30 de setembro de 2013

JESUS SEMPRE TRARÁ UMA NOVIDADE PARA VOCÊ

Jesus no seu ministério na Terra pregou muito e fora os tantos milagres que realizou. Porém em um dos seus milagres, Ele trouxe implicitamente uma novidade. Vejamos primeiro o relato bíblico.
"E, Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e possuído de íntima compaixão para com ela, curou os seus enfermos.
E, sendo chegada a tarde, os seus discípulos aproximaram-se dele, dizendo: O lugar é deserto, e a hora é já avançada; despede a multidão, para que vão pelas aldeias, e comprem comida para si.
Jesus, porém, lhes disse: Não é mister que vão; dai-lhes vós de comer.
Então eles lhe disseram: Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes.
E ele disse: Trazei-mos aqui.
E, tendo mandado que a multidão se assentasse sobre a erva, tomou os cinco pães e os dois peixes, e, erguendo os olhos ao céu, os abençoou, e, partindo os pães, deu-os aos discípulos, e os discípulos à multidão.
E comeram todos, e saciaram-se; e levantaram dos pedaços, que sobejaram, doze alcofas cheias.
E os que comeram foram quase cinco mil homens, além das mulheres e crianças." (Mateus 14:14 ao 21)
A famosa multiplicação de pães e peixes que deve ter alimentado entre 15 e 20 mil pessoas, nos traz algo muito interessante, mas pouco visto, que é que Jesus se preocupou com outras necessidades do povo, além das necessidades espirituais.
Até aquele momento o povo estava à séculos acostumado a ver os pregadores se preocuparem somente com a vida espiritual das pessoas e sua relação com Deus, porém Jesus após curar as pessoas que estavam doentes/enfermos, Ele os instruiu sobre o reino de Deus, ensinando-os sobre o evangelho, mas vendo que o povo tinha fome, logo se compadeceu disso e procurou como suprir a necessidade atual do povo.
Seus discípulos opinaram que Ele deveria mandar o povo para suas casas, mas não era o que Jesus tinha em mente, Ele os indagou sobre o que tinham de alimento. E vendo que um menino possuía 5 pães e 2 peixes, logo pediu os alimentos e os multiplicou, dando a todos, a ponto de todos se fartarem e ainda sobrou 12 cestos cheios. 
Mas o que quero tratar aqui é que eu já disse, Jesus trouxe novidade,  quando se preocupou com outras áreas da vida dos que o seguiam. E assim é nos dias de hoje, Ele ainda se preocupa com todos as áreas de nossas vidas, se daquele povo a necessidade foi alimento, Ele proveu, assim será conosco também, não importa em que área da sua vida você esteja precisando do agir de Deus, Ele entrará de providência. Mesmo que você esteja pensando que a situação anda muito parada, sem nada de novo acontecendo para lhe trazer esperança, sendo um seguidor de Jesus, com certeza Ele trará novidade a sua vida, seja onde você necessitar, a benção chegará, a tristeza sairá, Jesus mudará sua história.
E mais uma vez poderá ver que Ele zela pela sua felicidade.  

Escrito por Luis Roldan.

