3 de julho de 2012

AS 3 CHAVES DE JESUS

São descritas 3 chaves de suma importância na Bíblia, as 3 em poder de Jesus, pois isto está ligado a declaração: "E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra." (Mateus 28:18) . Pois fica nítido que o poder foi dado a Jesus a toda e qualquer dimensão, tanto do céu, quanto da Terra.
Mas que chaves são estas? É o que veremos a seguir:
A 1ª chave é a chave de Davi:
"E porei a chave da casa de Davi sobre o seu ombro, e abrirá, e ninguém fechará; e fechará, e ninguém abrirá."(Isaías 22:22)
"E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre." (Apocalipse 3: 7)


Tais texto falam da chave de Davi, quem conhece a arvore genealógica da natureza humana de Jesus, sabe que Ele é descendente de Davi, a relação entre um texto do antigo testamento, no livro de Isaías, que é um livro profético messiânico, com um do novo testamento, aonde fica claro que é Jesus que está falando, não deixa dúvida que a chave é de Jesus.
Sendo assim, esta chave que tem poder de abrir qualquer porta, ou fecha-la sem que ninguém possa abri-la quando estiver fechada e nem fecha-la quando estiver aberta, nos remete a autoridade de Jesus sobre todas as coisas, sobre o domínio do regimento da humanidade, e da capacidade de ser provedor de nossas vidas e de todas as áreas de nossas vidas, pois quando Ele prover, prover na hora certa e da medida certa para aquele momento, sem que seja algo menor que nossa necessidade e nem maior a tal ponto de não sabermos lidar com tão grande benção. 


A 2ª chave é a do inferno e da morte:
"Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens. Ora, isto-ele subiu-que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra? Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas." 
(Efésios 4: 8 ao 10)
"E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno."
(Apocalipse 1:18)

Aqui fica claro a narração que após a morte de Jesus e antes de sua ressurreição, Ele desceu ao inferno e tomou a chave do inferno e da morte das mãos de Satanás, assim Ele tem domínio sobre o que acontece lá e sobre o poder da morte, e ninguém morre sem a permissão Dele, pois temos que lembrar que a trindade age em sintonia total. 

A 3ª chave é chave do Reino dos Céus:
"E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus." 
(Mateus 16:19)
Nesta passagem bíblica, Jesus fala das chaves do reino dos céus, quem entende sobre os 3 céus (qualquer dúvida há um texto meu aqui no blog que fala dos 3 céus e das 4 dimensões), sabe que o 3º céu é o céu imarcescível da glória de Deus, aonde está o trono de Deus e a sua direita o trono de Jesus. Sendo assim Jesus disse a Pedro (que estava no momento representando todos os cristãos) que a ele era dado as chaves do reino dos céus, ou seja, poder autoridade e domínio sobre todo espírito que não provem de Deus, sobre todo demônio, autoridade esta para expulsa-lo. 
Pois a atuação do diabo e seus demônios além de ser no segundo céus, é na terra, e a palavra ligar tem significado de "amarrar", ou seja, amarrar a ação demoníaca na vida das pessoas, assim impedindo deles agirem na vida de alguém. Já a palavra desligar, tem sentido de "libertar", ou seja, libertar a pessoa da possessão e dominação maligna, assim expulsando o demônio que está dentro dela. 
Está é a chave do reino dos céus que nos foi dada como representação de autoridade, ministros de Deus na terra, representantes do seu reino, para libertar os cativos e pregar o evangelho da salvação, da graça de Cristo e do amor de Deus Pai, e da comunhão com o Espírito Santo. 
As chaves já são de Jesus e já estão em nossas mãos, vamos fazer bom uso delas, sendo produtivos para com o reino de Deus e a justiça na terra, para a salvação de muitos por meio de Jesus Cristo. 

Escrito por Luis Roldan. 

46 comentários:

  1. Respostas
    1. obrigado irmão Wagner........ Deus lhe abençoe

      Excluir
    2. Muito bom o estudo.so uma coisa que eu não concordo que Jesus tomou a chave do diabo . Quando Jesus deceu foi busca os crentes salva a sua igreja no seio de Abraão. Não existe nenhum versículo que fala que Jesus tomou a chave do diabo. O versículo diz eu tenho a chave.nao está escrito eu tomei e sim eu tenho.

      Excluir
    3. Muito boa explicação,sobre as chaves

      Excluir
  2. Paz e graça..
    Apenas quero fazer a hermenêutica da "chave 2"..
    Primeiro ponto.." E tenho as chaves da morte e do inferno." ele esta dizendo que tem, não que tomou! na realidade Satanás nunca teve chave alguma...
    Segundo ponto...Satanás nunca esteve e nem esta no inferno..base bíblica livro de Jó primeiro capitulo da onde ele vem se não de rodear a terra? segundo Mateus 4 quem tentou a Cristo no deserto? a ultima coisa que vai acontecer segundo o livro de apocalipse e a tríade Satânica e a morte ser jogados no inferno(Geena lago de fogo) espero ter ajudado vamos fazer que nem Pedro nos ordenou "crescer na graça e conhecimento" abraço na paz do Senhor Pb Ricardo Marques

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pr. Ricardo Marques esta certo no seu ponto de vista. Com todo respeito Pr. Eduardo, visto uma vez que toda autoridade (chave) nunca esteve na mãos de satanas!!! o maior intuito de satanas "não é destruir?" porque não matou a todos no antigo testamento? Por que tem poder limitado uma vez entendo que o (SL.24) deixa claro o poder e autoridade está em DEUS! outra base ? porque anjo da morte não destruiu raabe? por que viu o sangue aspergido nos umbrais da porta!! sabe que entendo ? que se satanás tivesse alguma chave da morte certamente destruiria raabe e a todos os homens do antigo testamento. Quem é dono da morte e da vida! Leia com atenção o texto "ESI QUE FUI MORTO E ESTOU VIVO...E "TENHO" AS CHAVES.... NÃO EU PERDI ....NÃO EU FUI BUSCAR...PFV TODO PODER ESTÁ EM DEUS NUNCA ESTEVE C/ SATANAS. Outro detalhe ele apenas levou cativo cativeiro...não pego raio de chave alguma pq so pega algo quem não tem..."marco feliciano pregou essa besteira uma vez" alias muito edificante a msg um abraço com muita humildade Prof. de escola dominical da (Assembleia de Deus Mim. Santos- Marape) Guilherme Cualheta

      Excluir
  3. Jesus pegou o posse destas chaves depois que ressucitou,antes da ressureiçao,ele Jesus ainda nao tinham todo poder.agora sim ele tem todo poder.ele precisava de vencer a morte para ter o poderio sobre ele, e o inferno existem e é a casa de satanás senão quem vive la? Acho que meu amigo Pb.Ricardo Marques se equivocou em alguns cometario.Apocalipse e diferente porque se trata de textos simbólicos. Parabéns ao gestor deste blog.Deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pr Eduardo..Paz
      Deus não tinha poder sobre a morte?????(estranho essa sua afirmação sem base bíblica) quem vive no inferno base bíblica Lucas 16:19-31???
      a onde esta Satanas nesse texto??? Apocalipse usa sim linguagem simbólica mas assim como as parábolas de Cristo que demostram uma mensagem verdadeira e real...agora Pr Eduardo Deus não ter poder sobre a morte esse sim e um comentário um tanto equivocado!!!
      Paz Pb Ricardo Marques

      Excluir
    2. Meus amigos...voces estão fazendo uma tremenda confusão entre o Inferno e O hades. O Pb Ricardo tem razão em dizer que o Diabo nao mora no inferno...porque o inferno ainda não foi inaugurado meus amigos...ele será inaugurado pela Besta e pelo Anti cristo..depois de mil anos ai sim...que farão companhia ao Anti cristo e o falso profeta, o diabo..e depois do juizo final...com todos os impios.

      Excluir
    3. Meus amigos...voces estão fazendo uma tremenda confusão entre o Inferno e O hades. O Pb Ricardo tem razão em dizer que o Diabo nao mora no inferno...porque o inferno ainda não foi inaugurado meus amigos...ele será inaugurado pela Besta e pelo Anti cristo..depois de mil anos ai sim...que farão companhia ao Anti cristo e o falso profeta, o diabo..e depois do juizo final...com todos os impios.

      Excluir
    4. A paz do senhor eu sonhe que decia algumas chaves do céu em um galho amarrado em linhas de de pesca o galhos tinha folhas verdes e decia em minha direção e eu as peguei na mão e fiquei muito feliz e contei para uma irmã o que significa gostaria de saber

      Excluir
  4. Paz e graça...Enilson parabéns...observamos muitas vezes as pessoas ensinando e aprendendo errado...uma questão de hermenêutica correta,e de leitura bíblica certa sem invenções."Muito escutei e Jesus tomou a chave do diabo e etc..." mas olha só o que o texto diz:" E tenho as chaves da morte e do inferno" claramente nosso Cristo diz "TENHO" não que tomou,Jesus se entregou em nosso lugar,para nós salvar,não meus queridos para vencer a morte e ter todo o poder..;Meu querido Pr Eduardo Jesus Cristo é Deus, e sendo Deus ele é todo poderoso, 3 atributos de Deus manifestados em Cristo Jesus onipotência,onisciência,e onipresença.Ou o amado Pr Eduardo não acredita na trindade?ou o senhor não crê que Cristo jesus era Deus?...morada do diabo não e outra a não ser de andar e vagar pela terra com bases bíblicas que já lhe informei,essa e uma das grandes mentiras do diabo e que muitos acreditam que ele esta longe muito longe ao ponto de estar no inferno,diferente do HADES ou Sheol "lugar dos mortos"onde ele também não esta...espero que tenha ajudado e que os amados busquem pesquisar e chegar ao pleno conhecimento da palavra de Deus...lembrando sempre hermenêutica correta!!! bíblia interpreta a própria bíblia não podemos escutar errado e não buscar esclarecimento.Façamos como os nobres irmãos Berianos? grande abraço a todos na paz do Senhor..

    ResponderExcluir
  5. No céu: O Pai, a palavra e o Espírito Santo.
    Na terra: O Espírito Santo, a água e o sangue.
    Juntando fica assim:
    Desenhe um triângulo de ponta para baixo e em cada extremidade coloque cada uma das partes que estão no céu.
    Desenhe outro triângulo de ponta para cima e em cada extremidade coloque uma das partes que estão na terra.
    Junte os dois triângulos, invertidos, e verá a estrela de Davi.
    A estrela de Davi é a chave do entendimento.
    Faça o mesmo com isto: O espírito, a alma e o corpo.
    O corpo, os desejos e a mente.
    Shalom
    Emerich Das Oliveiras

    ResponderExcluir
  6. Olá irmãos em Cristo...
    Em apocalipse cap1v18 está escrito:
    E o que vivo e fui morto , mas eis aqui estou vivo para todo o sempre.
    Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.
    Aplicação do texto;
    Quando Jesus afirma que tem as chaves da morte e do inferno, Percebam que está na parte B do versículo! Ora porque? É bem simples, porque na parte A do versículo Jesus Cristo disse: e o que vivo e ( fui morto,) e com a sua morte de cruz sem pecado algum ele venceu a morte.
    Por isso que está escrito tenho, e não tomei, temos que prestar atenção a parte A do versículo... A pastor do blog está correto em afirmar que ele tomou as chaves , e como tomou? Com a sua obediência até a morte. Lê filipenses cap2v5ao11.

    Um grande abraço a todos os irmãos.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns a todos os amados estudiosos da palavra de Deus. pois através desse debate aprendemos muito.que Deus e CRISTO POSSA CONTINUAR VOS ENCHENDO DE TODA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns a todos os amados estudiosos da palavra de Deus. pois através desse debate aprendemos muito.que Deus e CRISTO POSSA CONTINUAR VOS ENCHENDO DE TODA SABEDORIA QUE VEM DO ALTO!

    ResponderExcluir
  10. Aprendi muito sobre o triângulo eu tinha dúvidas

    ResponderExcluir
  11. Bom dia a todos, independente de como Jesus adquiriu a chave, se já estava com Ele ou se Ele tomou as chaves do diabo, ficou uma dúvida no meu coração e peço ajuda, O que Jesus foi fazer lá então?

    ResponderExcluir
  12. Ele foi busca a sua igreja nossos irmãos salvo que estava no seio de Abraão e não toma a chave do diabo. Esta escrito eu tenho a chave a expressão e clara tenho não tomei.

    ResponderExcluir
  13. Ele foi busca a sua igreja nossos irmãos salvo que estava no seio de Abraão e não toma a chave do diabo. Esta escrito eu tenho a chave a expressão e clara tenho não tomei.

    ResponderExcluir
  14. Tem pastores que quer ensistir no erro.por favor vamos ensinar certo. Líderes para de interpretar a bíblia errada por favor. Jesus desceu para buscar a sua igreja no seio de Abraão.nao para buscar chave nenhuma.porico tem um monte falando um monte de besteirol. A chave e Jesus ele abre , ele fecha ele cura ,,ele leva p o céu . Diabo nunca teve chave nenhuma até porque Jesus é a chave.tem gente que gosta de em ventar só p falar besteira . Se soubece mesmo não falava esses besteirol.

    ResponderExcluir
  15. Na verdade,muitas desgraças houve desde princípio,a morte predomínio com toda a força...Na missão de Cristo na terra,ele tirou todo o poder da mão de Satanás....Deus abençoe a todos...

