27 de junho de 2012

ELE VIA DEUS, MAS OLHOU PARA O DINHEIRO

Este tem é forte, polêmico, mas real. Pois quantas vezes na história da humanidade, isso foi vista? inúmeras, vezes.
Isso desde antes de Cristo; tempos depois foi visto já no livro de atos, quanto Ananias e Safira desviaram dinheiro da obra do Senhor; Tempos mais tarde por volta do ano 451 d.c. quanto a igreja católica, tendo pouco mais de 100 anos de existência começou a se vender, e em troca de terras, aceitou começar a colocar imagens dentro dos templos cristãos, coisa que é abominada por Deus, e está claro em toda a Bíblia tal abominação de Deus por tal pratica. 
Mas hoje vemos isso em todos as ramificações do cristianismo, menos mal que não são todos os cristãos assim, que se vendem,que trocam a comunhão com Deus por bens materiais. Mas quero deixar um exemplo bíblico de um acontecimento como este.
Vou falar de Geazi, pupilo do profeta Eliseu, este homem esta sendo treinado pelo profeta nos caminhos do Senhor e se assim Deus aprovasse, ele seria profeta de Deus como Eliseu. Porém mesmo andando com Eliseu, vendo Deus operar vários milagres e maravilhas, usando Eliseu como instrumento de tas bençãos, um dia este homem chamado Geazi, se corrompeu pelo dinheiro. Vamos ver a passagem bíblica para que não fiquemos só em minhas palavras.
"E Naamã, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu SENHOR, e de muito respeito; porque por ele o Senhor dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso. 
E saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã. 
E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra. 
Então disse o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. E foi, e tomou na sua mão dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupas.
E levou a carta ao rei de Israel, dizendo: Logo, em chegando a ti esta carta, saibas que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures da sua lepra.
E sucedeu que, lendo o rei de Israel a carta, rasgou as suas vestes, e disse: Sou eu Deus, para matar e para vivificar, para que este envie a mim um homem, para que eu o cure da sua lepra? Pelo que deveras notai, peço-vos, e vede que busca ocasião contra mim.
Sucedeu, porém, que, ouvindo Eliseu, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel.
Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu.
Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado." (2º Reis 5: 1 ao 10) 

Até aqui vemos o decorrer do pedido de cura de Naamã e a instrução do profeta Eliseu para o milagre vir a acontecer.
Agora veremos o milagre e a corrupção de Geazi. 
"Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado.
Então voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva, e chegando, pôs-se diante dele, e disse: Eis que agora sei que em toda a terra não há Deus senão em Israel; agora, pois, peço-te que aceites uma bênção do teu servo.
Porém ele disse: Vive o Senhor, em cuja presença estou, que não a aceitarei. E instou com ele para que a aceitasse, mas ele recusou." (2º Reis 5: 14, 15, 16)



Após Naamã ir embora pelo seu caminho de volta a sua terra, Geazi foi atras dele.
"Então Geazi, servo de Eliseu, homem de Deus, disse: Eis que meu senhor poupou a este sírio Naamã, não recebendo da sua mão alguma coisa do que trazia; porém, vive o Senhor que hei de correr atrás dele, e receber dele alguma coisa. 
E foi Geazi a alcançar Naamã; e Naamã, vendo que corria atrás dele, desceu do carro a encontrá-lo, e disse-lhe: Vai tudo bem?
E ele disse: Tudo vai bem; meu senhor me mandou dizer: Eis que agora mesmo vieram a mim dois jovens dos filhos dos profetas da montanha de Efraim; dá-lhes, pois, um talento de prata e duas mudas de roupas.
E disse Naamã: Sê servido tomar dois talentos. E instou com ele, e amarrou dois talentos de prata em dois sacos, com duas mudas de roupas; e pô-los sobre dois dos seus servos, os quais os levaram diante dele.
E, chegando ele a certa altura, tomou-os das suas mãos, e os depositou na casa; e despediu aqueles homens, e foram-se.
Então ele entrou, e pôs-se diante de seu senhor. E disse-lhe Eliseu: Donde vens, Geazi? E disse: Teu servo não foi nem a uma nem a outra parte.
Porém ele lhe disse: Porventura não foi contigo o meu coração, quando aquele homem voltou do seu carro a encontrar-te? Era a ocasião para receberes prata, e para tomares roupas, olivais e vinhas, ovelhas e bois, servos e servas?
Portanto a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua descendência para sempre. Então saiu de diante dele leproso, branco como a neve." (2º Reis 5: 20 ao 27)


Podemos ver que mesmo Eliseu tendo recusado receber algo pelo milagre que Deus operou através dele, Geazi foi pedi dinheiro como se Eliseu tivesse pedido, além dele mentir, Ele usou o nome de Deus e do profeta em sua mentira. Este homem estava a algum tempo já vendo o agir de Deus, os milagres, mas se corrompeu pelo dinheiro. 

Quantas vezes não vemos isto por ai, temos que nos acautelar para não ficarmos sujeitos a homens assim e também para não nos tornarmos assim, pois pode acontecer se não vigiarmos, ainda mais quando começamos a ficar de frente de algum trabalho na igreja, ou na mídia. 
Tal erro, além de ser pecado, e entristecer a Deus, o fim dessas pessoas é triste, veja o que aconteceu com Geazi, ficou leproso, muitos ficam também, não fisicamente, mas sua vida fica toda embolada, cheios de problemas, e ainda tem sua vida espiritual arruinada, e perde a comunhão com Deus, e se não se arrependerem, vão ter o seu fim no inferno.
Irmãos, não olhemos para o dinheiro, para fazer a obra, não cobremos para louvar ou pregar nas igrejas que nos convidam, aceitemos de bom grado, pois é pra Deus.
Não vamos nos corromper, olhemos somente para Cristo. Amém.


Escrito por Luis Roldan.

Um comentário: