23 de fevereiro de 2016

PORQUE É ERRADO TER ARCA DA ALIANÇA NA IGREJA

A algum tempo que eu já pretendia escrever sobre o assunto, devido ver o crescimento da utilização de réplicas de arca da aliança pelas igrejas, além de outras práticas judaizantes no meio cristão. O que veremos por alguns pontos bíblicos que é errada tal prática. 
A arca da aliança representa a antiga aliança de Deus com a humanidade representada pelo povo de Israel, além de representar a presença de Deus. Vale a pena frisar isso, que a arca representava, mas não era a presença de Deus.
Ela foi feita a mando de Deus, é verdade, mas para a antiga aliança, hoje vivemos na nova que é representada pelo sacrifício salvífico de Jesus na cruz do calvário e de seu sangue derramado. "E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, que por muitos é derramado." (Marcos 14:24)
As práticas da religião judaica estão entrelaçadas com a antiga aliança, deixada de lado e substituída pela nova aliança, como lemos em todo o capítulo 9 de Hebreus. Na antiga aliança predominava a Lei, sendo esta formada de 3 aspectos, o cerimonial religioso (o judaísmo), o civil (código civil do povo de Israel, vale somente para o povo de Israel) e o moral. Destes 3, somente o moral continua na nova aliança, os demais foram abolidos.
Houve um tempo que Deus vai dizer pela boca do profeta Jeremias que a devido ao tamanho do pecado de idolatria do povo de Israel, eles seriam invadidos pela Babilônia e seriam levados cativos. Quando isso ocorreu, os babilônicos destruíram o templo, e a arca sumiu e até hoje há na cabeça de muitos a dúvida de onde ela foi parar. 
Deus então vai começar a falar que o povo se arrependendo, Ele restauraria a vida do povo, inclusive trazendo-o de volta a sua terra de origem, então Deus diz o que está relatado em Jeremias 3:16 que diz: "E sucederá que, quando vos multiplicardes e frutificardes na terra, naqueles dias, diz o Senhor, nunca mais se dirá: A arca da aliança do Senhor, nem lhes virá ao coração; nem dela se lembrarão, nem a visitarão; nem se fará outra."
Reparou que Deus diz para nunca mais se fazer outra? Deus proibiu! Por que? 
A resposta é simples, a maior das restaurações que o povo precisava, era a espiritual, o que acarretaria bênçãos materiais ao povo, mas o foco original era o espiritual. Mais a frente Deus fala pelo apóstolo João, algo relatado no evangelho segundo escreveu João para que ele colocasse um certo texto de um modo que ficasse no capítulo 3 e versículo 16 que vem nos dizer assim: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
Jesus veio para primeiro trazer transformação espiritual, a arca era o que representava a antiga aliança, já a mensagem da cruz é o que representa a nova aliança. A arca representava a presença de Deus, mas agora é Jesus que representa a presença, o elo, a ponte, entre Deus e os homens. 
Ter uma réplica da arca da aliança é desobedecer o que Deus ordenou em Jeremias 3:16. Ter uma arca da aliança é dizer que Jesus não é suficiente e ignorar que Ele é o elo e não a arca. 
Lendo Apocalipse 11:19, vamos que João quando foi levado em espírito ao céu para vê, ouvi e escrever as revelações de Deus, ele vai avistar a arca da aliança, não era Deus, ou um simbolo de Sua presença, sim a arca literalmente falando, pois João já tinha visto o Pai e o descreveu de forma diferente. Veja: "E logo fui arrebatado em espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono. E o que estava assentado era, na aparência, semelhante à pedra jaspe e sardônica; e o arco celeste estava ao redor do trono, e parecia semelhante à esmeralda." (Apocalipse 4:2 e 3)
Eu vou entender que Deus arrebatou a arca da aliança quando os babilônicos entraram em Jerusalém. Então pense, se fosse para termos a arca ou réplicas dela, Deus não proibiria e tão pouco arrebataria aos céus a verdadeira. 
Ter arca na igreja além de ser desobediência a Deus e a Sua Palavra, é usar coisas que eram próprias e exclusivas do judaísmo, Pois além de Hebreus 9 (todo o capítulo), Colossenses 2:16,17 diz que tais práticas eram sombras, pré-figurações das coisas futuras, pois quando foram instituídas, Cristo ainda não tinha sido relavado, vale salientar que Colossenses é uma carta cristológica, trata da pessoa e obra de Cristo, então tais práticas eram sombras de Cristo. Sendo assim praticar essas coisas é dizer que o sacrifício de Jesus não foi o suficiente. Em Gálatas 5: 1 ao 5, fala-se da circuncisão como exemplo de práticas do aspectos cerimonial religioso, onde praticando, é necessário praticar todos os outros mandamentos já abolidos, entre eles podemos citar guardar o sábado, não fazer babar, tirar a esposa de casa no período menstrual, matar o filho beberão em praça pública, matar um bezerro quando pecar e for pedir perdão ao Senhor e etc. Tudo isso obras que não levam a justificação, e ainda desmerece a obra de Jesus. O texto de gálatas continua dizendo que quem pratica essas coisas está separado de Cristo, e decaiu da graça e Cristo já não lhe tem proveito algum. Em Filipenses 3:2 fala para guardamo-nos, ou seja, nos afastar dos da circuncisão, que são os judaizantes.
Não participe desse erro, não seja cúmplice, não judaíze o evangelho de Cristo, isso é heresia, é pecado.   
Escrito pelo pastor Luis Roldan.

30 comentários:

  1. Olá... uma dúvida... no texto de Jeremias 3.16 onde está escrito: ''naquele tempo'', não seria menção a era messiânica do novo milênio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desculpe a demora a responder, ando meio ocupado...sobre sua pergunta, a resposta seria: sim e também rs. pois alí se fala do milênio, mas a questão específica da arca começou a se cumprir na invasão babilônica, quando a mesma sumiu. desde então não se há outra. e o mandamento perdura, onde a arca e demais coisas eram sombra, pré-figuração de Cristo.

      Excluir
  2. Amigo em Cristo, estou precisando demais de uma orientação na área de libertação, já te enviei um email mas não obtive respostas. você pode me dar orientação? email:: allanelias27@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Graça e paz amado, muito esclarecedor o seu texto, porque como uma serva e leiga, digamos que engatinhando com Cristo, existem muitas coisas que apesar de servos cristãos e lermos a palavra de Deus e buscarmos existem coisas que fogem ao nosso entendimento e como não achei tão importante incomodar a Deus com uma pergunta dessas sobre a arca procurei ajuda com pastores aqui na web e achei o seu texto, pois como você mesmo falou em algumas igrejas e alguns irmãos realmente tem alguns desses objetos em suas casas, e sempre tinha tbm uma ligeira impressão de que me parecia como se fosse ter uma "imagem" em casa no qual não devemos adorar. Gostei muito do seu blog. Graça e paz amado.

    ResponderExcluir
  4. É heresia? E é pecado? Onde tá escrito que é? Ter uma cópia da arca em casa ou na igreja nos levará ao inferno ? A AD de Madureira distribuiu em um culto no Brás pelo próprio Pr Samuel Ferreira uma miniatura da arca, no altar dos Gideões missionários tem uma cópia da arca, isso é pecado? O contexto ali se refere à qual período, e qual nação? Não seria a um determinado período, e uma nação específica ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não tá escrito? Fazia parte dos aspectos abolidos da lei, no caso o aspecto cerimonial religioso, eram sombras , pré figuração de Cristo, ter isso é outras práticas é diminuir a revelação de Cristo como a imagem de Deus.e não é porque os gideões, AD Madureira faz que isso vira critério, o critério é a Bíblia, expliquei bem no texto o porquê é errado. Não podemos dizer que era específica, pois os textos neotestamentarios fazendo a correlação de textos, nos indica quepraticas judaizantes não cabem a igreja, inclusive o apóstolo Paulo inspirado por Deus combateu isso fortemente.

      Excluir
  5. Se não pode reproduzir a arca, e se ele for aplicado literalmente, não pode lembrar dela, pensar nela, e nem pregar algo relacionado a ela, não se deve inserir em nenhum sermão ou pregação a arca... Lembrando que se ela é algo do velho testamento, o texto tbm tá no velho testamento, porque então pode ser aplicado ? Não sabias que o velho testamento não serve de compêndio doutrinário pra igreja atual? Porque destacamos coisas do velho que apenas nos parece conveniente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão, paz do Senhor. Você leu as partes que faço uso dos textos do novo testamento que mostram que práticas judaizantes eram sombras de Cristo? Tá bem claro. O velho testamento é para igreja em muitos pontos usado de forma simbólica e não literal, aplicando corretamente se pode pregar sim. Inclusive o aspecto moral da lei continua para igreja. Mas como disse, os textos do NT, mostram que não é pra fazer arca.

      Excluir
  6. A intenção do coração é o que realmente importa ...
    A arca foi dada por Deus e "representa" a presença dEle. Se vc tem uma arca e a idolatra transferindo o fundamento da sua fé para aquele objeto está errado. Todavia meditar no velho testamento e extrair tudo o que ele representa é riquíssimo para compreender a nova aliança. Enfim, conforme a inclinação de nosso coração, aquilo que fazemos para honrar a Deus (lembrando inclusive de seus grandes feitos no povo de Israel) agrada o Pai...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão, a intenção do coração nunca é superior a Palavra de Deus, Ele tem seus princípios e devemos seguir isso. A arca representava, passado, isso era antiga aliança e não pode ser usado como pratica da igreja, pois a presença de Deus com os homens foi revelada em Jesus e está conosco na pessoa do Espírito Santo.lembrar dos feitos de Deus com Israel é reverencia_lo, mas isso não tem nada haver com a arca ou qualquer pratica judaizante. O novo testamento foi escrito pela necessidade de uma defesa da fé cristã contra discursos judaizantes e gnóstico.

      Excluir
  7. Vejo aqui que a Verdade é Dura Pra Muitos, Vamos Viver Conforme a Bíblia Nos Ensina e Seremos Bem Aventurados em Tudo, Porque a Bíblia é escrita Por Homens Porem Inspirada Por DEUS, E Nela Há Toda a Verdade, E Conhecereis a Verdade e a Verdade Vos Libertará João 8:32,Não julgue de acordo com a carne, Mais De Acordo Com Que é Reto e que está Nas Escrituras. Glorificado Seja o Santo Nome Do SENHOR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. é verdade irmão.......infelizmente o modismo e as heresias dos primeiros séculos de nossa era tem tomado a mente de alguns

      Excluir
  8. Parabéns meu irmão Luis Roldan, que escreveu o texto, nos ensinando mais sobre a ARCA DA ALIANÇA; muito claro a luz das Escrituras, o Senhor tem nos alertados a nós que realmente queremos ser sinceros com Ele sobre muitas coisas, aquele que está em Cristo não será confundido é o que nos diz as Escrituras... Por isso os sinceros será esclarecidos e vão entender estudos como este que o amado postou... Obrigado Jesus pela vida desse irmão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado, Deus nos deixou o manual de vida que é a Bíblia.

      Excluir
  9. Gostei muito da explicação, já tinha um pé atras com essas réplicas, agora a luz da palavra ficou tudo esclarecido. Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom meu irmão, a palavra de Deus é luz para nós (Salmos 119:105)

      Excluir
  10. Paz Do Senhor.. Pr Luis.. fiquei admirado pelo ensino. realmente é uma pena ver grandes ministerios conduzindo o povo ao erro profanando altares e aplicando heresias como a Arca da Aliança como pacto de aliança do passado .. desprezando o Sacrificio de Cristo na Cruz.
    Deus abençoe..
    Pr Tiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado pastor, fiquei lisonjeado.
      que bom que ajudou o amado...Deus o abençoe

      Excluir
  11. BEM VAMOS LÁ,CADA IGREJA TEM SUA DOUTRINA ,NÃO QUERO ME APROFUNDAR MAS SÓ QUERO FRISAR QUE O POVO NÃO ESTÃO ADORANDO, NADA ALEM DE DEUS,E NEM MUITO MENOS,DEIXANDO DE VIVER A NOVA ALIANÇA,(APENAS ESTÃO FAZENDO O QUE MUITOS NÃO FAZEM EXERCITANDO A FÉ)PERDÃO PASTOR MAS DISCORDO COM VOSSA SENHORIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doutrina é Bíblia, o resto é costume humano.
      Me fale fazendo uso das regras de interpretação bíblica onde errei.

      Excluir
  12. BEM VAMOS LÁ,CADA IGREJA TEM SUA DOUTRINA ,NÃO QUERO ME APROFUNDAR MAS SÓ QUERO FRISAR QUE O POVO NÃO ESTÃO ADORANDO, NADA ALEM DE DEUS,E NEM MUITO MENOS,DEIXANDO DE VIVER A NOVA ALIANÇA,(APENAS ESTÃO FAZENDO O QUE MUITOS NÃO FAZEM EXERCITANDO A FÉ)PERDÃO PASTOR MAS DISCORDO COM VOSSA SENHORIA

    ResponderExcluir
  13. E QUANDO JESUS CRISTO VEIO AO MUNDO,O SENHOR COMO BOM ESTUDIOSO SABE QUE ELE VEIO PARA QUE SE CUMPRI-SE A LEI NÃO PARA MUDAR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele cumpriu toda a lei, as partes que eram pré-figuracão Dele, sombras como Paulo chama, se cumpriram Nele, agora Ele já revelado não precisamos de sombras, já que o temos.
      O que ficou para igreja foi o aspecto moral da Lei.
      Mas como diz em Gálatas 5: 1 ao 5, e destaquei no texto, se quiser fazer algo dos aspectos abolido, faça tudo, circuncisão, mulher fora de casa em período menstrual, não faça barba, mate uma ovelha quando pecar e etc.

      Excluir
  14. A paz do Senhor amado, texto claro e sucinto, mas infelizmente alguns erram por falta de instrução pessoal a palavra do Senhor e também por ensinos errôneos de alguns líderes, a cada dia devemos nos aprofundar em conhecer a Cristo,para saber qual é a boa perfeita e agradável vontade de Deus, a paz.

    ResponderExcluir
  15. Desculpa, mas onde mesmo fala sobre ter abolido os mandamentos???
    Mandamentos é diferente de cerimônias, nos mandamentos não tem nada que Yeshua aboliu, muito menos a guarda do sábado, me mostra onde isso está escrito na sua Bíblia, pois na minha não tem nada sobre abolir nem mandamento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, bem, diz sim, vide Colossenses 2:16,17 onde claramente fala que tais coisas eram sombra, também chamado de pré-figuração de Cristo, onde tais coisas apontavam para o Cristo que haveria de ser revelado, o qual já o foi.
      Quando a Bíblia diz que a letra mata, veja o contexto, ela se refere a letra, lei do antigo testamento, pois as práticas religiosas e civis do antigo testamento não geravam vida espiritual, mas sim que a vida vem na nova aliança.
      Agora, aquele que quer praticar a Lei, como Disse Paulo em gálatas 5, decaiu da graça, e outra, se tais mandamento estão de pé, então não peça perdão a Deus quanto pecar como diz em 1 João 2:1,2. Mas mate um cordeiro como na antiga aliança.
      o meu texto tá muito claro e embasado nos textos que falam disso, leia as referências que citei no texto, ainda mais Hebreus 9 que fala que a nova é superior a antiga aliança, e a antiga já passou.

      Excluir
  16. Concordo plenamente com o autor!!!!
    Cada pessoa adapta a fé da sua maneira. A pessoa que seleciona da Bíblia o que quer e rejeita o que não quer, acredita em si e não na Bíblia

    ResponderExcluir
  17. gostei muito do texto bastante exclarecedor só observei uma coisa o quarto mandamento da lei moral de Deus que pede pra Guarda o sábado que o senhor colocou como abolido junto com a lei cerimonial,eu lendo o primeira página do livro de gênesis mostra no capítulo 2 que havendo Deus acabado no dia sétimo a sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra, que Deus criara e fizera.
    eu notei que quando Deus criou o céu e a terra não havia judeus nem raça qualquer,é Deus não estava cansado pra descansa no sétimo dia mas ele fez isso pra dar exemplo então isso não é coisa de judaísmo! como Guarda nove mandamentos e esquecer de um com certeza seríamos culpado por todos não podemos Guarda noves mandamentos da lei moral de Deus escrita pelo próprio dedo dele e renegar a um seja qual for ele.
    digo mais se não é pra Guarda o sábado quero ver uma resposta clara na bíblia e quero saber porque Jesus guardou o sábado e é o senhor dos sábado Mateus 12 ,porque o sábado foi feito para o homem, e não o homem foi feito para o sábado de sorte que o filho do homem e senhor dos sábado Marcos 27 e 28? porque era do costume de Jesus ir a sinagoga nos sábados Lucas 4,16? porque as mulheres descansaram no sábado no seputamento de Jesus Lucas 23,54:56? porque Jesus mandou ora pra que a vossa fulga não fosse no inverno e nem nos sábados Mateus 24;20 ? porque o apóstolo dos gentios guardou o sábado atos 17;2 e todos os sábados ensinava na sinagoga tanto a judeus como também aos gregos? acho que até aqui eu paro gostei dos comentários mas preciso de resposta na bíblia falando que o quarto mandamento foi abolido. meu nome e Romário Fortunato.

    ResponderExcluir
  18. gostei muito do texto bastante exclarecedor só observei uma coisa o quarto mandamento da lei moral de Deus que pede pra Guarda o sábado que o senhor colocou como abolido junto com a lei cerimonial,eu lendo o primeira página do livro de gênesis mostra no capítulo 2 que havendo Deus acabado no dia sétimo a sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra, que Deus criara e fizera.
    eu notei que quando Deus criou o céu e a terra não havia judeus nem raça qualquer,é Deus não estava cansado pra descansa no sétimo dia mas ele fez isso pra dar exemplo então isso não é coisa de judaísmo! como Guarda nove mandamentos e esquecer de um com certeza seríamos culpado por todos não podemos Guarda noves mandamentos da lei moral de Deus escrita pelo próprio dedo dele e renegar a um seja qual for ele.
    digo mais se não é pra Guarda o sábado quero ver uma resposta clara na bíblia e quero saber porque Jesus guardou o sábado e é o senhor dos sábado Mateus 12 ,porque o sábado foi feito para o homem, e não o homem foi feito para o sábado de sorte que o filho do homem e senhor dos sábado Marcos 27 e 28? porque era do costume de Jesus ir a sinagoga nos sábados Lucas 4,16? porque as mulheres descansaram no sábado no seputamento de Jesus Lucas 23,54:56? porque Jesus mandou ora pra que a vossa fulga não fosse no inverno e nem nos sábados Mateus 24;20 ? porque o apóstolo dos gentios guardou o sábado atos 17;2 e todos os sábados ensinava na sinagoga tanto a judeus como também aos gregos? acho que até aqui eu paro gostei dos comentários mas preciso de resposta na bíblia falando que o quarto mandamento foi abolido. meu nome e Romário Fortunato.

    ResponderExcluir