5 de novembro de 2012

O OBJETIVO E O USO DO DOM DE PROFECIA


Este texto tem o objetivo de explicitar o tríplice propósito da profecia na igreja e para a igreja, que é: edificar, exortar e consolar, respaldado no genuíno amor cristão.

INTRODUÇÃO: Nesse estudo trataremos a respeito do tríplice propósito da profecia na igreja. Paulo, em sua 1ª Epístola aos Coríntios, diz que o objetivo do dom espiritual de profecia é a edificação, exortação e consolação do Corpo de Cristo. A princípio, discorreremos sobre a doutrina bíblica dos dons espirituais. Em seguida, abordaremos especificamente o tríplice propósito da profecia, a partir de 1ª Coríntios 14:3. Por fim, apontaremos com Paulo, para um caminho sobremodo excelente, o amor, que deva guiar a manifestação de todo e qualquer dom espiritual.

1. A DOUTRINA DOS DONS ESPIRITUAIS: A palavra comum, no grego, para dons é charismata que, nos textos bíblicos, referem-se, no plural, as manifestações sobrenaturais provenientes do Espírito Santo para a edificação do corpo de Cristo (1ª Coríntios 12:4), tal palavra vem de charis (graça), sendo, portanto, assim como a salvação, dádiva divina, sem que haja merecimento.
Esses são dons espirituais - pneumáticos (em grego), sendo assim, não se pode pensar que sejam resultantes do esforço meramente humano (1ª Coríntios. 12:7 e 1ª Coríntios 14:1) ou por posição eclesiástica. O estudo desses vocábulos, a partir do grego do Novo Testamento (já que o Novo Testamento foi escrito em grego), nos leva a concluir que os dons são dádivas espirituais, concedidas pelo Espírito Santo, sem que haja merecimento humano, a fim de favorecer a edificação da igreja.
Os dons espirituais, conforme nos instrui o apóstolo Paulo, são dados para “cada um para o que for útil” (1ª Coríntios. 12:7) e visam, acima de qualquer coisa, a edificação e a santificação da igreja (1ª Coríntios 12:7). Esse dons (charismata) são espirituais (pneumatikon) concedidos de acordo com a vontade do Espírito Santo (1ª Coríntios 12: 11) a fim de suprir as necessidades da igreja (1ª Coríntios 12:31 e 1ª Coríntios 14:1). 
Esse dons não se restringiram apenas aos dias dos 12 apóstolos, mas também para uso da igreja atual, com decência e ordem, de modo que não faltem esses e outros dons (Romanos 12: 6 ao 8) até a vinda do nosso Senhor Jesus (1ª Coríntios 1:7).

2. PROFECIA: EXORTAÇÃO, EDIFICAÇÃO E CONSOLAÇÃO: De acordo com 1ª Coríntios 14: 3, o objetivo do dom de profecia, na igreja, é a exortação, edificação e consolação dos fieis.
A palavra “edificação”, em grego, é oikodome e diz respeito a construção de uma casa, semelhante ao uso do termo em português. Portanto, não podemos esquecer que uma das funções primárias da profecia não é destruir a fé dos irmãos, e sim fortalecê-la (Romanos 14:9 e Efésios. 4:12).
A palavra “exortação”, em grego, é paraklesis e diz respeito ao ato de encorajar, através do dom de profecia a igreja é encorajada a perseverar em fidelidade, mesmo diante das adversidades (1ª Tessalonicenses 5:11 e Hebreus 3:13).
O verbo “consolar”, em grego, é paramuthia e diz respeito ao conforto proveniente do dom espiritual de profecia. A igreja é estimulada a ter esperança no Senhor quando esse dom é manifestado, a fim de que essa não perca o ânimo espiritual (1ª Coríntios 14: 31 e 1ª Tessalonicenses 5: 14).
Esses termos aparecem em outros contextos bíblicos sem se referirem ao dom espiritual de profecia (Efésios 4:12, 2ª Timóteo 4:2 e Efésios. 6.22).
Em tais contextos, fica demonstrado que a igreja pode ser edificada, exortada e consolada não apenas através desse dom, mas, principalmente, por meio do ensino da Palavra de Deus. Por isso, devemos dar o devido crédito à mensagem da Escritura, mas sem desprezar as profecias (1ª Tessalonicenses 5:20), com objetividade espiritualmente legítima para a edificação, exortação e consolação da Igreja.

Escrito por Michel Eufrasio

Nenhum comentário:

Postar um comentário