27 de maio de 2011

OS 10 ERROS QUE OS JOVENS NÃO PODEM COMETER

    Vivemos em um tempo que parece que tudo se torna possível ao alcance de nossas mãos, que o dinheiro é capaz de comprar tudo e que tudo se pode fazer. Para um jovem cristão inserido nesse contexto de realidade mundial, a cobrança torna-se cada vez maior não pela sociedade, mais sim pelos seus próprios princípios e atitudes que acabam comprometendo seu caráter cristão. Deus deixa bem claro na sua palavra que tudo me é lícito mais nem tudo me convém. (I Cor 6.12a).
        Pensando nesse contexto de realidade do jovem cristão dos dias de hoje, listo abaixo dez erros que os jovens não devem cometer visando seu caráter enquanto evangélico, personalidade, e crescimento pessoal.
1-Não levar a sério a lei da semeadura.
A palavra de Deus é clara e eficaz. Paulo disse em Gálatas 6.7 “ Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.” Logo entendemos que essa lei é fiel em dizer que tudo que semeamos somos obrigado a colher, isso se aplica a coisas boas e ruins. Quando falamos palavras de esperança, de fé ou até mesmo palavras desagradáveis jogamos sementes nos nossos corações e das pessoas e a conseqüência pode ser boa ou ruim porque semeamos e teremos que colher aquilo que foi semeado.
2- Se preocupar mais com a beleza física, do que a beleza do caráter.   
Isso é algo que tem invadido as igrejas de uma forma desenfreada a parece está fora de controle, pessoas estão mais preocupadas em que vão vestir, que tipo de cabelo vão usar e com o corpo que tem que ter, se preocupando em imaginar o que as outras pessoas vão achar delas, e até mesmo dentro da igreja fazendo comentários desagradáveis sobre as vestimentas dos seus irmãos.
Devemos ter a certeza que Deus nos quer proporcionar o melhor dessa terra e por isso temos que usar o melhor, mais não que isso deve ser pra se mostrar melhor do que ninguém, mais para a glória de Deus. Samuel quando olhou para os filhos de Jessé analisou apenas a aparência, mais o Senhor o repreendendo disse “ Não atentes para a sua aparência, nem para altura da sua estatura, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.” (I Samuel 16.7).
3- Não se precaver nas áreas que mais peca.      
Qual é o seu ponto fraco em relação ao pecado? Talvez falar demais, comer demais, o temperamento, a ira, a vaidade, o sexo ilícito, não importa qual seja, o Senhor Jesus falou aos seus discípulos na sua agonia no Getsêmane “ Vigiai e orai, para que não entreis em tentação: na verdade, o espírito está pronto, mais a carne é fraca.”( Mt 26.41).                                                                                         
4-      Não ter compromisso cristão em todas as suas áreas.
    O jovem cristão deve saber qual é a prioridade de Deus e obedecê-lo conforme (Mateus 6. 33).
5-      Não investir no futuro.
O jovem tem uma mania de viver apenas o momento, o que importa é o que vive hoje. Existe um ditado mundano que diz que mente fazia  é oficina do Diabo. Por isso o jovem cristão deve sempre se planejar, pois aquele que se planeja pensa antecipadamente, quem investe no seu futuro, tem visão, sabe aonde quer chegar, tem objetivos na vida. Salomão de tudo que o Senhor poderia lhe dar ele apenas pediu sabedoria para lidar com o povo. (I Reis 3. 6-9).
6-      Não investir no seu crescimento pessoal.
Aquele que apenas faz coisas erradas aos olhos do Senhor, não se destaca e sua história nunca será contada. Temos que aceitar a disciplina, a correção de Deus e dos homem para não sofrer do arrependimento. (Prov. 3.12).
7-      Fazer porque todos em sua volta fazem.
Quem nunca ouviu falar em Maria vai com as outras? Isso acontece muito com as pessoas e principalmente com jovens, que por causa dos “grupos” acabam aceitando e cometendo atitudes iguais as dos outros. Paulo diz em I Cor. 10-23b "todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.” Suas decisões revelam seus códigos de valores cristãos, não é porque todos fazem que temos que fazer, pois se é contra as escrituras, a atitude certa é a de não fazer.
8-      Não honrar os pais.
Está ai uma ordenança divina que vem seguida de uma promessa  e está escrita dentro dos 10 mandamentos que o Senhor entregou a Moisés no monte Sinai, o Senhor disse “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus, te dá.”(ÊXODO 20.12).
Aquele que não honra os seus pais acaba despertando a ira de Deus, acaba não tendo paz em sua vida e perde a confiança daqueles que  um dia você poderá precisar.
9-      Tentar sempre se isentar de culpa e transferir a outra pessoa.
O caráter humano está em tudo que rege a sua vida, inclusive a capacidade de reconhecer seus erros. No meio cristão existe a mania de botar a culpa de tudo no inimigo das nossas almas (Satanás), mais sua vida se resume nas escolhas que você faz. Lembra de Adão e Eva quando a serpente(Diabo) os persuadiu? Eles tinham as escolhas a fazer e preferiram dar ouvidos a serpente e não a Deus comendo da fruta do meio do jardim ao qual o Senhor os tinam proibidos, por isso pagaram um preço alto por este ato.
10-    Não ter pessoas que edificam sua vida.
      Nós enquanto cristão devemos sempre andar perto de pessoas que tenham algo positivo a acrescentar na nossa vida, assim eram Daniel, Ananias, Misael e Azarias, eles sempre estavam juntos orando e  aconselhando uns aos outros (Daniel 2.17-18). Muitas das vezes um bom conselho pode até nos livrar da morte assim como diz em Provébios 12:15 "O caminho do tolo é reto aos seus olhos, mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio.”    


Escrito por Leonardo Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário