1 de maio de 2011

O NASCIMENTO DE UM PROFETA

Deus sempre usou profetas na sua obra, e ainda usa hoje em dia, mas como surgi um profeta? como ele nasce espiritualmente, ou seja, como é o seu chamado?
Bem, para respondermos estas perguntas, primeiro temos que saber o que é um profeta, então vamos a defini-lo.
Um profeta é aquele que recebe a unção de Deus, não é como um sacerdote que recebe dos homens e leva a Deus, ou seja os homens falam com ele sobre seus pensamentos, angústias e necessidades e este leva para Deus nas suas orações, o profeta faz o contrário, ele recebe de Deus para entregar aos homens, quando Deus tem um recado para entregar a alguém ou a várias pessoas, Deus fala para o profeta para este repassar ao destinatário.
O profeta recebe um chamado de Deus, recebe a unção direta de Deus, dificilmente você verá um profeta ser ungido através de um homem, um sacerdote, por isso no início do ministério de um profeta, ninguém sabe que ele é um, apenas com o tempo vão vendo, quando o que ele diz, começa a acontecer, é assim que surgi um profeta de Deus.
Agora que já sabemos como ele surgi, vamos falar dos dois tipos de nascimento de um profeta, prepare-se para uma aula de "fisiologia espiritual", como exemplos vou citar dois dos maiores profetas bíblicos, Jeremias e Isaías, eles receberam o chamados de formas diferentes, Jeremias desde o ventre da sua mãe, já era o propósito de Deus que ele viesse a ser profeta, já Isaías, isto veio durante a sua vida. vejamos os textos em Jeremias 1: 4 ao 10, veja:
 Assim veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
Antes que te formasse no ventre de sua mãe eu já te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.
Então disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino.
Mas o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás.
Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o SENHOR.
E estendeu o SENHOR a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o SENHOR: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca;
Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares, e para derrubares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares.
Agora veja o texto de Isaías 6: 1 ao 8 , veja:
No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; as orlas do seu manto enchia o templo.
Serafins estavam ao seu redor; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam.
E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.
E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.
Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos.
Porém um dos Serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;
E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniquidade foi tirada, e expiado o teu pecado.
Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.
Se compararmos os dois textos, veremos a diferença no chamado dos dois profetas, Jeremias foi chamado desde o ventre, nasceu com este propósito, ainda menino foi ungido por Deus profeta e recebeu autoridade espiritual para profetizar e falar em nome de Deus, e tudo que Deus mandava ele falar ao povo, assim ele o fez. Por outro lado temos Isaías, outro grande profeta de Deus, este não foi chamado desde o ventre, e sim ao longo da sua vida, Deus achou graça em seu coração, mesmo ele tendo pecados, pois todos temos, Deus escolheu usa-lo, Isaías assim como Jeremias, se colocou na posição para qual Deus o chamou, e aceitou o chamado, assim seu pecado foi expiado, ou seja, apagado, recebeu autoridade de Deus para profetizar, e entregar ao povo toda palavra vinda da boca do Senhor Deus.
Os dois se dedicaram, viveram uma vida reta diante de Deus, claro que tiveram que enfrentar aflições que todo profeta enfrenta, o descrédito de muitos, calunias, difamações com toda certeza a solidão, pois o profeta sempre é uma pessoa meio incompreendida por muitos, com isso estas pessoas se afastam dele, mas Deus sempre levanta alguém para ajudar o profeta, dando-lhe apoio, um ombro amigo.
Lembra do apóstolo Paulo? Deus colocou Lucas ao seu lado, que era médico para cuidar das feridas de Paulo, pois Paulo apanhou muito, foi açoitado muitas vezes, pois o império romano, o castigava por ele falar de Jesus para as pessoas, então Lucas cuidava das suas feridas, assim Deus faz ainda hoje com seus servos, coloca sempre alguém para cuidar das suas feridas, mesmo que estas feridas não sejam físicas e sim na alma, pois todo Paulo precisa de um Lucas.

veja o Deus fala pra você:
Não ti mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.( Josué 1: 9)

Escrito por Luis Roldan, para glória de Deus.

Um comentário: