15 de abril de 2012

O DEUS DA MEIA NOITE

Parece herético este título, mas verá que não é, é apenas um modo de mostrar que Deus tem um "horário" preferido de agir em nosso favor. Que Deus haje em todos os horários, sabemos, mas tem uma preferência pela meia noite. Tanto que ti provo na bíblia.
"Disse mais Moisés: Assim o SENHOR tem dito: A meia noite eu sairei pelo meio do Egito; E todo o primogênito na terra do Egito morrerá, desde o primogênito de Faraó, que haveria de assentar-se sobre o seu trono, até ao primogênito da serva que está detrás da mó, e todo o primogênito dos animais. E haverá grande clamor em toda a terra do Egito, como nunca houve semelhante e nunca haverá; Mas entre todos os filhos de Israel nem mesmo um cão moverá a sua língua, desde os homens até aos animais, para que saibais que o SENHOR fez diferença entre os egípcios e os israelitas."
(Êxodo 11: 4 ao 7)



Vimos no texto a cima que a meia noite Deus matou todo primogênito do Egito, mas os do povo de Israel ficaram intactos. Está foi a 10ª praga sobre o Egito, a qual o Faraó, cedeu e deixou o povo de Israel partir e assim começou a libertação do povo de Deus.


"Chegou pois, Gideão, e os cem homens que com ele iam, ao extremo do arraial, ao princípio da vigília da meia noite, havendo sido de pouco trocadas as guardas; então tocaram as buzinas, e quebraram os cântaros, que tinham nas mãos."
(Juízes 7:19)



A meia noite Gideão iniciou a batalha contra os midianitas, vencida por Israel de forma milagrosa, quando Deus mandou apenas tocar as trombetas que as muralhas inimigas cairiam.


"E foi dito aos gazitas: Sansão entrou aqui. Cercaram-no, e toda a noite lhe puseram espias à porta da cidade; porém toda a noite estiveram quietos, dizendo: Até à luz da manhã esperaremos; então o mataremos. Porém Sansão deitou-se até à meia noite, e à meia noite se levantou, e arrancou as portas da entrada da cidade com ambas as umbreiras, e juntamente com a tranca as tomou, pondo-as sobre os ombros; e levou-as para cima até ao cume do monte que está defronte de Hebrom."
(Juízes 16: 2 e 3)


A meia noite Sansão movido pelo poder que Deus lhe tinha dado, removeu os portões de Gaza mostrando que o poder de Deus é maior do que de qualquer exército.



"Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. 
E cinco delas eram prudentes, e cinco desapercebidas. 
As desapercebidas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. 
Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.
E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram.
Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.
Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.
E as desapercebidas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. 
Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.
E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.
E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos.
E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço. 
Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir."
(Mateus 25: 1 ao 13)

A meia noite virá o noivo(Jesus) buscar as virgem, que são seus servos fiéis, os néscios, desapercebidos que não tiverem o azeite(Espírito Santo) em suas lamparinas(condutas, vida, coração) ficaram de fora do arrebatamento da igreja, mas os prudentes, ou seja, fiéis e que mantiveram o azeite, vão as bodas com Cristo. O arrebatamento será a meia noite, não a meia noite do meu ou seu relógio, mas do de Deus Pai, este horário na Bíblia é uma ilustração do quando muitos acharem que Jesus não virá, é ai que Ele virá e só os atentos e fiéis irão com Ele.

"E, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino. 
E, vendo eles a estrela, regozijaram-se muito com grande alegria.
E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra."
(Mateus 2:9 ao 11)


Vemos a cima o nascimento de Jesus, os magos avistaram a estrela que mostrava aonde estava o menino nascido e por ela se guiaram, a Bíblia não diz o horário, mas podemos conjecturar que foi a meia noite, devido ser a hora em que o céu está mais escuro e assim qualquer luz nas trevas se propaga mais, devido escuridão, seria mais fácil avistar a estrela de longe, como assim o texto diz que eles a viram de longe.

"E, perto da meia noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam. 
E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos."
(Atos 16:25 e 26)





O que quero dizer com este texto não é que Deus só vem agir na meia noite, Ele age em todo o tempo, mas que a meia noite tem um simbolismo, tem sim.
Meia noite é quando o céu está mais escuro, isso nos remete a trevas, dificuldades, falta de esperança.
Isso era assim com o povo no Egito, eram escravos e já estavam perdendo a esperança de sua realidade mudar.
Quando parecia impossível penetrar na cidade inimiga, devido a muralha que a cercava, Deus operou um milagre.
Até aqui podemos ver Deus agindo na meia noite dos seus servos, ou seja, na falta de esperança, no impossível segundo o olhar humano, nas dificuldades. Tudo isso caracterizada pela meia noite.
Depois vemos Deus usar Sansão para mostrar que os portões, ou seja, o que demonstra a força do inimigo de nossas almas, que é Satanás, não é nada diante do poder de Deus, e por isso Ele pode nos libertar de todo mal.
Assim também foi com Paulo e Silas, eles estavam fazendo a obra de Deus e foram injustamente pressos, mas a meia noite Deus os livrou de toda injustiça, sim, logo quando tudo parecia pior, Deus entrou na batalhar para os livrar, pois Ele viu que mesmos injustiçados, mesmo apanhando, eles ainda clamavam e adoravam a Deus, e Deus viu a fidelidade deles e foi fiel eles também.
Após 400 anos depois de Deus ter acabado de ditar o Antigo Testamento, veio a nascer Jesus, provavelmente a meia noite como já disse, quando Israel vivia uma religião falida espiritualmente, onde já não tinham mais seu coração devoto a Deus, apenas o seguiam por ritos, quando estes ritos religiosos deviam ser movidos pelo amor a Deus. Veio a nascer Jesus, o Messias prometido para pregar o amor a Deus e ao próximo, para nos salvar e nos dá direito ao perdão de pecados e nos avivar espiritualmente, ou seja, quando o mundo estava apostata, Jesus veio a meia noite que representa a apostasia e mudou tudo nos dando a chance de termos uma vida espiritual viva.
A meia noite do relógio de Deus será o arrebatamento da igreja, quando as trevas estiverem tomando conta do mundo, quando anticristo estiver preste a ter o comando mundial, ia Deus mandará Jesus voltar e buscar os fiéis a Ele.
Conclusão: 
A meia note, quando tudo parece mais difícil, é o momento que Ele mais ti ver, clame a Ele que  Ele virá ao teu socorro. Seja fiel, pois Deus sempre será fiel a você diante da sua postura.


Escrito por Luis Roldan. 


50 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Morava próximo a um centro de umbanda e via que nesse horário começava as batucadas. Teria algo relacionado a isso? As trevas também preferem esse horário para agir? Eu sempre tive essa dúvida. Eu ia dormir assustada ouvindo aqueles batuques. Aquilo me angustiava!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso depende do que eles vão fazer........tem centro que as atividades começam mais cedo, outros mais tarde....isso é notório, só perceber de um pra outro...
      mas que eles fazem muitas coisas na madrugada..ahh fazem.

      Excluir
    2. A paz do Senhor. A todos ...o diabo ele tem inveja do trabalhar do Senhor ele tenta imitar a obra de Deus....mas esse horário o Senhor se levanta pra derrotar as obras de satanás...

      Excluir
    3. A hora das trevas agir são as 3h da manha...Orar as 3h da madrugada é dificil, tem que ter muita graça de Deus!!

      Excluir
    4. Eu queria contar um testemunho

      Excluir
    5. O Deus da meia noite,é muito forte, tem muitas basi bíblicas.

      Excluir
  3. Graça e paz no salmos 119 v 62 diz Á meia noite me levantarei para te louvar,pelos teus justo juízos. eu percebo que o salmista esta e saltando a Deus por ele ser justo em julgar as causas.

    ResponderExcluir
  4. Graça e paz no salmos 119 v 62 diz Á meia noite me levantarei para te louvar,pelos teus justo juízos. eu percebo que o salmista esta e saltando a Deus por ele ser justo em julgar as causas.

    ResponderExcluir
  5. Graça e paz no salmos 119 v 62 diz Á meia noite me levantarei para te louvar,pelos teus justo juízos. eu percebo que o salmista esta e saltando a Deus por ele ser justo em julgar as causas.

    ResponderExcluir
  6. Me ajudou muito agradeço pela sua dedicação em passar o seu conhecimento

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pela palavra! Que Deus os abençoe grandemente.

    ResponderExcluir
  8. https://edsonposso.blogspot.com/2017/01/profecias-para-o-ano-de-2017-1.html

    ResponderExcluir
  9. ESSE ESTUDO É UMA BENÇÃO A DIAS EU ESTAVA PENSANDO EM ESTUDAR UM TIPO DE ESTUDO ASSIM E AGORA ENCONTREI, QUE DEUS ABENÇOE O PASTOR LUIS ROLDAN

    ResponderExcluir
  10. A PAZ A TODOS, EU SEMPRE TIVE UMA CERTA CURIOSIDADE A RESPEITO DESSE TEMA '' A MEIA NOITE '' ACHEI SUPER INTERESSANTE ESSE ESTUDO PARABÉNS, DEUS ABENÇOE SUA VIDA

    ResponderExcluir
  11. OS FEITICEIROS CHAMAM MEIA NOITE DE HORA GRANDE,NOS QUE CREMOS No SENHOR JESUS, CREMOS NAQUELE GRANDE DIA QUE VAI BUSCAR SUA IGREJA.
    GRAÇA E PAZ.

    ResponderExcluir
  12. A paz.
    Muito bom o tema.
    Eu só tenho uma dúvida, a meia noite em Israel seria que horas aqui no Brasil? Shalom!

    ResponderExcluir
  13. ExelExcel estudo , agradeço por compartilhar esse esboço poderoso .

    ResponderExcluir
  14. Excelente estudo, agradeço por compartilhar esse esboço tão edificante.

    ResponderExcluir
  15. Muito bem explicado .gostei do estudo.
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  16. Amei pode postar outros estudos com diversos temas é bom aprender sobre a palavra do senhor DEUS abençoe pastor

    ResponderExcluir
  17. Verdade pastor ótima palavra Deus abençoe dua vida

    ResponderExcluir
  18. Obrigada prego 3 vezes na semana as vezes fico esgotada de recursos esse me ajudou muito muito especial

    ResponderExcluir
  19. Que benção esse estudo foi de grande proveito pra mim Deus te abençoe grandemente

    ResponderExcluir
  20. Muito boa essa palavra vejo q não é da gora ja faz um tempo mais a palvra de Deus se renova cada dia estor a bastecida glorias a Deus q Deus continui usando vaso de Deus

    ResponderExcluir
  21. Posso pregar esse ensino na igreja que sou pastor

    ResponderExcluir
  22. Obrigado.gostei muito,sempre procurei saber deste tema e agora sei.foi muito gratificante.��

    ResponderExcluir
  23. Gostei muito.sempre quis saber deste tema,e agora sei.foi muito gratificante.🙏

    ResponderExcluir
  24. Deus me inspirou mais ainda sobre esse tema

    ResponderExcluir
  25. A minha igreja está estudando sobre a volta de Jesus,e foi mencionado q este acontecimento será a última meia noite. Então eu quis me aprofundar neste estudo. Foi muito bom e de grande aproveito.
    Que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  26. Em Juízes 7: 19 falando sobre Gideão quando venceu a guerra contra os Medianitas, o texto está dizendo que foi 300 homens que Deus usou junto com gideão na liderança, pra dar vitória ao povo de Israel.Nao foi 100 homens foi 300! Corrigindo esse erro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juizes 7:19 (100 homens ), esses grupo estava com Sansão, foram grupos de 100, total 300, Deus te abençoe, e não precisa se desculpar, não sou o autor do estudo.

      Excluir
  27. A meia noite começa a hora grande como eles falam na umbanda que vem das trevas os exus pombajiras e Zé pilantras para fazer trabalhos para destruí casamentos colocar jovens na prostituição emuita maldade sou grata a Deus que milibertou das trevas a meia noite é sim um mistério Deus abençoe a todos

    ResponderExcluir
  28. Tive um sonho com um relógio preto e um ancião da igreja o levava
    Ele estava marcando 12 relógio de ponteiro.
    Ele passava em uma carreata com a o relógio segurado pelas mãos na altura do peito
    No sonho só consegui ver a hora pois estava no andar de cima
    Fiquei observando o movimento e me virava para conceguir ver e eis que estava marcando 12:00 ou 24:00 seria?
    Essa era uma semana que tirei para consagrar o orar na madrugada.
    Acho que o Senhor quiz me dizer algo.
    Parabéns!
    Amei o informativo sobre o estudo da meia noite.
    Abençoada semana🙌
    O Rei está voltando, não demorará.Maranata!

    ResponderExcluir
  29. Tem um irmão escreveu Abilio agradece! Isso é teologia sistemática . Não foi Abilio que crio ele apenas estudou ! Fica dica

    ResponderExcluir
  30. A expressão, meia noite avia chamado minha atenção, e encontrei esse estudo ao qual a luz do espírito ,me esclareceu, obg por compartilhar conosco!

    ResponderExcluir
  31. Que assunto muito maravilhoso vale apena estudar este estudo biblico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus abençoe Pr continui sendo benção nas mão do todo poderoso

      Excluir
  32. A noite que fala neste estudo não é a noite do nossos relógio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nas passaagens biblicas, é realmente a meia noite nos lugares onde se deu os acontecimntos, isso é inegavel, porem no caso das virgens, Mt. 25, pode ser simbolico, mas é possivel que precisamos refletir sobre esse horario, o fato é que não podemos dizer ou aseverá que o meia noite de Deus, seja o nosso, mas, isso significa que o crente precisa está sempre vigilante e preparado.

      Excluir