26 de maio de 2011

DESDE QUANDO JESUS EXISTE? MARIA É MÃE DE DEUS?

Muito se diz sobre o nascimento de Jesus, sobre quando foi, uns questionam a sua divindade, outros falam muito sobre sua família e como foi gerado no ventre de Maria. 
Este estudo pode parecer polêmico para algumas pessoas, principalmente para certas ramificações do cristianismo, mas posso garantir que tudo aqui será baseado na Santa Palavra de Deus, mas fiquem a vontade para conferirem.
Para começarmos vamos primeiro entender o que é a trindade, assim entenderemos como Jesus sempre existiu.
A trindade divina é constituída por Deus Pai, Deus Filho(sendo este Jesus) e Deus Espírito Santo, sendo todos eles um só, sendo ao mesmo tempo um Deus uno e um Deus trino. Deus não foi criado, Ele apenas existe e pronto, Ele não é criatura, é criador.
Na criação do mundo e do homem, podemos ver em Gênesis 1:26 
"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra."
Neste texto podemos observar uma conferência entre as 3 pessoas da trindade, isso é notório porque somente Deus nos criou sem ajuda de outro, então somente Deus estava ali, consequentemente, Deus Pai só poderia está falando com o Filho e o Espírito Santo.
Jesus no antigo testamento, ainda não havia sido revelado, então quando Jesus vinha a Terra, ele vinha em forma de anjo, apesar de não ser um anjo, apenas tomava forma de anjo. Toda vez em que vermos na bíblia as palavras: Anjo do Senhor, com as iniciais maiúsculas, é uma indicação que não é um anjo, e sim Jesus se manifestando em forma de anjo, pois ainda não era o tempo de se revelar.
Já no novo testamento, chega a hora do plano de redenção ser posto em prática, com a vinda de Jesus Cristo a Terra. vejamos o texto em Mateus 1: 18 ao 25 
Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo.
Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente.
E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo;
E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.
Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz;
Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.
E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher;
E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus.


Vimos neste texto bíblico que Jesus foi fecundado de uma forma sobrenatural, pois até então Maria mesmo já tendo compromisso com José, ainda não tinha se deitado com ele, então ainda era virgem, somente depois do nascimento de Jesus que Maria veio a ter relações com seu marido, tanto que Judas Tadeu é irmão de Jesus, sendo filho de Maria e José.
Veja o texto:
"E, partindo dali, chegou à sua pátria, e os seus discípulos o seguiram.
E, chegando o sábado, começou a ensinar na sinagoga; e muitos, ouvindo-o, se admiravam, dizendo: De onde lhe vêm estas coisas? e que sabedoria é esta que lhe foi dada? e como se fazem tais maravilhas por suas mãos?
Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? e não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele.
E Jesus lhes dizia: Não há profeta sem honra senão na sua pátria, entre os seus parentes, e na sua casa.
E não podia fazer ali obras maravilhosas; somente curou alguns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos.
E estava admirado da incredulidade deles. E percorreu as aldeias vizinhas, ensinando."
(Marcos 6: 1 ao 6)


Sendo assim, isso demonstra que só Deus(Pai e Espírito Santo) para colocar Jesus(Deus Filho) no ventre de Maria.
Outra prova que Jesus já existia é o texto de João 1: 1 ao 3
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.


Neste texto vemos que o Verbo em questão é Jesus, pois a Palavra de Deus(bíblia) representa Jesus, tanto que a bíblia é cristocêntrica, e também mostra que Jesus fez tudo que existe e sem Ele nada existiria. Lembra-se no início deste texto ao qual escrevo que Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo fizeram o mundo? Jesus participou da criação. 
Analise o texto de João 1:do 1 ao 3 e verá que Ele é a Palavra, Ele estava com Deus(Pai) e Ele é Deus, que estava no princípio com Deus e depois veio a Terra na qual ficou por 33 anos e voltou ao Pai.


Veja o que o próprio Jesus declarou:
"Jesus falou assim e, levantando seus olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti;
Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste.
E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer.
E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.
Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra." 
(João 17: 1 ao 6)

Ele próprio se revela como filho de Deus, sendo assim a segunda pessoa da trindade e que veio ao mundo para glorificar ao Pai e nos comprar da julgo do pecado e o preço foi seu sangue.

Maria era mãe de Deus?
A resposta é NÃO. Isso porque Maria foi mãe da natureza humana de Jesus, a qual existiu somente por 33 anos, mas a natureza divina de Jesus, o Cristo, sempre existiu.
Para Maria ser mãe de Deus ela teria que ter criado Deus, quando na verdade ela gerou um corpo para que Jesus(que é espírito) viesse a ENCARNAR, só me faça o favor de não confundir encarnação com reencarnação, pois reencarnação não existe. 
Uma analogia que se é feita entre os teólogos é que o nome Jesus representa a natureza humana e o nome Cristo representa a natureza divina do Deus Filho.
Jesus Cristo foi o único ser com duas naturezas, não confunda duas naturezas com dupla personalidade, são coisas diferentes. Sendo assim Maria deu a luz a natureza humana de Cristo e não a natureza divina, para ser mãe de Deus ela precisaria gerá a natureza divina.
Lembrando que o intuito deste artigo não é difamar ou diminuir Maria, pois em nenhum momento isto foi feito, pois ela merece respeito como uma serva de Deus, e que foi usada por Deus para um grande propósito. 


Bem amigos espero que tenham gostado e que eu tenha os ajudado com este esclarecimento!


Escrito por Luis Roldan







Nenhum comentário:

Postar um comentário