    ResponderExcluir
  16. Deus abençoe por explicar porque tinha dúvidas porque Jesus tem a a chave e muito prega que ele tomou das mãos do diabo até batiabos pés no chão encenando o caso

    ResponderExcluir
  17. Creio que tá faltando um pouco de conhecimento, e sabedoria nas palavras posta ( Deus já tinha a chave da morte até porque ele mesmo ressuscitou)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. irmão,
      eu cri e por isso que falei diz Paulo... cremos por isso falamos....

      Excluir
  18. Que diferença faz pra debater isso.... Jesus salva , liberar, cura tem todo poder e ponto final. A CRUZ e muito mais poderosa que nosso pequeno entendimento.. Só lá conheceremos como somos conhecidos .

    ResponderExcluir
  19. A paz não entendi, uma pergunta o que os irmãos estavam fazendo la embaixo se o céu é pra cima?porque diz que ele desceu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem algo na escrita errado ai .porque JESUS não foi ao inferno tomar as chaves da morte e do inferno.a bíblia nos fala que JESUS já tinha as chaves da morte e do inferno.

      Excluir
  20. se jesus desceu ater o inferno pegou as chaves de satanas,a onde esta escrito na biblia que deus entregou as chaves para satanas?

    ResponderExcluir
  21. Entrei hoje no blog e aprendi muito sobre a chave , Deus abençoe o gestor hoje sempre em nome de Jesus e todos os abençoados irmãos que participaram Deus abençoe todos vcs! sempre.

    ResponderExcluir
  22. Gratidão pela explicação YUAH dos exércitos abençoe você irmão

    ResponderExcluir
  23. A única chave q Jesus tem q ter nas mãos, é a do nosso coração, as outras ele já tem .graça e paz ,gostaria de mais explicação sob o inferno não existir ainda .

    ResponderExcluir
  24. O homen como sempre querendo competir quem sabe mas, parem com isso esclareçam as dúvidas de quem está buscando de cada um de vcs ,para poder não errar mediante as escrituras , lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho e atua palavra , ninguém sabe nada estão todos para aprender, o mal dos sábios foi achar que a vara por se transformar em serpente, que iria conseguir intimidar o Deus invisível ou impedir a missão de Moisés, usem as suas varas pra libertar o povo do Egito e não trazer confusão sobre suas crenças e vergonha acerca da Santa palavra de Deus, tantos títulos e anéis, mas sabedoria não tem nenhuma, por isso que Salomão pediu pois iria precisar, o ímpio lê todo esse debate jamais irá aceitar Jesus através de suas vidas ✝️

    ResponderExcluir
  25. Tem nada haver cara, as partes mais baixas que ele foi é tão somente a sepultura, Jesus nunca foi no inferno, essa chave do Apocalipse é tão somente a a autoridade que ele recebeu na cruz, quando ele morre na cruz ele entrega o seu espírito ao pai e seu corpo vai à sepultura, quando ele ressuscitou alguns que estava morto com ele ressuscitou também, pessoas daquela geração, a Bíblia diz que muitos naquela cidade reconheceram os que ressuscitaram. Satanás nunca teve chave nenhuma, nunca teve poder nenhuma. Quem sempre decidiu quem morre é quem vive é Deus. Não leiam texto ensolado

    ResponderExcluir
  26. Única chave que vi foi jesus fazer a vontade de deus não a dele .outra a cruz não e a chave mas sim o ato que jesus fez sim foi a chave para nós salvar .chave significa autoridade
    pelo seu ato na cruz foi dado toda autoridade de salvar em quem nele crece pelo

    ResponderExcluir
  27. È evidente que Jesus explicitamente declara quem tem autoridade e quem pode falar em nome dele, a Pedro '³² Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos." ; ¹⁶ Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.

    João 21:16

    Lucas 22:32e os apóstolos ( a igreja) perseguida por 300 anos pelos imperadores romanos, a qual subsiste até os dias atuais, com os legítimos sucessores dos apóstolos, os quais possuem o poder dada por Jesus de perdoar os pecados ²³ «queles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos.

    João 20:23

    ResponderExcluir

  28. Veja que antes das chaves ele Diz que edificara sua IGREJA e muda o nome de Simão para Cefas ( PEDRA), assim com fez com Abrão, Deus muda no nome quando designa uma missão.
    ¹⁸ Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;

    Mateus 16:18
    ¹⁹ E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.

    Mateus 16:19

    ResponderExcluir
  29. Uau que massa esses debate acrescentou muito para mim muito obrigado Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  30. Faltou um pouquinho na parte onde Jesus desce ao inferno e toma as chaves da mão do diabo, inferno significa a morte, e essas chaves representam autoridade, o diabo não mora no inferno, nem seus anjos, quando Cristo fala essa frase quer dizer que a morte não tem autoridade sobre Ele, diferente do resto da humanidade.

    ResponderExcluir