3 de julho de 2012

AS 3 CHAVES DE JESUS

São descritas 3 chaves de suma importância na Bíblia, as 3 em poder de Jesus, pois isto está ligado a declaração: "E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra." (Mateus 28:18) . Pois fica nítido que o poder foi dado a Jesus a toda e qualquer dimensão, tanto do céu, quanto da Terra.
Mas que chaves são estas? É o que veremos a seguir:
A 1ª chave é a chave de Davi:
"E porei a chave da casa de Davi sobre o seu ombro, e abrirá, e ninguém fechará; e fechará, e ninguém abrirá."(Isaías 22:22)
"E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre." (Apocalipse 3: 7)


Tais texto falam da chave de Davi, quem conhece a arvore genealógica da natureza humana de Jesus, sabe que Ele é descendente de Davi, a relação entre um texto do antigo testamento, no livro de Isaías, que é um livro profético messiânico, com um do novo testamento, aonde fica claro que é Jesus que está falando, não deixa dúvida que a chave é de Jesus.
Sendo assim, esta chave que tem poder de abrir qualquer porta, ou fecha-la sem que ninguém possa abri-la quando estiver fechada e nem fecha-la quando estiver aberta, nos remete a autoridade de Jesus sobre todas as coisas, sobre o domínio do regimento da humanidade, e da capacidade de ser provedor de nossas vidas e de todas as áreas de nossas vidas, pois quando Ele prover, prover na hora certa e da medida certa para aquele momento, sem que seja algo menor que nossa necessidade e nem maior a tal ponto de não sabermos lidar com tão grande benção. 


A 2ª chave é a do inferno e da morte:
"Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens. Ora, isto-ele subiu-que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra? Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas." 
(Efésios 4: 8 ao 10)
"E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno."
(Apocalipse 1:18)

Aqui fica claro a narração que após a morte de Jesus e antes de sua ressurreição, Ele desceu ao inferno e tomou a chave do inferno e da morte das mãos de Satanás, assim Ele tem domínio sobre o que acontece lá e sobre o poder da morte, e ninguém morre sem a permissão Dele, pois temos que lembrar que a trindade age em sintonia total. 

A 3ª chave é chave do Reino dos Céus:
"E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus." 
(Mateus 16:19)
Nesta passagem bíblica, Jesus fala das chaves do reino dos céus, quem entende sobre os 3 céus (qualquer dúvida há um texto meu aqui no blog que fala dos 3 céus e das 4 dimensões), sabe que o 3º céu é o céu imarcescível da glória de Deus, aonde está o trono de Deus e a sua direita o trono de Jesus. Sendo assim Jesus disse a Pedro (que estava no momento representando todos os cristãos) que a ele era dado as chaves do reino dos céus, ou seja, poder autoridade e domínio sobre todo espírito que não provem de Deus, sobre todo demônio, autoridade esta para expulsa-lo. 
Pois a atuação do diabo e seus demônios além de ser no segundo céus, é na terra, e a palavra ligar tem significado de "amarrar", ou seja, amarrar a ação demoníaca na vida das pessoas, assim impedindo deles agirem na vida de alguém. Já a palavra desligar, tem sentido de "libertar", ou seja, libertar a pessoa da possessão e dominação maligna, assim expulsando o demônio que está dentro dela. 
Está é a chave do reino dos céus que nos foi dada como representação de autoridade, ministros de Deus na terra, representantes do seu reino, para libertar os cativos e pregar o evangelho da salvação, da graça de Cristo e do amor de Deus Pai, e da comunhão com o Espírito Santo. 
As chaves já são de Jesus e já estão em nossas mãos, vamos fazer bom uso delas, sendo produtivos para com o reino de Deus e a justiça na terra, para a salvação de muitos por meio de Jesus Cristo. 

Escrito por Luis Roldan. 

26 comentários:

  1. Respostas
    1. obrigado irmão Wagner........ Deus lhe abençoe

      Excluir
    2. Muito bom o estudo.so uma coisa que eu não concordo que Jesus tomou a chave do diabo . Quando Jesus deceu foi busca os crentes salva a sua igreja no seio de Abraão. Não existe nenhum versículo que fala que Jesus tomou a chave do diabo. O versículo diz eu tenho a chave.nao está escrito eu tomei e sim eu tenho.

