15 de abril de 2012

O DEUS DA MEIA NOITE

Parece herético este título, mas verá que não é, é apenas um modo de mostrar que Deus tem um "horário" preferido de agir em nosso favor. Que Deus haje em todos os horários, sabemos, mas tem uma preferência pela meia noite. Tanto que ti provo na bíblia.
"Disse mais Moisés: Assim o SENHOR tem dito: A meia noite eu sairei pelo meio do Egito; E todo o primogênito na terra do Egito morrerá, desde o primogênito de Faraó, que haveria de assentar-se sobre o seu trono, até ao primogênito da serva que está detrás da mó, e todo o primogênito dos animais. E haverá grande clamor em toda a terra do Egito, como nunca houve semelhante e nunca haverá; Mas entre todos os filhos de Israel nem mesmo um cão moverá a sua língua, desde os homens até aos animais, para que saibais que o SENHOR fez diferença entre os egípcios e os israelitas."
(Êxodo 11: 4 ao 7)



Vimos no texto a cima que a meia noite Deus matou todo primogênito do Egito, mas os do povo de Israel ficaram intactos. Está foi a 10ª praga sobre o Egito, a qual o Faraó, cedeu e deixou o povo de Israel partir e assim começou a libertação do povo de Deus.


"Chegou pois, Gideão, e os cem homens que com ele iam, ao extremo do arraial, ao princípio da vigília da meia noite, havendo sido de pouco trocadas as guardas; então tocaram as buzinas, e quebraram os cântaros, que tinham nas mãos."
(Juízes 7:19)



A meia noite Gideão iniciou a batalha contra os midianitas, vencida por Israel de forma milagrosa, quando Deus mandou apenas tocar as trombetas que as muralhas inimigas cairiam.


"E foi dito aos gazitas: Sansão entrou aqui. Cercaram-no, e toda a noite lhe puseram espias à porta da cidade; porém toda a noite estiveram quietos, dizendo: Até à luz da manhã esperaremos; então o mataremos. Porém Sansão deitou-se até à meia noite, e à meia noite se levantou, e arrancou as portas da entrada da cidade com ambas as umbreiras, e juntamente com a tranca as tomou, pondo-as sobre os ombros; e levou-as para cima até ao cume do monte que está defronte de Hebrom."
(Juízes 16: 2 e 3)


A meia noite Sansão movido pelo poder que Deus lhe tinha dado, removeu os portões de Gaza mostrando que o poder de Deus é maior do que de qualquer exército.



"Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. 
E cinco delas eram prudentes, e cinco desapercebidas. 
As desapercebidas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. 
Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.
E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram.
Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.
Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.
E as desapercebidas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. 
Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.
E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.
E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos.
E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço. 
Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir."
(Mateus 25: 1 ao 13)

A meia noite virá o noivo(Jesus) buscar as virgem, que são seus servos fiéis, os néscios, desapercebidos que não tiverem o azeite(Espírito Santo) em suas lamparinas(condutas, vida, coração) ficaram de fora do arrebatamento da igreja, mas os prudentes, ou seja, fiéis e que mantiveram o azeite, vão as bodas com Cristo. O arrebatamento será a meia noite, não a meia noite do meu ou seu relógio, mas do de Deus Pai, este horário na Bíblia é uma ilustração do quando muitos acharem que Jesus não virá, é ai que Ele virá e só os atentos e fiéis irão com Ele.

"E, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino. 
E, vendo eles a estrela, regozijaram-se muito com grande alegria.
E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra."
(Mateus 2:9 ao 11)


Vemos a cima o nascimento de Jesus, os magos avistaram a estrela que mostrava aonde estava o menino nascido e por ela se guiaram, a Bíblia não diz o horário, mas podemos conjecturar que foi a meia noite, devido ser a hora em que o céu está mais escuro e assim qualquer luz nas trevas se propaga mais, devido escuridão, seria mais fácil avistar a estrela de longe, como assim o texto diz que eles a viram de longe.

"E, perto da meia noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam. 
E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos."
(Atos 16:25 e 26)





O que quero dizer com este texto não é que Deus só vem agir na meia noite, Ele age em todo o tempo, mas que a meia noite tem um simbolismo, tem sim.
Meia noite é quando o céu está mais escuro, isso nos remete a trevas, dificuldades, falta de esperança.
Isso era assim com o povo no Egito, eram escravos e já estavam perdendo a esperança de sua realidade mudar.
Quando parecia impossível penetrar na cidade inimiga, devido a muralha que a cercava, Deus operou um milagre.
Até aqui podemos ver Deus agindo na meia noite dos seus servos, ou seja, na falta de esperança, no impossível segundo o olhar humano, nas dificuldades. Tudo isso caracterizada pela meia noite.
Depois vemos Deus usar Sansão para mostrar que os portões, ou seja, o que demonstra a força do inimigo de nossas almas, que é Satanás, não é nada diante do poder de Deus, e por isso Ele pode nos libertar de todo mal.
Assim também foi com Paulo e Silas, eles estavam fazendo a obra de Deus e foram injustamente pressos, mas a meia noite Deus os livrou de toda injustiça, sim, logo quando tudo parecia pior, Deus entrou na batalhar para os livrar, pois Ele viu que mesmos injustiçados, mesmo apanhando, eles ainda clamavam e adoravam a Deus, e Deus viu a fidelidade deles e foi fiel eles também.
Após 400 anos depois de Deus ter acabado de ditar o Antigo Testamento, veio a nascer Jesus, provavelmente a meia noite como já disse, quando Israel vivia uma religião falida espiritualmente, onde já não tinham mais seu coração devoto a Deus, apenas o seguiam por ritos, quando estes ritos religiosos deviam ser movidos pelo amor a Deus. Veio a nascer Jesus, o Messias prometido para pregar o amor a Deus e ao próximo, para nos salvar e nos dá direito ao perdão de pecados e nos avivar espiritualmente, ou seja, quando o mundo estava apostata, Jesus veio a meia noite que representa a apostasia e mudou tudo nos dando a chance de termos uma vida espiritual viva.
A meia noite do relógio de Deus será o arrebatamento da igreja, quando as trevas estiverem tomando conta do mundo, quando anticristo estiver preste a ter o comando mundial, ia Deus mandará Jesus voltar e buscar os fiéis a Ele.
Conclusão: 
A meia note, quando tudo parece mais difícil, é o momento que Ele mais ti ver, clame a Ele que  Ele virá ao teu socorro. Seja fiel, pois Deus sempre será fiel a você diante da sua postura.


Escrito por Luis Roldan. 


10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Morava próximo a um centro de umbanda e via que nesse horário começava as batucadas. Teria algo relacionado a isso? As trevas também preferem esse horário para agir? Eu sempre tive essa dúvida. Eu ia dormir assustada ouvindo aqueles batuques. Aquilo me angustiava!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso depende do que eles vão fazer........tem centro que as atividades começam mais cedo, outros mais tarde....isso é notório, só perceber de um pra outro...
      mas que eles fazem muitas coisas na madrugada..ahh fazem.

      Excluir
  3. Graça e paz no salmos 119 v 62 diz Á meia noite me levantarei para te louvar,pelos teus justo juízos. eu percebo que o salmista esta e saltando a Deus por ele ser justo em julgar as causas.

    ResponderExcluir
  4. Graça e paz no salmos 119 v 62 diz Á meia noite me levantarei para te louvar,pelos teus justo juízos. eu percebo que o salmista esta e saltando a Deus por ele ser justo em julgar as causas.

    ResponderExcluir
  5. Graça e paz no salmos 119 v 62 diz Á meia noite me levantarei para te louvar,pelos teus justo juízos. eu percebo que o salmista esta e saltando a Deus por ele ser justo em julgar as causas.

    ResponderExcluir