16 de setembro de 2013

COMO SÃO AS IGREJAS QUE MAIS CRESCEM NO MUNDO

Tenho lido o livro "A próxima cristandade" de Philip Jenkins e aprendido muito, além de ficar abismado de como suas previsões e cálculos tem se encaixado com a realidade atual, o livro é do ano 2000, e o autor diz que veríamos seus cálculos e previsões se cumprirem em uma década e realmente está acontecendo. Mas deixe-me entrar diretamente no assunto.
As igrejas que mais crescem, tem crescido são as que ficam no hemisfério sul, o cristianismo tem ficado mais forte, tanto na questão numérica quanto espiritual na África, Ásia e América do Sul, pois o secularismo (afastamento dos valores religiosos) tem ganho muita força na Europa e América do Norte, enquanto nos outros continentes a busca por Deus tem sido maior, inclusive por experiências sobrenaturais com Deus, isso acarretando em uma devoção maior dos cristãos, onde sua frequência nos cultos são maiores, além de darem mais importância as orações e preceitos bíblicos. 
As igrejas pentecostais são as que mais crescem no mundo nas ultimas 6 décadas décadas. As pessoas estão buscando mais o pentecostalismo. Até mesmo entre os cristãos católicos as igrejas que mais crescem são as carismáticas, e com os protestantes são as que tem práticas pentecostais, parece que as pessoas casaram de um cristianismo superficial, onde o sobrenatural de Deus ficava guardado na Bíblia e na vida dos personagens ali descritos, porém agora as pessoas buscam viver tais coisas, viver o batismo no Espírito santo,os dons espirituais, as curas, as libertações espirituais, expulsão de demônios e etc.
Hoje em dia no mundo, pelo menos 50% dos cristãos se declaram pentecostais / carismáticos, no Brasil não é diferente, chegando até a 60%...No Brasil vemos ainda outro dado importantíssimo, que é o crescimento do percentual de evangélicos, na década de 1980, eram apenas 3%, hoje já são 30% da população, onde 60% destes se declaram pentecostais. 
Em uma década os evangélicos devem ser 50% da nação Brasileira, e consequentemente o número de pentecostais tende a subir também. 
Igrejas que trabalham com libertação espiritual também são muito procuradas, pois usam a oração com a imposição de mãos, expulsam demônios (Mateus 10:8; Marcos 3:15), além de orações para libertação de vícios e laços (armadilhas de Satanás, podemos ver sobre isso em Salmos 25:15).
Abrir espaço para os membros trabalharem, tem sido outro fator que tem feito igrejas terem um numero maior de pessoas que aderiram a fé cristã, pois as pessoas se sentem valorizadas por terem espaço para trabalhar nos cultos, seja pregando, cantando, tocando instrumentos e etc, além de podem ser professores de escola bíblica e estarem em grupos de evangelização.
uma igreja sem cor, ou seja, uma igreja sem preferências raciais, demonstra um grande crescimento, por séculos a igreja católica entrou em países com seus ritos religiosos, suas igrejas, padres e assim ganharam adeptos, mas não admitiam padres nativos, ainda mais se fossem negros, de um tempo pra cá isso vem mudando, mas muito de vagar, porém as igrejas protestante. Aqui no Brasil as igrejas chamadas de evangélicas nunca ligaram para isso, não importando se a pessoa é negra, branca, amarela, ou seja lá de que cor for, mas sim a sua devoção para com Deus. Uma igrejas que não privilegia pessoas por sua classe econômica, status social ou raça, são igrejas que conseguem uma simpatia maior da população, assim sendo mais fácil das pessoas irem no mínimo visita-las, além de fazer seus membros se sentirem bem ali por não serem discriminados. 
Igrejas que investe nos membros crescem muito, pois elas investem na capacitação dos membros para trabalhos da igreja com formação em curso como de teologia, liderança, aulas de música e instrumentos musicais, cursos de aconselhamento e etc. Sendo que o investimento as vezes é até para a própria vida profissional da pessoa, sendo assim a pessoa tende a valorizar mais a igreja, permanecendo ali e até mesmo se sentindo mais empolgada a evangelizar outras pessoas a estarem ali naquela igreja com ela.
Investir em pessoas é melhor do que investir em tijolos e ornamentos. Por Exemplo, no livro "O céu é tão real." a autora ela fala sobre os membros que estavam apara ornamentar uma igreja, e queriam levantar fundos para comprar uma alcatifa, que é um tapete que o chão. Ela percebeu que ela e seu esposo possuíam o dinheiro suficiente para comprarem a alcatifa, porém antes ela foi consultar a Deus, e ouviu Dele com uma voz repreensiva, que ela não deveria se preocupar com isso, pois Ele não estava preocupado com alcatifas, ou seja, ornamentos, e sim o coração voltado para Ele, e que muitas igrejas estão atendando para gastar dinheiro para embelezar os templos, mas não há muitas igrejas que estão atentadas a agradar a Ele. Deus ainda disse que Ele quer que todas as igrejas treinem as pessoas a pregarem o evangelho e as enviarem aos campos de missões.
Igrejas que fazem obras sociais como distribuição de cestas básicas para pessoas mais necessitadas, nem que seja pelo menos para seus membros, atrai uma admiração da população ao redor da igreja, assim atraindo mais membros para aquela congregação.
Trabalhos com dependentes químicos, alcoólatras, prostitutas, ajuda psicológica a pessoas que passaram por traumas, abusos e perdas, também são de suma importância. 
Um exemplo claro de como a congregação pode trabalhar unida para melhorar a vida do próximo é o que me contaram de uma igreja que os membros com uma situação financeira um pouco melhor se juntavam cada um dando 50 reais por mês, e ajudavam a fazer obras de melhorias na casa das pessoas de má situação financeira em que suas casas estavam em um estado ruim. Sendo que os membros da igreja eram os que executavam as obras, em um grande mutirão.
Igrejas com forte trabalho de evangelização são igrejas que crescem bastante, pois espalham a Palavra de Deus, são igrejas que convidam as pessoas a estarem nos cultos, afinal, se quer que alguém vá na sua casa, convide-o, assim também é com a igreja. Desde o início, a igreja de Cristo, cresceu tendo como base a evangelização, evangelizar é a principal ordem de Cristo para os seus discípulos, ou seja, nós.
Pastores e líderes, querem que suas igrejas cresçam?
Comecem a dar mais liberdade pro Agir do Espírito Santo, busque uma igreja que viva o sobrenatural de Deus; trabalhe com libertação espiritual; invista em evangelismo; faça obras sociais; invista no crescimento pessoal e ministerial dos seus membros, capacite-os para assumirem lugares de liderança, pois você não pode fazer tudo sozinho.

Escrito por Luis Roldan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário