23 de fevereiro de 2016

PORQUE É ERRADO TER ARCA DA ALIANÇA NA IGREJA

A algum tempo que eu já pretendia escrever sobre o assunto, devido ver o crescimento da utilização de réplicas de arca da aliança pelas igrejas, além de outras práticas judaizantes no meio cristão. O que veremos por alguns pontos bíblicos que é errada tal prática. 
A arca da aliança representa a antiga aliança de Deus com a humanidade representada pelo povo de Israel, além de representar a presença de Deus. Vale a pena frisar isso, que a arca representava, mas não era a presença de Deus.
Ela foi feita a mando de Deus, é verdade, mas para a antiga aliança, hoje vivemos na nova que é representada pelo sacrifício salvífico de Jesus na cruz do calvário e de seu sangue derramado. "E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, que por muitos é derramado." (Marcos 14:24)
As práticas da religião judaica estão entrelaçadas com a antiga aliança, deixada de lado e substituída pela nova aliança, como lemos em todo o capítulo 9 de Hebreus. Na antiga aliança predominava a Lei, sendo esta formada de 3 aspectos, o cerimonial religioso (o judaísmo), o civil (código civil do povo de Israel, vale somente para o povo de Israel) e o moral. Destes 3, somente o moral continua na nova aliança, os demais foram abolidos.
Houve um tempo que Deus vai dizer pela boca do profeta Jeremias que a devido ao tamanho do pecado de idolatria do povo de Israel, eles seriam invadidos pela Babilônia e seriam levados cativos. Quando isso ocorreu, os babilônicos destruíram o templo, e a arca sumiu e até hoje há na cabeça de muitos a dúvida de onde ela foi parar. 
Deus então vai começar a falar que o povo se arrependendo, Ele restauraria a vida do povo, inclusive trazendo-o de volta a sua terra de origem, então Deus diz o que está relatado em Jeremias 3:16 que diz: "E sucederá que, quando vos multiplicardes e frutificardes na terra, naqueles dias, diz o Senhor, nunca mais se dirá: A arca da aliança do Senhor, nem lhes virá ao coração; nem dela se lembrarão, nem a visitarão; nem se fará outra."
Reparou que Deus diz para nunca mais se fazer outra? Deus proibiu! Por que? 
A resposta é simples, a maior das restaurações que o povo precisava, era a espiritual, o que acarretaria bênçãos materiais ao povo, mas o foco original era o espiritual. Mais a frente Deus fala pelo apóstolo João, algo relatado no evangelho segundo escreveu João para que ele colocasse um certo texto de um modo que ficasse no capítulo 3 e versículo 16 que vem nos dizer assim: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
Jesus veio para primeiro trazer transformação espiritual, a arca era o que representava a antiga aliança, já a mensagem da cruz é o que representa a nova aliança. A arca representava a presença de Deus, mas agora é Jesus que representa a presença, o elo, a ponte, entre Deus e os homens. 
Ter uma réplica da arca da aliança é desobedecer o que Deus ordenou em Jeremias 3:16. Ter uma arca da aliança é dizer que Jesus não é suficiente e ignorar que Ele é o elo e não a arca. 
Lendo Apocalipse 11:19, vamos que João quando foi levado em espírito ao céu para vê, ouvi e escrever as revelações de Deus, ele vai avistar a arca da aliança, não era Deus, ou um simbolo de Sua presença, sim a arca literalmente falando, pois João já tinha visto o Pai e o descreveu de forma diferente. Veja: "E logo fui arrebatado em espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono. E o que estava assentado era, na aparência, semelhante à pedra jaspe e sardônica; e o arco celeste estava ao redor do trono, e parecia semelhante à esmeralda." (Apocalipse 4:2 e 3)
Eu vou entender que Deus arrebatou a arca da aliança quando os babilônicos entraram em Jerusalém. Então pense, se fosse para termos a arca ou réplicas dela, Deus não proibiria e tão pouco arrebataria aos céus a verdadeira. 
Ter arca na igreja além de ser desobediência a Deus e a Sua Palavra, é usar coisas que eram próprias e exclusivas do judaísmo, Pois além de Hebreus 9 (todo o capítulo), Colossenses 2:16,17 diz que tais práticas eram sombras, pré-figurações das coisas futuras, pois quando foram instituídas, Cristo ainda não tinha sido relavado, vale salientar que Colossenses é uma carta cristológica, trata da pessoa e obra de Cristo, então tais práticas eram sombras de Cristo. Sendo assim praticar essas coisas é dizer que o sacrifício de Jesus não foi o suficiente. Em Gálatas 5: 1 ao 5, fala-se da circuncisão como exemplo de práticas do aspectos cerimonial religioso, onde praticando, é necessário praticar todos os outros mandamentos já abolidos, entre eles podemos citar guardar o sábado, não fazer babar, tirar a esposa de casa no período menstrual, matar o filho beberão em praça pública, matar um bezerro quando pecar e for pedir perdão ao Senhor e etc. Tudo isso obras que não levam a justificação, e ainda desmerece a obra de Jesus. O texto de gálatas continua dizendo que quem pratica essas coisas está separado de Cristo, e decaiu da graça e Cristo já não lhe tem proveito algum. Em Filipenses 3:2 fala para guardamo-nos, ou seja, nos afastar dos da circuncisão, que são os judaizantes.
Não participe desse erro, não seja cúmplice, não judaíze o evangelho de Cristo, isso é heresia, é pecado.   
Escrito pelo pastor Luis Roldan.

108 comentários:

  1. Olá... uma dúvida... no texto de Jeremias 3.16 onde está escrito: ''naquele tempo'', não seria menção a era messiânica do novo milênio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desculpe a demora a responder, ando meio ocupado...sobre sua pergunta, a resposta seria: sim e também rs. pois alí se fala do milênio, mas a questão específica da arca começou a se cumprir na invasão babilônica, quando a mesma sumiu. desde então não se há outra. e o mandamento perdura, onde a arca e demais coisas eram sombra, pré-figuração de Cristo.

      Excluir
    2. A paz,boa explicação meu amado, concordo com você,o que te que se reverênciado e o nome do nosso Senhor Jesus,porq po a so um mediador entre Deus e o homem,que e Jesus Cristo.

      Excluir
    3. Eu entendi assim esse ponto veja bem João em Apocalipse viu a arca no céu no entanto todos procuram ainda a arca cientistas especuladores então é uma questão lógica.
      João viu a arca no céu então ela foi arrancada da terra por Deus certo
      E óbvio.
      Por isso eu entendo quê não é necessário se fazer réplica ou qualquer outro jeito falar ou mencionar a respeito.

      Excluir
    4. O que eu penso ser muito importante, é que hj em dia ñ se tem pregações falando disso. Eu li na bíblia sobre ñ falar na arca, mas vejo que precisa ser mais divulgado essa verdade. Jesus fez tudo pra nos separar do judaísmo, então porque voltar atrás.

      Excluir
    5. Sempre tem,e sempre vai ter os desobedientes, o importante fazer o que Jesus nós manda Marcos 16.15 MT 28.19

      Excluir
  2. Amigo em Cristo, estou precisando demais de uma orientação na área de libertação, já te enviei um email mas não obtive respostas. você pode me dar orientação? email:: allanelias27@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi.Pesquise este tetragrama YHWH porfavor!Ele te guiará..Um forte abraço!

      Excluir
    2. Área de libertação
      O que você precisa saber meu amigo
      Entre em contato.
      041 998016623 apostolo Claudenir Viola.
      A seu dispor.
      AmeA E Deus te abençoe e te ilumine sempre..

      Excluir
    3. ConheserwiC a verdade e a verdade vos libertará ( dias Jesus eu sou o caminho a verdade e a vida )

      Excluir
  3. Graça e paz amado, muito esclarecedor o seu texto, porque como uma serva e leiga, digamos que engatinhando com Cristo, existem muitas coisas que apesar de servos cristãos e lermos a palavra de Deus e buscarmos existem coisas que fogem ao nosso entendimento e como não achei tão importante incomodar a Deus com uma pergunta dessas sobre a arca procurei ajuda com pastores aqui na web e achei o seu texto, pois como você mesmo falou em algumas igrejas e alguns irmãos realmente tem alguns desses objetos em suas casas, e sempre tinha tbm uma ligeira impressão de que me parecia como se fosse ter uma "imagem" em casa no qual não devemos adorar. Gostei muito do seu blog. Graça e paz amado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz de Jesus Cristo.obrigado por escrarecer .eu já havia feito leitura bíblica sobre a arca .mas nos templos em que fiz visitas alguns tem a teórica da arca umas pequenas sobre o altar e uma tem a arca de quaze dois metros de comprimento. Por dois de largura.com enorme anjos em sima.Senhor tende misericórdia dos povos que não tem conhecimento nem sabedoria e estão ali.mas tu diz Senhor que tu es nosso Pastor e nada nos faltara Jesus .sei Senhor quem tu es e o que tu faz amem.obrigado por não me deixar no oculto nem no engano.amem





      Excluir
    2. Não pois se a biblia revela cristobe ele mesmo nos libertou então nao podemos anda para trás e trazer as fabulas judaicas a nós

      Excluir
  4. É heresia? E é pecado? Onde tá escrito que é? Ter uma cópia da arca em casa ou na igreja nos levará ao inferno ? A AD de Madureira distribuiu em um culto no Brás pelo próprio Pr Samuel Ferreira uma miniatura da arca, no altar dos Gideões missionários tem uma cópia da arca, isso é pecado? O contexto ali se refere à qual período, e qual nação? Não seria a um determinado período, e uma nação específica ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não tá escrito? Fazia parte dos aspectos abolidos da lei, no caso o aspecto cerimonial religioso, eram sombras , pré figuração de Cristo, ter isso é outras práticas é diminuir a revelação de Cristo como a imagem de Deus.e não é porque os gideões, AD Madureira faz que isso vira critério, o critério é a Bíblia, expliquei bem no texto o porquê é errado. Não podemos dizer que era específica, pois os textos neotestamentarios fazendo a correlação de textos, nos indica quepraticas judaizantes não cabem a igreja, inclusive o apóstolo Paulo inspirado por Deus combateu isso fortemente.

      Excluir
    2. Pode não estar escrito diretamente, que é pecado !. Mas é o caso de uma interpretação muito primaria. O que é Pecado ???. No início quando não havia a Lei de DEUS o que éra pecado ? = DESOBEDECER A DEUS CERTO. EX = não comeras do fruto, da árvore que está no meio do jardim = PECADO.

      Mas aí veio a Lei. Pecado = Igual DESOBEDECER a Lei; Percebe que nao mudou a base. Independente do periodo ou época descrita.Ex= não farás para ti imagens esculturas, para adora-la ....etc... Se fizer Pecado !

      Agora vamos ao exemplo. JEREMIAS 3:16 NÃO É PARA SE FAZER OUTRA ARCA DA ALIANÇA !. ORDEM SEGUIDA DE DESOBEDIENCIA, NOS DIAS DE HJ

      VOU DAR UMA NOVA ALIANÇA, GRAVADA NOS CORAÇÕES DE VOCÊS; POR ISSO NÃO QUERO QUE FIQUEM, SE LEMBRANDO DA ANTIGA ALIANÇA CERTO !

      AGORA VAMOS CITAR UM SÓ DO NOVO TESTAMENTO.
      NÃO SAIRÁS DA SUA BOCA, NENHUMA PALAVRA TORPE, SOMENTE AQUELA QUE EDIFICA...
      Logo se vc não cumprir essa ordem, meu amigo , vamos considerar pecado sim; pessoa mundana, boca suja e não crente em JESUS.

      PODERIA CITAR AQUI, MAIS UMAS DEZENAS SÓ DAS PASSAGENS DE JESUS NOS EVANGELHOS.
      MAS CREIO NÃO SER PRECISO.

      Podemos ficar ciente DESOBEDIÊNCIA,
      É PECADO.

      POR TRÁS DE MUITAS COISAS, APARENTEMENTE INOFÊNCIVAS, ESTÁ A DISSOLUÇÃO DO EVANGELHO, QUE CAUSARÁ REPENTINA DESTRUICÃO.

      CUIDADO!




      Excluir
    3. O que leva a pessoa para o inferno é não crer que Jesus Cristo é o Filho de Deus e não se arrepender dos seus pecados. O pecado de desobedecer e fazer a arca e outras desobediências só revela o relacionamento ruim do crente com Deus e exige SANTIFICAÇÃO. Desobedecemos e perdemos a benção da presença e intimidade com Deus. O crente verdadeiro vai ser movido a se arrepender se realmente ele tiver o Espírito Santo. Concordo com esse pastor. Práticas judaizantes podem ser até bonitas e sensibilizar a gente no culto, mas temos que preferir agradar a Deus e não a nós!

      Excluir
    4. A partir do momento que se eleva uma arca pra mim ja e idolatria ...

      Excluir
    5. Isso que vc tá fazendo é desobediência e desobediência é pecado e pecado quando não obedecer,romanos 3.23 e 6.23 João 8.32 e 36 o o trabalho do diabo é sempre o mesmo orgulhoso de achar sabe mais do que os outros e não deixar as pessoas ser obediente

      Excluir
    6. Boa tarde amados, e o pecado da desobediência, segundo esta descrito no livro de Samuel é comparado segundo Deus ao pecado de feitiçaria.

      Excluir
  5. Se não pode reproduzir a arca, e se ele for aplicado literalmente, não pode lembrar dela, pensar nela, e nem pregar algo relacionado a ela, não se deve inserir em nenhum sermão ou pregação a arca... Lembrando que se ela é algo do velho testamento, o texto tbm tá no velho testamento, porque então pode ser aplicado ? Não sabias que o velho testamento não serve de compêndio doutrinário pra igreja atual? Porque destacamos coisas do velho que apenas nos parece conveniente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão, paz do Senhor. Você leu as partes que faço uso dos textos do novo testamento que mostram que práticas judaizantes eram sombras de Cristo? Tá bem claro. O velho testamento é para igreja em muitos pontos usado de forma simbólica e não literal, aplicando corretamente se pode pregar sim. Inclusive o aspecto moral da lei continua para igreja. Mas como disse, os textos do NT, mostram que não é pra fazer arca.

      Excluir
    2. Sou totalmente de acordo com o que o Sr Luiz Roldan falou, pois não se faz necessário fazer arca da aliança, vemos algumas religiões praticando isso e mais outras coisas como mergulho de Naamã, fogueira santa,mas ser crusificado com Cristo na cruz ninguém quer ir! Considero tudo isso heresias sim porque o papel da igreja agora e pregar o evangelho. E o vetverdade cristão samear a palavra exatamente como foi determinado.

      Excluir
    3. Concordo plenamente com você meu amigo

      Excluir
  6. A intenção do coração é o que realmente importa ...
    A arca foi dada por Deus e "representa" a presença dEle. Se vc tem uma arca e a idolatra transferindo o fundamento da sua fé para aquele objeto está errado. Todavia meditar no velho testamento e extrair tudo o que ele representa é riquíssimo para compreender a nova aliança. Enfim, conforme a inclinação de nosso coração, aquilo que fazemos para honrar a Deus (lembrando inclusive de seus grandes feitos no povo de Israel) agrada o Pai...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão, a intenção do coração nunca é superior a Palavra de Deus, Ele tem seus princípios e devemos seguir isso. A arca representava, passado, isso era antiga aliança e não pode ser usado como pratica da igreja, pois a presença de Deus com os homens foi revelada em Jesus e está conosco na pessoa do Espírito Santo.lembrar dos feitos de Deus com Israel é reverencia_lo, mas isso não tem nada haver com a arca ou qualquer pratica judaizante. O novo testamento foi escrito pela necessidade de uma defesa da fé cristã contra discursos judaizantes e gnóstico.

      Excluir
    2. Mais o senhor pastor acredita na Trindade, e o que o senhor tem a falar sobre o conselho de Niceia?

      Excluir
    3. Tudo é uma interpretação que deve ser respeitado, e que Deus vos abençoe 🙏

      Excluir
  7. Vejo aqui que a Verdade é Dura Pra Muitos, Vamos Viver Conforme a Bíblia Nos Ensina e Seremos Bem Aventurados em Tudo, Porque a Bíblia é escrita Por Homens Porem Inspirada Por DEUS, E Nela Há Toda a Verdade, E Conhecereis a Verdade e a Verdade Vos Libertará João 8:32,Não julgue de acordo com a carne, Mais De Acordo Com Que é Reto e que está Nas Escrituras. Glorificado Seja o Santo Nome Do SENHOR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. é verdade irmão.......infelizmente o modismo e as heresias dos primeiros séculos de nossa era tem tomado a mente de alguns

      Excluir
    3. Senhor Luís Roldan o sábado foi santificado na criação ou no dia que Deus deu os 10 mandamentos a Moisés?

      Excluir
    4. Mais é necessário heresia entre vós pra que se manifeste os sinceros

      Excluir
  8. Parabéns meu irmão Luis Roldan, que escreveu o texto, nos ensinando mais sobre a ARCA DA ALIANÇA; muito claro a luz das Escrituras, o Senhor tem nos alertados a nós que realmente queremos ser sinceros com Ele sobre muitas coisas, aquele que está em Cristo não será confundido é o que nos diz as Escrituras... Por isso os sinceros será esclarecidos e vão entender estudos como este que o amado postou... Obrigado Jesus pela vida desse irmão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado, Deus nos deixou o manual de vida que é a Bíblia.

      Excluir
    2. Muito bom já tinha lido sobre esse assunto e vi que minha igreja está desobedecendo a
      Deus porque até hoje deixa a réplica da arca na igreja muito bom o esclarecimento
      Deus abencoe

      Excluir
  9. Gostei muito da explicação, já tinha um pé atras com essas réplicas, agora a luz da palavra ficou tudo esclarecido. Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom meu irmão, a palavra de Deus é luz para nós (Salmos 119:105)

      Excluir
    2. Pastor quero lhe agradecer em nome de jesus pelo esclarecimento ,eu ia comprar uma replica da arca e se eu fizese isso estaria pecado,e desobedecendo a palavra do senhor.E melhor obedecer que sacrificar.graca e paz e continua assim neste ministerio de exortacao,falando a verdade sempre.

      Excluir
  10. Paz Do Senhor.. Pr Luis.. fiquei admirado pelo ensino. realmente é uma pena ver grandes ministerios conduzindo o povo ao erro profanando altares e aplicando heresias como a Arca da Aliança como pacto de aliança do passado .. desprezando o Sacrificio de Cristo na Cruz.
    Deus abençoe..
    Pr Tiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado pastor, fiquei lisonjeado.
      que bom que ajudou o amado...Deus o abençoe

      Excluir
    2. Irmão o erro está em vc ensinar ao povo adorar a arca. As pessoas tem q ver de q maneira está sendo colocado isso. Não vejo erro em falar sobre a arca desde quando ela existiu e Deus não a tirou da bíblia e sim do meio do povo mais todos sabendo de sua existência q por ali ela passou

      Excluir
    3. Irmao, leia bem o texto, pois em momento algum eu ensinei a adorar arca, pelo contrário, o texto é um combate a aforaadoda mesma.

      Excluir
  11. BEM VAMOS LÁ,CADA IGREJA TEM SUA DOUTRINA ,NÃO QUERO ME APROFUNDAR MAS SÓ QUERO FRISAR QUE O POVO NÃO ESTÃO ADORANDO, NADA ALEM DE DEUS,E NEM MUITO MENOS,DEIXANDO DE VIVER A NOVA ALIANÇA,(APENAS ESTÃO FAZENDO O QUE MUITOS NÃO FAZEM EXERCITANDO A FÉ)PERDÃO PASTOR MAS DISCORDO COM VOSSA SENHORIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doutrina é Bíblia, o resto é costume humano.
      Me fale fazendo uso das regras de interpretação bíblica onde errei.

      Excluir
  12. BEM VAMOS LÁ,CADA IGREJA TEM SUA DOUTRINA ,NÃO QUERO ME APROFUNDAR MAS SÓ QUERO FRISAR QUE O POVO NÃO ESTÃO ADORANDO, NADA ALEM DE DEUS,E NEM MUITO MENOS,DEIXANDO DE VIVER A NOVA ALIANÇA,(APENAS ESTÃO FAZENDO O QUE MUITOS NÃO FAZEM EXERCITANDO A FÉ)PERDÃO PASTOR MAS DISCORDO COM VOSSA SENHORIA

    ResponderExcluir
  13. E QUANDO JESUS CRISTO VEIO AO MUNDO,O SENHOR COMO BOM ESTUDIOSO SABE QUE ELE VEIO PARA QUE SE CUMPRI-SE A LEI NÃO PARA MUDAR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele cumpriu toda a lei, as partes que eram pré-figuracão Dele, sombras como Paulo chama, se cumpriram Nele, agora Ele já revelado não precisamos de sombras, já que o temos.
      O que ficou para igreja foi o aspecto moral da Lei.
      Mas como diz em Gálatas 5: 1 ao 5, e destaquei no texto, se quiser fazer algo dos aspectos abolido, faça tudo, circuncisão, mulher fora de casa em período menstrual, não faça barba, mate uma ovelha quando pecar e etc.

      Excluir
    2. Exatamente cumprir a lei ou seja encerrar, lacrar, fechar e uma nova aliança se inicia nEle.

      Excluir
    3. Apaz. Amado nao e um pouco curioso o fato de que Deus escreveu 10 mandamentos,e os colocou na arca .veja bem escreveu com próprio dedo por duas vezes ,a maioria aceita 9 ou oito mais nunca os10 , estranho não e? Se pecado e transgredir a lei!

      Excluir
  14. A paz do Senhor amado, texto claro e sucinto, mas infelizmente alguns erram por falta de instrução pessoal a palavra do Senhor e também por ensinos errôneos de alguns líderes, a cada dia devemos nos aprofundar em conhecer a Cristo,para saber qual é a boa perfeita e agradável vontade de Deus, a paz.

    ResponderExcluir
  15. Desculpa, mas onde mesmo fala sobre ter abolido os mandamentos???
    Mandamentos é diferente de cerimônias, nos mandamentos não tem nada que Yeshua aboliu, muito menos a guarda do sábado, me mostra onde isso está escrito na sua Bíblia, pois na minha não tem nada sobre abolir nem mandamento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, bem, diz sim, vide Colossenses 2:16,17 onde claramente fala que tais coisas eram sombra, também chamado de pré-figuração de Cristo, onde tais coisas apontavam para o Cristo que haveria de ser revelado, o qual já o foi.
      Quando a Bíblia diz que a letra mata, veja o contexto, ela se refere a letra, lei do antigo testamento, pois as práticas religiosas e civis do antigo testamento não geravam vida espiritual, mas sim que a vida vem na nova aliança.
      Agora, aquele que quer praticar a Lei, como Disse Paulo em gálatas 5, decaiu da graça, e outra, se tais mandamento estão de pé, então não peça perdão a Deus quanto pecar como diz em 1 João 2:1,2. Mas mate um cordeiro como na antiga aliança.
      o meu texto tá muito claro e embasado nos textos que falam disso, leia as referências que citei no texto, ainda mais Hebreus 9 que fala que a nova é superior a antiga aliança, e a antiga já passou.

      Excluir
  16. Concordo plenamente com o autor!!!!
    Cada pessoa adapta a fé da sua maneira. A pessoa que seleciona da Bíblia o que quer e rejeita o que não quer, acredita em si e não na Bíblia

    ResponderExcluir
  17. gostei muito do texto bastante exclarecedor só observei uma coisa o quarto mandamento da lei moral de Deus que pede pra Guarda o sábado que o senhor colocou como abolido junto com a lei cerimonial,eu lendo o primeira página do livro de gênesis mostra no capítulo 2 que havendo Deus acabado no dia sétimo a sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra, que Deus criara e fizera.
    eu notei que quando Deus criou o céu e a terra não havia judeus nem raça qualquer,é Deus não estava cansado pra descansa no sétimo dia mas ele fez isso pra dar exemplo então isso não é coisa de judaísmo! como Guarda nove mandamentos e esquecer de um com certeza seríamos culpado por todos não podemos Guarda noves mandamentos da lei moral de Deus escrita pelo próprio dedo dele e renegar a um seja qual for ele.
    digo mais se não é pra Guarda o sábado quero ver uma resposta clara na bíblia e quero saber porque Jesus guardou o sábado e é o senhor dos sábado Mateus 12 ,porque o sábado foi feito para o homem, e não o homem foi feito para o sábado de sorte que o filho do homem e senhor dos sábado Marcos 27 e 28? porque era do costume de Jesus ir a sinagoga nos sábados Lucas 4,16? porque as mulheres descansaram no sábado no seputamento de Jesus Lucas 23,54:56? porque Jesus mandou ora pra que a vossa fulga não fosse no inverno e nem nos sábados Mateus 24;20 ? porque o apóstolo dos gentios guardou o sábado atos 17;2 e todos os sábados ensinava na sinagoga tanto a judeus como também aos gregos? acho que até aqui eu paro gostei dos comentários mas preciso de resposta na bíblia falando que o quarto mandamento foi abolido. meu nome e Romário Fortunato.

    ResponderExcluir
  18. gostei muito do texto bastante exclarecedor só observei uma coisa o quarto mandamento da lei moral de Deus que pede pra Guarda o sábado que o senhor colocou como abolido junto com a lei cerimonial,eu lendo o primeira página do livro de gênesis mostra no capítulo 2 que havendo Deus acabado no dia sétimo a sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra, que Deus criara e fizera.
    eu notei que quando Deus criou o céu e a terra não havia judeus nem raça qualquer,é Deus não estava cansado pra descansa no sétimo dia mas ele fez isso pra dar exemplo então isso não é coisa de judaísmo! como Guarda nove mandamentos e esquecer de um com certeza seríamos culpado por todos não podemos Guarda noves mandamentos da lei moral de Deus escrita pelo próprio dedo dele e renegar a um seja qual for ele.
    digo mais se não é pra Guarda o sábado quero ver uma resposta clara na bíblia e quero saber porque Jesus guardou o sábado e é o senhor dos sábado Mateus 12 ,porque o sábado foi feito para o homem, e não o homem foi feito para o sábado de sorte que o filho do homem e senhor dos sábado Marcos 27 e 28? porque era do costume de Jesus ir a sinagoga nos sábados Lucas 4,16? porque as mulheres descansaram no sábado no seputamento de Jesus Lucas 23,54:56? porque Jesus mandou ora pra que a vossa fulga não fosse no inverno e nem nos sábados Mateus 24;20 ? porque o apóstolo dos gentios guardou o sábado atos 17;2 e todos os sábados ensinava na sinagoga tanto a judeus como também aos gregos? acho que até aqui eu paro gostei dos comentários mas preciso de resposta na bíblia falando que o quarto mandamento foi abolido. meu nome e Romário Fortunato.

    ResponderExcluir
  19. Sabias palavras , toda embasada e com o respaldo da bíblia. Parabéns.

    ResponderExcluir
  20. É isso mesmo , agora é pela fé em Jesus e mais nada , aos que pensam que pode fazer replica da arca , réplica é pecado kkk , a original foi feita de acácia... E mais cobram a adoração a imagens mas daí ter a arca pode??

    ResponderExcluir
  21. Não concordo, a interpretação está totalmente errada, pois no Cap 3 fala sobre o quanto Israel se afastou de seu Deus e "naquele dias" significa praticamente os dias de hoje onde eles multiplicaram e fruto ficaram mas esqueceram de Deus (da arca) que era essencial a tudo para o povo de Israel. Deus estava mostrando que seu povo se afastou tanto que nem lembraria mais da própria arca e nem faria outra após o sumisso da original. Significa o afastamento de Israel a seu Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Finalmente alguém que leu direito o contexto e entendeu a frase.

      Excluir
  22. Pode explicar também as igrejas que ainda fazem sacrifícios financeiros, á luz dos sacrifícios do velho testamento, de animais... Se isso também é pecado.
    Obrigada e Deus lhe Abençoe mais e mais

    ResponderExcluir
  23. Boa a pergunta Ana Silva.
    Na minha opinião como esta escrito no livro de Malaquias, desde o capitulo 2, pois as "igrejas", ou denominações só falam do capitulo 3:10, esta mensagem em especial é dirigida aos sacerdotes da época, para que eles se purificassem.
    onde está escrito:
    "Agora, ó sacerdotes, este mandamento é para vós.
    Se não ouvirdes e se não propuserdes, no vosso coração, dar honra ao meu nome, diz o Senhor dos Exércitos, enviarei a maldição contra vós, e amaldiçoarei as vossas bênçãos; e também já as tenho amaldiçoado, porque não aplicais a isso o coração.
    Eis que reprovarei a vossa semente, e espalharei esterco sobre os vossos rostos, o esterco das vossas festas solenes; e para junto deste sereis levados. Então sabereis que eu vos enviei este mandamento, para que a minha aliança fosse com Levi, diz o Senhor dos Exércitos."
    Malaquias 2:1-4
    Então os dirigentes de hoje se baseiam apenas no capitulo 3 versiculo de 8 a 10 que diz:
    "Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.
    Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.
    Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes."
    Malaquias 3:8-10
    E ainda chamam o povo de ladrão e que os ladrões não herdaram o reino dos céus. Absurdo.

    mas na realidade os apóstolos ensinavam assim como Jesus a dividir como está escrito em Atos 2: 44 em diante:
    "E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.
    E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.
    E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,
    Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar."
    Atos 2:44-47.
    Dizer que dizimo é bíblico nos dias de hoje é voltar à antiga aliança também. Mas já que precisamos ajudar aos templos a continuar pragando a palavra de Deus, vamos ajudar com ofertas, que podem se maiores ou menores que os 10% do seu salário, mais não que isto seja uma obrigação, e sim que você doe de coração para ajudar na obra de Deus aqui na terra.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus aboliu apenas as sombras, que apontavam para ele.
      O Dízimo não !
      Ele disse façais essas coisas , mas nan esqueçais as outras.
      Quando respondeu aos fariseus sobre dar dizimo do endro do cominho etc...

      Excluir
  24. paz do Senhor Jesus meus amados a palavra diz em Mateus 5:17 Seja, porém, o vosso falar: sim, sim; não, não, porque o que passar disso e procedência maligna. obedeça o que estar escrito amém.

    ResponderExcluir
  25. Palavra diz não faça replicas ,vc que fazer? faça ,só não tente dizer que a Palavra não fala sobre isso HOMENS SE PROSTRANDO DIANTE DESSAS ARCAS VAI NASCER DE NOVO PO.

    ResponderExcluir
  26. A palavra de Deus é tão simples e clara,mas o diabo distorce tudo,e se nós não buscarmos conhecimento ficaremos alienados;Jesus cumpriu a lei ,e estabeleceu a nova aliança,mas o aspecto moral continua ,pois pecado é condenado tanto no VT como no NT,isso não muda ,agora rituais e praticas mudaram será que é difícil de entender isso, agora ler textos do VT claro é válido ,pois uma das funções do VT e mostrar o poderio de Deus na vida de seus servos e nos inspirar e nos encorajar a crer que Ele pode tudo.

    ResponderExcluir
  27. Não seria idolatria dividir Deus em três como os cristãos dizem
    A final eles sempre dizem em nome do pai do filho e do Espírito santo.
    Deus é único não pode se dividir.
    Acho que o erro e colocar Jesus na frente.
    No máximo seria um líder como Moisés foi
    Não seria um Salvador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu posso estar errado, mas não dividimos Deus em três, a trindade é a forma como Deus se apresenta ao homem, ele é um Deus único. Quanto ao seu comentário sobre Jesus e Moisés, existe algumas diferenças como as profecias a cerca de Jesus, o depoimentos das pessoas que viveram com Ele e claro a nossa fé, ou seja acreditamos que Ele é o filho de Deus que morreu por nós. A convivência com Ele (Jesus) no sentindo epiritual também, na minha opinião, diferencia de qualquer outro deus ou profeta. (É só minha opinião, kk)

      Excluir
  28. Boa tarde, queria só tirar uma dúvida, em programações com a festa do tabernáculos, onde a arca seria algo só representativo, histórico, também seria errado?

    ResponderExcluir
  29. Boa noite também gostaria de saber também, sobre a á arca na festa dos tabernáculos,ondec é representativo e histörico, é errado também?

    ResponderExcluir
  30. Outra grande besteira.
    Jeremias pregava para a NOIVA povo de Israel.
    Quando a NOIVA prostitui foi contra Deus entrava a Lei de Moisés.
    Na Lei de Moisés quando pegava em adultério quando o cônjuge era presente o que fez o adultério era pradeje até a morte.
    Quando não tinha o cônjuge no julgamento era devolvida para os pais e a família não falava mais sobre o antigo casamento do filho que foi devolvido.

    Jeremias 3:1-16
    Eles dizem: Se um homem despedir sua mulher, e ela o deixar, e se ajuntar a outro homem, porventura tornará ele outra vez para ela? Não se poluirá de todo aquela terra? Ora, tu te prostituíste com muitos amantes; mas ainda assim, torna para mim, diz o SENHOR.
    Levanta os teus olhos aos altos, e vê: onde não te prostituíste? Nos caminhos te assentavas para eles, como o árabe no deserto; assim poluíste a terra com as tuas fornicações e com a tua malícia.
    Por isso foram retiradas as chuvas, e não houve chuva serôdia; mas tu tens a fronte de uma prostituta, e não queres ter vergonha.
    Ao menos desde agora não chamarás por mim, dizendo: Pai meu, tu és o guia da minha mocidade?
    Conservará ele para sempre a sua ira? Ou a guardará continuamente? Eis que tens falado e feito quantas maldades pudeste.
    Disse mais o Senhor nos dias do rei Josias: Viste o que fez a rebelde Israel? Ela foi a todo o monte alto, e debaixo de toda a árvore verde, e ali andou prostituindo-se.
    E eu disse: Depois que fizer tudo isto, voltará para mim; mas não voltou; e viu isto a sua aleivosa irmã Judá.
    E vi que, por causa de tudo isto, por ter cometido adultério a rebelde Israel, a despedi, e lhe dei a sua carta de divórcio, que a aleivosa Judá, sua irmã, não temeu; mas se foi e também ela mesma se prostituiu.
    E sucedeu que pela fama da sua prostituição, contaminou a terra; porque adulterou com a pedra e com a madeira.
    E, contudo, apesar de tudo isso a sua aleivosa irmã Judá não voltou para mim de todo o seu coração, mas falsamente, diz o Senhor.
    E o Senhor me disse: Já a rebelde Israel mostrou-se mais justa do que a aleivosa Judá.
    Vai, pois, e apregoa estas palavras para o lado norte, e dize: Volta, ó rebelde Israel, diz o Senhor, e não farei cair a minha ira sobre ti; porque misericordioso sou, diz o Senhor, e não conservarei para sempre a minha ira.
    Somente reconhece a tua iniqüidade, que transgrediste contra o Senhor teu Deus; e estendeste os teus caminhos aos estranhos, debaixo de toda a árvore verde, e não deste ouvidos à minha voz, diz o Senhor.
    Convertei-vos, ó filhos rebeldes, diz o Senhor; pois eu vos desposei; e vos tomarei, a um de uma cidade, e a dois de uma família; e vos levarei a Sião.
    E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência.
    E sucederá que, quando vos multiplicardes e frutificardes na terra, naqueles dias, diz o Senhor, nunca mais se dirá: A arca da aliança do Senhor, nem lhes virá ao coração; nem dela se lembrarão, nem a visitarão; nem se fará outra.

    Como Deus(Noivo) pela a sua eterna bondade retirou sua presencia(Arca da Aliança) para Israel(Noiva) não ser acusa e ser morta Deus(Noivo) retira sua presença(Arca da Aliança) e Israel(Noiva) foi devolvida para Abraão(Pai da fé de Israel).

    Antes de falar de um único versículo estuda o contesto da historia do livro para você próprio não se enganar.

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Eu tenho uma repliré da arca na igreja e a uso para estudo para a igreja eu jamais irei adorar ou idolatrar uma réplica da arca eu Adoro só a Jesus

    ResponderExcluir
  33. NOTA-SE QUE QUE AS LIDERANÇAS (A MAIORIA) CONFIA MAIS NAS IDÉIAS FÍSICAS PARA ATRAIR PESSOAS PARA SEUS TEMPLOS DO QUE REVELAR A ELAS A DIREÇÃO CERTA PARA CRISTO.

    ResponderExcluir
  34. Paz do senhor,irmão pode fazer a arca da aliança ,tipo como se fosse p colocar oferta

    ResponderExcluir
  35. Ao ei vejo muita gente que não entende nada da bíblia DEUS TENHA MISECODIA

    ResponderExcluir
  36. Graça e paz é vdd parabéns meu irmâo eu vejo mt campnha sobre a arca isso é para arecadar dinheiro das ovelhas as ovelha tem q ler a blibla

    ResponderExcluir
  37. Irmão, realmente o que falta em muitos cristãos é aprender na prática o verdadeiro temor a palavra de Deus! Por isso, muitos se deixam enganar por falta de conhecimento e falta de coragem de assumir a fé na palavra de Deus sem temer a grande oposição que sofrerá por isso.o nosso Senhor Jesus sofreu essa oposição dos religiosos em sua época!que Deus nos conceda a mesma coragem de Cristo.amem

    ResponderExcluir
  38. Colossenses 2:18 Ninguém vos domine a seu belprazer com pretexto de humilhação e culto dos anjos, metendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão.

    Paz bommm dia ...o povo sempre quiz (desejou) ter e ou buscar a Deus ...mesmo que dê forma errônea...sempre sentiu necessidade de objetos ...mas se Deus é Espírito e importa que os verdadeiros adoradores o adorem em Espírito e em verdade porque os amuletos....?
    Fiz parte de uma congregação que por querer ser muito espiritual pagou um valor alto por uma "réplica" e foi posto no altar ...Aí era guerra certa com quem não concordava ...quando as crianças tocavavam nas suas varas era motivo de reunião...somente os levitas da igreja poderiam manusear ela ou tirar um simples pano que tinha cobrindo a caixa de madeira chamada de arca...sempre foi assim com povo de Deus lembra do bezerro de ouro ...do éfode de Gideao,e a serpente de Moisés (Neustã) o povo gosta de uma idolatria ainda fala dos Catolicos.
    Então voltando a arca ...confusões a cerca da palavra por parte de líderes levam o povo a pecar... pois a última que ouvi ...foi que Deus falou com o Pastor que todas as ofertas e dízimos seriam depositados na "dita Arca da Alianca" pergunto o que realmente narra biblia sobre o que realmente se encontrava dentro da arca? A resposta está em Hebreus 9:3-5...resumindo mesmo no novo testamento não encontrei dízimo e oferta ou seja não é arca do tesouro onde a viúva assistida por Jesus depósitou seus denários.Falta para o povo e ler biblia e não só de lábios adorar a Deus sendo que o coração está distante.Lembre-se que o povo foi destruído porque lhe faltou conhecimento porque os sacerdotes já estavam corrompidos e continuam até hoje.
    Resumindo sofri tamanha perseguição,tiveram muitos sonhos inclusive que meus filhos morriam,muitas profecias ai me puseram no banco me tiraram de tudo ...orei a Deus pra me tirar daquele lugar... onde até para o monte com carreata da arca foi...Deus ouviu minhas orações e por fim me livrou de homens maus ...

    Colossenses 2:18 Ninguém vos domine a seu belprazer com pretexto de humilhação e culto dos anjos, metendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão.
    Deus abençoe a nossa nação ...Pastor muito boa a forma que o Espírito Santo lhe instrui pra instruir outros a cerca das heresias como a arca ...

    ResponderExcluir
  39. na realidade são as casas de idolatria cristãs que vêm profanando os símbolos judaicos e formando núcleos de pessoas no que bem poderia denominar-se de sinaGOYgas do idólatras. veja a casa de idolatria chamada de IURD está despencando a cada dia depois que começou a profanar os símbolos de Israel.

    ResponderExcluir
  40. muito boa sua explicação nesse artigo.parabens.gostaria de terr seu whtsapp.

    ResponderExcluir
  41. Com relação a arca entenda o sontido leia com espiritualidade,para os judeus a arca era a propria precensa de Deus,Deus aqui em jeremias esta deixando claro para eles que um dia isto nao seria mais relevante, porpque Deus na pessoas de Jesus estaria entre nos,dai endiante nao precisaria mais de arca e nem se preocupar com ele,entenda o texto o sentindo, veja aque no texto diz pra nao falar mais e nem trazer a memoria,obseve que se levassemos ao pe da letra, nao poderoamos ler o livro de hebreus 9 e nem o apocalips que fala da arca, porque ja estariamos em pecado, e todos que estao comentando trazendo memoria estaria em pecado, gente leia com espiritualidade nao com religiosidade deixa religiosidade de lado, vcs nao sao judeus e nao tem este problema.
    Deus diz para nao fazer imagem de escultura nenhuma, depois manda fazer os querubens, observe o sentindo, Deus nao esta contradizendo mais mostrando que nada pode ser feito ou guardado como divnidadade de adoracao.
    Deus manda nao mataras, mais logo eles entram em guerra e Deus manda matar, veja que se vc nao ler a biblia com eapiritualidade e sim com religiosidade vai ficar criando mimimi entre a igreja, coando mosquito e engolindo elefante,heresias sao falsas humildades, amor fingido,ensina o perdao nao viver ele,vamos deixar de ser o bom sacerdote e o bom e puro levita e tornarmos em um bom e humilde samaritano e deixar de ser juiz e parar de julgar as igreja, sai do seu oposento e vai ganhar almas esta e tua missão,!

    ResponderExcluir
  42. Posso afirmar que quem introduz uma réplica da arca da aliança ou outros objetos semelhantes no culto está sendo anticristo?

    ResponderExcluir
  43. Parabéns pastor acho um absurdo as pessoas colocarem suas maos na arca .
    Quanta besteira ! A arca já foi esta lá em Jeremias então temos que rasgar essa pagina.Vc nan precisa d colocar as maim algo que foi feito por mãos humanas .Vc tem não mais um simbols vc tem a nova aliança.

    ResponderExcluir
  44. essa não é só a questão arca da Aliança , tem muitas coisas dentro do Evangelho de hj q ninguém quer comentar por infelizmente não tem coragem de falar a verdade e são complice ,temos a verdade dói mas é verdade ninguém pode tirar o q estar escrito é melhor uma verdade q dói mas tileve pro céu do q uma Mentira que tileve pro Inferno tidas as coisas nus são lícitas mas nem todas nos convém

    ResponderExcluir
  45. Boa noite, só cuidado para não nós tornarmos religiosos, pq tbem não podia fazer nada aos sábados e a maioria de vcs fazem, comer porco e a maioria de vocês comem, como o irmão aí em cima disse , mergulho de namã , fogueira, campanhas , no meu ministério faço tudo isso, tenho réplica da arca , do candelabro , e etc... E me sinto bem com Deus e Deus tem honrado, a biblia e magnífica exatamente por isso, por que e viva e nos dá várias interpretações, respeito a de todos vocês, e vou continuar a fé como na escola que aprendi, lembre se de Paulo, feliz o homen que não se acusa no que faz, se eu não me acuso , vocês menos

    ResponderExcluir
  46. Nope!
    Não em relação ao sábado ou a todos os mandamentos das tábuas...
    Essa aliança não foi rompida, tanto que Cristo, como todos os seus apóstolos, eram guardadores do sábado.
    Me diga aonde, uma única passagem, que cita o domingo ou que seja textual na ordem de se abolir a guarda do sábado.

    ResponderExcluir
  47. pertenço a uma denominação reformada, e sempre tivemos esse mesmo entendimento. Fiquei surpresa (e feliz) em ler este artigo e ver que também há no meio pentecostal irmãos com a mesma visão sobre o tema, e sobretudo baseados na palavra.Fazer réplicas da arca é pisar no sacrifício de Jesus, é preferir a antiga aliança e desprezar Jesus. Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  48. A palavra diz que perecemos por falta de conhecimento e as congregacoes estao vizando lucro e beneficio proprio e nos membros nao estamos com visao espirutual para percebemos ate mesmo porque visamos no milagre e nao paramos pra entender o que diz a palavra de Deus ai somos surpreendido no entanto devemos entender as escrituras e discernir o que e certo e o que e errado Paz esteja com todos

    ResponderExcluir
  49. Rico e esclarecedor o texto.
    O que dizer das igrejas que usam a ara como amuleto de espiritualidade onde os membros da igreja local se prostam , tocam na arca como se ela fosse sagrada, mudam o tipo de vestementas, fazendo corredores pra arca passar e aqueles que tocam nela recebem o milagre. O que dizer de úza que tocou de qualquer jeito e morreu.
    Voltemos a simplicidade do evangelho.

    ResponderExcluir
  50. Muinto escrarecedo.padtor .obrigado
    Minto bom

    ResponderExcluir
  51. A paz do Senhor aos irmãos. Parabéns pastor muito bem explicado resposta do que já tinha pedido pra Deus. Sem dúvidas o Sr. Está totalmente correto.

    ResponderExcluir
  52. A paz tudo bem esclarecido ainda tem gente que insistem em não ler e interpreta de forma errada, por favor leiam os texto e vejam bem claro o que si diz

    ResponderExcluir
  53. Explicação interessante. Mas o caso do dízimo? Como fica??

    ResponderExcluir
  54. Limeira sp só pastor antonio vim por meio destas palavras te agradecer por esta linda explicação sobre a a arca da Aliança, que hoje eu veja muito nos altares da casa de Deus, só pregador tinerante então vou muito nas igrejas e vejo essas coisas erradas acontecendo a cada dia, e nunca concordei com essas práticas, devido do que Deus disse em Jeremias 3.16 ,obrigado A Deus pela a Verdade em sua vida, Eu te Agradeço e te Abençoe tua vida teu Ministério cada dia o Senhor Jesus te irrequesse de Sabedoria em Nome de Jesus

    ResponderExcluir
  55. A arca era o símbolo da aliança e o sangue é o símbolo da nova aliança
    Ve se quando jesus ressuscita tinha os mesmo 2 anjos um em um alado e outro no outro
    Então nada foi abolido
    Porém cumpriu Jesus
    Pós está escrito também quem anda pela lei por ela viverá.
    Não sendo necessários viver pela le, mais por cristo jesus
    Amando a Deus sobre tudo e a seu próximo como a nós mesmo
    Com oportunidade iguais de vencermos o mundo
    E sem sacrificar humanos ou animais
    Ficaram com Deus

    ResponderExcluir
  56. Parabéns pastor pelo conteúdo,tá difícil hoje em dia passoas que fAlem a verdade. Parabéns..

    ResponderExcluir
  57. PARABÉNS PELOS ESCLARECIMENTOS, TODAVIA SEI QUE A LEI CERIMONIAL E A CIVIL FOI ABOLIDA MAS A LEI MORAL PREVALECE, PORQUE JESUS NÃO REVOGOU A LEI, MAS COMPLETOU COMO VEMOS EM MATEUS (5:17-20). SE OBSERVARMOS VEREMOS QUE ANTES DE DEUS PASSAR A MOISÉS AS LEIS, O SÁBADO JÁ TINHA SIDO ABENÇOADODO APÓS DEUS TERMINAR A SUA OBRA. (GN 2:3). DEUS APENAS INCLUIU O SÁBADO NO DECÁLOGO. ESSA É A MINHA HUMILDE E PESSOAL VISÃO QUANTO AS DISCUSSÕES SOBRE O SÁBADO, MESMO EU ESTANDO A CONGREGAR NUMA IGREJA PETENCOSTAL. PRECISO APRENDER CADA DIA MAIS.

    ResponderExcluir
  58. Boa noite pastor toda honrra e toda glória seja da ao senhor Jesus . Foi muito bom o esclarecimento que o pastor trouxe só não entende quem quer viver na desobediência pois em cada palavra o senhor tem uma.referencia bíblica palavras não sua mais do nosso jesus .muita das vezes vejo pessoas do meio evangélico criticando a igreja católica por causa de uma estátua mais estão no mesmo pecado trazendo objetos pra dentro da igreja pra levar o povo a exercita a fé e a adoração. Povo presiza estudar mais a palavra de Deus . muito obrigado pastor Deus te abençoe e continue lhe dando sabedoria.

    ResponderExcluir
  59. Paz Pastor ,sou Pra Monica de Rio Bonito RJ
    Então aos 15 anos atras me incomodava muito a presença de replicas de arca de aliança nas Igrejas, então fui falar com o Senhor e começei a Orar ,o Senhor mandou que eu abrisse ,Jeremias 3:16 e foi muito forte ,o Senhor me disse sobre essa Palavra que não era para fazer outra ,e que sacrificio de animal não não salvaria o homem ,mas pelo seu só sacrificio Ele trouxe salvação e vida eterna, e me disse quando traz a arca traz o véu ,quando traz o véu abole o meu sacrificio.
    Louvo a Deus por encontrar esse estudo ,pois falamos com alguns lideres e nos critica ,mas eu faço parte da nova aliança que é Jesus Cristo Ressureto

    ResponderExcluir
  60. Muito forte este estudo

    ResponderExcluir
  61. Já sabia que é heresia uma arca na igreja, congregou em um ministério que tem a arca no altar, e tem o nome de JESUS em cima do altar da igreja...mas todas as igrejas tem suas falhas, pois a biblia fala onde está o homem está o pecado, a igreja somos nós, penso que faça a minha parte com Deus, busco JESUS, se eles fazem errado o problema é do líder, eu creio só na biblia, não no que os homens fazem... Deus tenha misericórdia de nós... olho só pra JESUS nem pata direita, nem pra esquerda... olho o lado positivo da igreja, fico na minha fé , eu sou a igreja o templo do Espírito Santo

    ResponderExcluir
  62. A cerca de três ou quatro anos depois dá minha conversão, fiquei muito intrigado por que antes de ser cristão já fazia a leitura da Bíblia, quando comecei a ler toda a mesma,foi quando minha vida foi mais acentuada na presença de Deus. Não só a Arca mais...
    Amém

    ResponderExcluir