era desobedientes, Jesus era obediente a Deus, Jonas comprou ingresso para entrar no barco, Jesus pediu e foi levado, Jonas no início não se importava com os outros, Jesus sempre se importou com os outros que estavam no barco.
Jonas é aquele tipo de pessoa que você tem que se afastar, pois querem comprar ingresso para entrar na sua vida, com propostas ruins, como bajulação, sensualidade para o pecado, vida fora dos caminhos de Deus. 
Já Jesus não tenta ti comprar, Ele diz que quer entrar na sua vida, e espera que você o convide para entrar, e a partir daí vemos mais diferenças, já que Ele ti oferece vida eterna com Ele, além de se importar com você, Ele ti dar vitória sobre as lutas que vem sobre você como tempestades, e ainda te exorta a ter mais fé Nele e usarmos a autoridade que Ele mesmo nos deu. 
Então irmãos, jogue fora o Jonas da sua vida e convide Jesus para ser o Senhor da sua vida e tenha uma vida que até pode ter tempestade, pois problemas todos temos, mas a diferença é que com Jesus no seu barco, você não afundará e Ele parará a tempestade e você chegará do outro lado do mar, que representa a vitória em todas as áreas da sua vida, inclusive na salvação da sua alma.

Escrito por Luis Roldan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário