30 de novembro de 2012

EXPLICANDO APOCALIPSE 12, PARTE 1


Sendo um livro complexo e tendo no capítulo 12 o seu capítulo de maior discussão e dúvidas, venho através desse texto explicar cada parte do capítulo citado, tudo com base bíblica e utilizando a hermenêutica (ciência de interpretação) Bíblica. Abro um parênteses para dizer que estou utilizando a Bíblia Almeida Revista e Atualizada, que é a versão mais fidedigna das versão utilizadas no Brasil.
Quero deixar bem claro que o capítulo 12 de Apocalipse fala da grande tribulação, a igreja (pessoas fiéis a Cristo) já terá sido arrebatada
Sabendo que este capítulo está dividido em 3 partes, sendo elas:
1- Batalha na terra (primeira parte), que vai do versículo 1 ao 6.
      2- Batalha no céu (2º céu, que é representado pelo espaço sideral), que vai do versículo 7 ao 12.
      3- Batalha na terra (segunda parte da batalha na terra), que vai do versículo 13 ao 17.
No versículo 1, vemos que aparece no céu um sinal, primeiro temos que falar de que céu se trata, sabemos pela Bíblia que existem 3 céus (1º Reis 8:27; 2ª Coríntios 12: 1 ao 6). E no caso do versículo 1 de Apocalipse 12, se trata do 1º céu, que é o céu atmosférico, aquele que vemos quando olhamos para o alto, ou seja, ainda está na terra, nosso planeta.
Já a mulher que aparece, muitos acreditam ser Maria, mãe da natureza humana de Jesus, porém como capítulo 12 de Apocalipse fala de coisas futuras, e Maria não está na terra, que é o local dessa batalha, logicamente não pode ser ela. Alguns acreditam que a mulher é a igreja, mas também não é, já que a igreja já terá sido arrebatada e também mais a frente se verá que Jesus descende da mulher, e Jesus não descende da igreja, é a igreja que descende de Jesus. Sendo assim, a mulher é a nação de Israel, lembrando que muitas vezes na Bíblia uma nação é representada analogicamente por mulher, e Jesus veio a terra como israelita, ou seja, Ele é descendente da nação de Israel. Se lermos que a mulher está vestida do sol, com a lua debaixo dos pés e uma coroa de 12 estrelas, teremos que ligar este texto ao texto de Gênesis 37: 9 e 10, onde o patriarca Jacó, do qual Deus mudou o nome para Israel sendo representado pelo sol, a sua esposa sendo a matriarca e José e seus 11 irmãos formando as 12 estrelas, dos 12, descendem as 12 tribos de Israel.
No versículo 2, A mulher estava grávida, e o filho para nascer.
No versículo 3, vemos que aparece no céu, no caso ainda no 1º céu, um dragão vermelho, que é a antiga serpente, ou seja, Satanás. (Apocalipse 12:9; Apocalipse 20:2)
No versículo 4, a cauda do dragão arrastava a terça parte das estrelas do céu, isso nos remete a rebelião de Lúcifer quando convenceu um terço dos anjos a segui-lo nessa rebelião contra Deus, tentando dividir o reino de Deus no 3º céu em 2, para que Lúcifer também tivesse seu trono e fosse adorado como Deus.
Estes anjos caídos se tornaram demônios e Lúcifer se tornou Satanás, os demônios foram lançados, ou seja, enviados por Satanás a terra. Satanás passou a perseguir a mulher, ou seja, a nação de Israel, e é só analisar biblicamente, que Israel sempre foi perseguido pelas artimanhas de Satanás, e será mais ainda na grande tribulação. Vemos também que o dragão quis devorar o filho quando ele nascesse, isso nos remete a tentativa de matar Jesus quando Ele nasceu, e mais tarde na crucificação.
No versículo 5, fica muito claro que este filho varão, ou seja, filho homem, é Jesus, do qual governará todas as nações, isso se cumprirá depois dos 7 anos da grande tribulação.  Jesus após a sua morte na cruz e ressurreição após 3 dias, passou mais 40 dias na terra e depois disso foi levado ao 3º céu, onde está assentado num trono, trono que lhe é de direito, já que Ele é o Deus filho, trono este que sempre foi Dele, apenas o deixou provisoriamente durante o período que esteve na terra. O trono de Jesus está a direita do trono de Deus Pai.
No versículo 6, A nação de Israel fugiu para o deserto, isto é uma alusão a Israel fugir de Satanás que estará usando o anticristo para persegui a Israel e a toda menção do nome de Jesus, este homem, o anticristo, será um governante mundial que será como um presidente do mundo, nesse período da grande tribulação, ele perseguirá Israel e os cristão que não foram fiéis a Cristo e não foram arrebatados e também aquele que se converteram durante a grande tribulação.
Israel será perseguido por 1260 dias, que dar praticamente 3 anos e meio, que é metade da grande tribulação, mais precisamente esta perseguição será na segunda metade, já que no início Israel irá pensar que o anticristo é realmente o messias, só quando o anticristo requerer adoração para si, ai sim Israel perceberá que ele é uma farsa e não apoiará o anticristo e passará a ser perseguido por ele.  

Depois escrevo as outras 2 partes. 

Escrito por Luis Roldan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário