1 de julho de 2011

CUIDANDO DO CORAÇÃO E DAS EMOÇÕES

Todos sabemos que nossas emoções não vem do coração, mas nos acostumamos a dizer que nosso coração que é a fonte de nossas emoções, realmente se formos pensarmos, quando estamos tristes, parece que o coração vai explodir de dor, e quando estamos felizes ou vemos a pessoa que amamos, ele dispara de emoção.
Talvez por isso Deus tenha inspirado o escritor a escrever na Bíblia, mais exatamente no livro de Provérbios, capítulo 4 , versículo 23: 
"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida."


Sabemos que as emoções vem da alma e consequentemente criam reações orgânicas que começam pelo cérebro, mas nos afetam totalmente, o estado de felicidade, expectativa ou tristeza, ou seja, qualquer emoção que tivermos, afetará nosso físico, emocional, social e até mesmo espiritual.
Se estamos bem emocionalmente, isso se reflete com mais animo para tudo, parecemos mais saudáveis, nos comunicamos mais, rimos mais. Mas quando estamos emocionalmente abalados ou tristes, temos tendência a nos isolar, a não rimos muito, não conversarmos muito com outras pessoas, ou buscarmos incessantemente alguém pra desabafarmos, é por isso que tem gente que desabafa até no ônibus com quem nunca viu na vida(chega a ser engraçados quando lembramos que possamos ter feito isso algum dia).
Por isso é extremamente necessário guardarmos nosso coração/emoções de certas coisas, como por exemplo, não se entregar numa "apaixonite" com uma pessoa que acabamos de conhecer; ou achar que uma pessoa próxima nunca nos desapontará(cuidado com isso, ele(a) é humano(a) e falho ou você que esperou algo dela, sendo que esta pessoa nunca prometeu tal coisa); ainda podemos cometer o erro de confiar cegamente em um amigo; uns ainda acham que um tal emprego é tudo na vida deles, e quando o perdem acham que a vida acabou e que estão destruídos. 
O que vim expor com este texto não é que você tem que se privar da confiança nas pessoas, nem tão pouco deixar de se apaixonar, ou não valorizar um emprego muito bom, e sim que temos que avaliar até onde isso vai, para não super valorizarmos as coisas, nem acharmos que as pessoas próximas não vão nos decepcionar, mesmo que elas nos amem, podem sim fazer isso conosco.
muitas vezes algumas pessoas nos fazem mal por interesses próprios, as vezes até achando que estão fazendo-nos um bem.
tenha amizades, tenha um romance, tenha uma profissão, ame sua família, valorize tudo isso, pois se você quer ser valorizado, tem que dá valor as pessoas também, assim como as coisas importante para você.
Lembre-se, você não precisa abri mão da sua família pelo relacionamento amoroso e nem abri  mão do seu relacionamento por causa da sua família, se os dois  forem bons pra você, por que não ficar com os dois lados?
Guarde seu coração das armadilhas da vida, veja quem realmente ti ama, quem está ao seu lado, quem faria tudo pra ti ver feliz, se importando mais com seus sentimentos do que com o próprio achismo, quem se esforça por você, valorize este tipo de pessoas e não aquelas que estão com você momentaneamente ou que só ti querem por perto na hora de festa, ou na hora que você ta por cima, feliz ou quando precisam de você, mas na hora que você está triste, pra baixo, precisando de um ombro ou com alguma dificuldade, de ajuda e você precisa deles, eles somem ou inventam uma desculpa pra não estarem presente na hora de dificuldade.
Meu voto é que você seja feliz em todas as áreas da sua vida inclusive na emocional.


Escrito por Luis Roldan.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. ... eu gosto de aprender sobre religiões de saber sobre elas .e pelo que eu sei que essas outras religiões ensina à ter primeira .mente o respeito.e tendo o respeito e a fe num Deus único de amor é fundamental .-Merciane /18 anos./cristã.

    ResponderExcluir
  4. sexta-feira, 15 de abril de 2011
    Não se desvie!
    Está escrito "Quando o espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos procurando repouso, porém não encontra. Por isso diz: Voltarei para minha casa donde saí. e, tendo voltado, a encontra vazia, varrida e ornamentada. Então vai, e leva consigo outros sete espíritos, piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e o último estado daquele homem torna-se pior do que o primeiro. assim também acontecerá a esta geração perversa." (Mt 12:43-45)

    ResponderExcluir