Este texto tem
o objetivo de explicitar o tríplice propósito da profecia na igreja e para a
igreja, que é: edificar, exortar e consolar, respaldado no genuíno amor
cristão.
INTRODUÇÃO: Nesse estudo trataremos a respeito do tríplice propósito da profecia na igreja. Paulo, em sua 1ª Epístola aos Coríntios, diz que o objetivo do dom espiritual de profecia é a edificação, exortação e consolação do Corpo de Cristo. A princípio, discorreremos sobre a doutrina bíblica dos dons espirituais. Em seguida, abordaremos especificamente o tríplice propósito da profecia, a partir de 1ª Coríntios 14:3. Por fim, apontaremos com Paulo, para um caminho sobremodo excelente, o amor, que deva guiar a manifestação de todo e qualquer dom espiritual.
1. A DOUTRINA DOS DONS ESPIRITUAIS: A palavra comum, no grego, para dons é charismata que, nos textos bíblicos, referem-se, no plural, as manifestações sobrenaturais provenientes do Espírito Santo para a edificação do corpo de Cristo (1ª Coríntios 12:4), tal palavra vem de charis (graça), sendo, portanto, assim como a salvação, dádiva divina, sem que haja merecimento.
INTRODUÇÃO: Nesse estudo trataremos a respeito do tríplice propósito da profecia na igreja. Paulo, em sua 1ª Epístola aos Coríntios, diz que o objetivo do dom espiritual de profecia é a edificação, exortação e consolação do Corpo de Cristo. A princípio, discorreremos sobre a doutrina bíblica dos dons espirituais. Em seguida, abordaremos especificamente o tríplice propósito da profecia, a partir de 1ª Coríntios 14:3. Por fim, apontaremos com Paulo, para um caminho sobremodo excelente, o amor, que deva guiar a manifestação de todo e qualquer dom espiritual.
1. A DOUTRINA DOS DONS ESPIRITUAIS: A palavra comum, no grego, para dons é charismata que, nos textos bíblicos, referem-se, no plural, as manifestações sobrenaturais provenientes do Espírito Santo para a edificação do corpo de Cristo (1ª Coríntios 12:4), tal palavra vem de charis (graça), sendo, portanto, assim como a salvação, dádiva divina, sem que haja merecimento.
Esses são dons espirituais - pneumáticos (em
grego), sendo assim, não se pode pensar que sejam resultantes do esforço
meramente humano (1ª Coríntios. 12:7 e 1ª Coríntios 14:1) ou por
posição eclesiástica. O estudo desses vocábulos, a partir do grego do Novo
Testamento (já que o Novo Testamento foi escrito em grego), nos leva a concluir
que os dons são dádivas espirituais, concedidas pelo Espírito Santo, sem que haja
merecimento humano, a fim de favorecer a edificação da igreja.
Os dons
espirituais, conforme nos instrui o apóstolo Paulo, são dados para “cada um
para o que for útil” (1ª Coríntios. 12:7) e visam, acima de qualquer coisa, a
edificação e a santificação da igreja (1ª Coríntios 12:7). Esse dons
(charismata) são espirituais (pneumatikon) concedidos de acordo com a vontade
do Espírito Santo (1ª Coríntios 12: 11) a fim de suprir as necessidades da
igreja (1ª Coríntios 12:31 e 1ª Coríntios 14:1).
Esse dons não se restringiram apenas aos dias dos 12 apóstolos, mas também para uso da igreja atual, com decência e ordem, de modo
que não faltem esses e outros dons (Romanos 12: 6 ao 8) até a vinda do nosso
Senhor Jesus (1ª Coríntios 1:7).
2. PROFECIA: EXORTAÇÃO, EDIFICAÇÃO E CONSOLAÇÃO: De acordo com 1ª Coríntios 14: 3, o objetivo do dom de profecia, na igreja, é a exortação, edificação e consolação dos fieis.
A palavra
“edificação”, em grego, é oikodome e diz respeito a construção de uma casa,
semelhante ao uso do termo em português. Portanto, não podemos esquecer que uma
das funções primárias da profecia não é destruir a fé dos irmãos, e sim
fortalecê-la (Romanos 14:9 e Efésios. 4:12).
A palavra
“exortação”, em grego, é paraklesis e diz respeito ao ato de encorajar, através
do dom de profecia a igreja é encorajada a perseverar em fidelidade, mesmo
diante das adversidades (1ª Tessalonicenses 5:11 e Hebreus 3:13).
O verbo “consolar”, em grego, é paramuthia e
diz respeito ao conforto proveniente do dom espiritual de profecia. A igreja é
estimulada a ter esperança no Senhor quando esse dom é manifestado, a fim de
que essa não perca o ânimo espiritual (1ª Coríntios 14: 31 e 1ª
Tessalonicenses 5: 14).
Esses termos aparecem em outros contextos bíblicos
sem se referirem ao dom espiritual de profecia (Efésios 4:12, 2ª Timóteo 4:2 e
Efésios. 6.22).
Em tais
contextos, fica demonstrado que a igreja pode ser edificada, exortada e
consolada não apenas através desse dom, mas, principalmente, por meio do ensino
da Palavra de Deus. Por isso, devemos dar o devido crédito à mensagem da
Escritura, mas sem desprezar as profecias (1ª Tessalonicenses 5:20), com
objetividade espiritualmente legítima para a edificação, exortação e consolação
da Igreja.
Escrito por Michel Eufrasio
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