      Excluir
  2. Paz e graça..
    Apenas quero fazer a hermenêutica da "chave 2"..
    Primeiro ponto.." E tenho as chaves da morte e do inferno." ele esta dizendo que tem, não que tomou! na realidade Satanás nunca teve chave alguma...
    Segundo ponto...Satanás nunca esteve e nem esta no inferno..base bíblica livro de Jó primeiro capitulo da onde ele vem se não de rodear a terra? segundo Mateus 4 quem tentou a Cristo no deserto? a ultima coisa que vai acontecer segundo o livro de apocalipse e a tríade Satânica e a morte ser jogados no inferno(Geena lago de fogo) espero ter ajudado vamos fazer que nem Pedro nos ordenou "crescer na graça e conhecimento" abraço na paz do Senhor Pb Ricardo Marques

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme Cualheta25 de janeiro de 2017 04:50

      Pr. Ricardo Marques esta certo no seu ponto de vista. Com todo respeito Pr. Eduardo, visto uma vez que toda autoridade (chave) nunca esteve na mãos de satanas!!! o maior intuito de satanas "não é destruir?" porque não matou a todos no antigo testamento? Por que tem poder limitado uma vez entendo que o (SL.24) deixa claro o poder e autoridade está em DEUS! outra base ? porque anjo da morte não destruiu raabe? por que viu o sangue aspergido nos umbrais da porta!! sabe que entendo ? que se satanás tivesse alguma chave da morte certamente destruiria raabe e a todos os homens do antigo testamento. Quem é dono da morte e da vida! Leia com atenção o texto "ESI QUE FUI MORTO E ESTOU VIVO...E "TENHO" AS CHAVES.... NÃO EU PERDI ....NÃO EU FUI BUSCAR...PFV TODO PODER ESTÁ EM DEUS NUNCA ESTEVE C/ SATANAS. Outro detalhe ele apenas levou cativo cativeiro...não pego raio de chave alguma pq so pega algo quem não tem..."marco feliciano pregou essa besteira uma vez" alias muito edificante a msg um abraço com muita humildade Prof. de escola dominical da (Assembleia de Deus Mim. Santos- Marape) Guilherme Cualheta

      Excluir
  3. Jesus pegou o posse destas chaves depois que ressucitou,antes da ressureiçao,ele Jesus ainda nao tinham todo poder.agora sim ele tem todo poder.ele precisava de vencer a morte para ter o poderio sobre ele, e o inferno existem e é a casa de satanás senão quem vive la? Acho que meu amigo Pb.Ricardo Marques se equivocou em alguns cometario.Apocalipse e diferente porque se trata de textos simbólicos. Parabéns ao gestor deste blog.Deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pr Eduardo..Paz
      Deus não tinha poder sobre a morte?????(estranho essa sua afirmação sem base bíblica) quem vive no inferno base bíblica Lucas 16:19-31???
      a onde esta Satanas nesse texto??? Apocalipse usa sim linguagem simbólica mas assim como as parábolas de Cristo que demostram uma mensagem verdadeira e real...agora Pr Eduardo Deus não ter poder sobre a morte esse sim e um comentário um tanto equivocado!!!
      Paz Pb Ricardo Marques

      Excluir
    2. Meus amigos...voces estão fazendo uma tremenda confusão entre o Inferno e O hades. O Pb Ricardo tem razão em dizer que o Diabo nao mora no inferno...porque o inferno ainda não foi inaugurado meus amigos...ele será inaugurado pela Besta e pelo Anti cristo..depois de mil anos ai sim...que farão companhia ao Anti cristo e o falso profeta, o diabo..e depois do juizo final...com todos os impios.

      Excluir
    3. Meus amigos...voces estão fazendo uma tremenda confusão entre o Inferno e O hades. O Pb Ricardo tem razão em dizer que o Diabo nao mora no inferno...porque o inferno ainda não foi inaugurado meus amigos...ele será inaugurado pela Besta e pelo Anti cristo..depois de mil anos ai sim...que farão companhia ao Anti cristo e o falso profeta, o diabo..e depois do juizo final...com todos os impios.

      Excluir
  4. Paz e graça...Enilson parabéns...observamos muitas vezes as pessoas ensinando e aprendendo errado...uma questão de hermenêutica correta,e de leitura bíblica certa sem invenções."Muito escutei e Jesus tomou a chave do diabo e etc..." mas olha só o que o texto diz:" E tenho as chaves da morte e do inferno" claramente nosso Cristo diz "TENHO" não que tomou,Jesus se entregou em nosso lugar,para nós salvar,não meus queridos para vencer a morte e ter todo o poder..;Meu querido Pr Eduardo Jesus Cristo é Deus, e sendo Deus ele é todo poderoso, 3 atributos de Deus manifestados em Cristo Jesus onipotência,onisciência,e onipresença.Ou o amado Pr Eduardo não acredita na trindade?ou o senhor não crê que Cristo jesus era Deus?...morada do diabo não e outra a não ser de andar e vagar pela terra com bases bíblicas que já lhe informei,essa e uma das grandes mentiras do diabo e que muitos acreditam que ele esta longe muito longe ao ponto de estar no inferno,diferente do HADES ou Sheol "lugar dos mortos"onde ele também não esta...espero que tenha ajudado e que os amados busquem pesquisar e chegar ao pleno conhecimento da palavra de Deus...lembrando sempre hermenêutica correta!!! bíblia interpreta a própria bíblia não podemos escutar errado e não buscar esclarecimento.Façamos como os nobres irmãos Berianos? grande abraço a todos na paz do Senhor..

    ResponderExcluir
  5. No céu: O Pai, a palavra e o Espírito Santo.
    Na terra: O Espírito Santo, a água e o sangue.
    Juntando fica assim:
    Desenhe um triângulo de ponta para baixo e em cada extremidade coloque cada uma das partes que estão no céu.
    Desenhe outro triângulo de ponta para cima e em cada extremidade coloque uma das partes que estão na terra.
    Junte os dois triângulos, invertidos, e verá a estrela de Davi.
    A estrela de Davi é a chave do entendimento.
    Faça o mesmo com isto: O espírito, a alma e o corpo.
    O corpo, os desejos e a mente.
    Shalom
    Emerich Das Oliveiras

    ResponderExcluir
  6. Olá irmãos em Cristo...
    Em apocalipse cap1v18 está escrito:
    E o que vivo e fui morto , mas eis aqui estou vivo para todo o sempre.
    Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.
    Aplicação do texto;
    Quando Jesus afirma que tem as chaves da morte e do inferno, Percebam que está na parte B do versículo! Ora porque? É bem simples, porque na parte A do versículo Jesus Cristo disse: e o que vivo e ( fui morto,) e com a sua morte de cruz sem pecado algum ele venceu a morte.
    Por isso que está escrito tenho, e não tomei, temos que prestar atenção a parte A do versículo... A pastor do blog está correto em afirmar que ele tomou as chaves , e como tomou? Com a sua obediência até a morte. Lê filipenses cap2v5ao11.

    Um grande abraço a todos os irmãos.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns a todos os amados estudiosos da palavra de Deus. pois através desse debate aprendemos muito.que Deus e CRISTO POSSA CONTINUAR VOS ENCHENDO DE TODA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns a todos os amados estudiosos da palavra de Deus. pois através desse debate aprendemos muito.que Deus e CRISTO POSSA CONTINUAR VOS ENCHENDO DE TODA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO!

    ResponderExcluir
  10. Aprendi muito sobre o triângulo eu tinha dúvidas

    ResponderExcluir
  11. Bom dia a todos, independente de como Jesus adquiriu a chave, se já estava com Ele ou se Ele tomou as chaves do diabo, ficou uma dúvida no meu coração e peço ajuda, O que Jesus foi fazer lá então?

    ResponderExcluir
  12. Ele foi busca a sua igreja nossos irmãos salvo que estava no seio de Abraão e não toma a chave do diabo. Esta escrito eu tenho a chave a expressão e clara tenho não tomei.

    ResponderExcluir
  13. Ele foi busca a sua igreja nossos irmãos salvo que estava no seio de Abraão e não toma a chave do diabo. Esta escrito eu tenho a chave a expressão e clara tenho não tomei.

    ResponderExcluir
  14. Tem pastores que quer ensistir no erro.por favor vamos ensinar certo. Líderes para de interpretar a bíblia errada por favor. Jesus desceu para buscar a sua igreja no seio de Abraão.nao para buscar chave nenhuma.porico tem um monte falando um monte de besteirol. A chave e Jesus ele abre , ele fecha ele cura ,,ele leva p o céu . Diabo nunca teve chave nenhuma até porque Jesus é a chave.tem gente que gosta de em ventar só p falar besteira . Se soubece mesmo não falava esses besteirol.

    ResponderExcluir
  15. Na verdade,muitas desgraças houve desde princípio,a morte predomínio com toda a força...Na missão de Cristo na terra,ele tirou todo o poder da mão de Satanás....Deus abençoe a todos...

    ResponderExcluir
  16. Deus abençoe por explicar porque tinha dúvidas porque Jesus tem a a chave e muito prega que ele tomou das mãos do diabo até batiabos pés no chão encenando o caso

    ResponderExcluir