16 de setembro de 2013

COMO SÃO AS IGREJAS QUE MAIS CRESCEM NO MUNDO

Tenho lido o livro "A próxima cristandade" de Philip Jenkins e aprendido muito, além de ficar abismado de como suas previsões e cálculos tem se encaixado com a realidade atual, o livro é do ano 2000, e o autor diz que veríamos seus cálculos e previsões se cumprirem em uma década e realmente está acontecendo. Mas deixe-me entrar diretamente no assunto.
As igrejas que mais crescem, tem crescido são as que ficam no hemisfério sul, o cristianismo tem ficado mais forte, tanto na questão numérica quanto espiritual na África, Ásia e América do Sul, pois o secularismo (afastamento dos valores religiosos) tem ganho muita força na Europa e América do Norte, enquanto nos outros continentes a busca por Deus tem sido maior, inclusive por experiências sobrenaturais com Deus, isso acarretando em uma devoção maior dos cristãos, onde sua frequência nos cultos são maiores, além de darem mais importância as orações e preceitos bíblicos. 
As igrejas pentecostais são as que mais crescem no mundo nas ultimas 6 décadas décadas. As pessoas estão buscando mais o pentecostalismo. Até mesmo entre os cristãos católicos as igrejas que mais crescem são as carismáticas, e com os protestantes são as que tem práticas pentecostais, parece que as pessoas casaram de um cristianismo superficial, onde o sobrenatural de Deus ficava guardado na Bíblia e na vida dos personagens ali descritos, porém agora as pessoas buscam viver tais coisas, viver o batismo no Espírito santo,os dons espirituais, as curas, as libertações espirituais, expulsão de demônios e etc.
Hoje em dia no mundo, pelo menos 50% dos cristãos se declaram pentecostais / carismáticos, no Brasil não é diferente, chegando até a 60%...No Brasil vemos ainda outro dado importantíssimo, que é o crescimento do percentual de evangélicos, na década de 1980, eram apenas 3%, hoje já são 30% da população, onde 60% destes se declaram pentecostais. 
Em uma década os evangélicos devem ser 50% da nação Brasileira, e consequentemente o número de pentecostais tende a subir também. 
Igrejas que trabalham com libertação espiritual também são muito procuradas, pois usam a oração com a imposição de mãos, expulsam demônios (Mateus 10:8; Marcos 3:15), além de orações para libertação de vícios e laços (armadilhas de Satanás, podemos ver sobre isso em Salmos 25:15).
Abrir espaço para os membros trabalharem, tem sido outro fator que tem feito igrejas terem um numero maior de pessoas que aderiram a fé cristã, pois as pessoas se sentem valorizadas por terem espaço para trabalhar nos cultos, seja pregando, cantando, tocando instrumentos e etc, além de podem ser professores de escola bíblica e estarem em grupos de evangelização.
uma igreja sem cor, ou seja, uma igreja sem preferências raciais, demonstra um grande crescimento, por séculos a igreja católica entrou em países com seus ritos religiosos, suas igrejas, padres e assim ganharam adeptos, mas não admitiam padres nativos, ainda mais se fossem negros, de um tempo pra cá isso vem mudando, mas muito de vagar, porém as igrejas protestante. Aqui no Brasil as igrejas chamadas de evangélicas nunca ligaram para isso, não importando se a pessoa é negra, branca, amarela, ou seja lá de que cor for, mas sim a sua devoção para com Deus. Uma igrejas que não privilegia pessoas por sua classe econômica, status social ou raça, são igrejas que conseguem uma simpatia maior da população, assim sendo mais fácil das pessoas irem no mínimo visita-las, além de fazer seus membros se sentirem bem ali por não serem discriminados. 
Igrejas que investe nos membros crescem muito, pois elas investem na capacitação dos membros para trabalhos da igreja com formação em curso como de teologia, liderança, aulas de música e instrumentos musicais, cursos de aconselhamento e etc. Sendo que o investimento as vezes é até para a própria vida profissional da pessoa, sendo assim a pessoa tende a valorizar mais a igreja, permanecendo ali e até mesmo se sentindo mais empolgada a evangelizar outras pessoas a estarem ali naquela igreja com ela.
Investir em pessoas é melhor do que investir em tijolos e ornamentos. Por Exemplo, no livro "O céu é tão real." a autora ela fala sobre os membros que estavam apara ornamentar uma igreja, e queriam levantar fundos para comprar uma alcatifa, que é um tapete que o chão. Ela percebeu que ela e seu esposo possuíam o dinheiro suficiente para comprarem a alcatifa, porém antes ela foi consultar a Deus, e ouviu Dele com uma voz repreensiva, que ela não deveria se preocupar com isso, pois Ele não estava preocupado com alcatifas, ou seja, ornamentos, e sim o coração voltado para Ele, e que muitas igrejas estão atendando para gastar dinheiro para embelezar os templos, mas não há muitas igrejas que estão atentadas a agradar a Ele. Deus ainda disse que Ele quer que todas as igrejas treinem as pessoas a pregarem o evangelho e as enviarem aos campos de missões.
Igrejas que fazem obras sociais como distribuição de cestas básicas para pessoas mais necessitadas, nem que seja pelo menos para seus membros, atrai uma admiração da população ao redor da igreja, assim atraindo mais membros para aquela congregação.
Trabalhos com dependentes químicos, alcoólatras, prostitutas, ajuda psicológica a pessoas que passaram por traumas, abusos e perdas, também são de suma importância. 
Um exemplo claro de como a congregação pode trabalhar unida para melhorar a vida do próximo é o que me contaram de uma igreja que os membros com uma situação financeira um pouco melhor se juntavam cada um dando 50 reais por mês, e ajudavam a fazer obras de melhorias na casa das pessoas de má situação financeira em que suas casas estavam em um estado ruim. Sendo que os membros da igreja eram os que executavam as obras, em um grande mutirão.
Igrejas com forte trabalho de evangelização são igrejas que crescem bastante, pois espalham a Palavra de Deus, são igrejas que convidam as pessoas a estarem nos cultos, afinal, se quer que alguém vá na sua casa, convide-o, assim também é com a igreja. Desde o início, a igreja de Cristo, cresceu tendo como base a evangelização, evangelizar é a principal ordem de Cristo para os seus discípulos, ou seja, nós.
Pastores e líderes, querem que suas igrejas cresçam?
Comecem a dar mais liberdade pro Agir do Espírito Santo, busque uma igreja que viva o sobrenatural de Deus; trabalhe com libertação espiritual; invista em evangelismo; faça obras sociais; invista no crescimento pessoal e ministerial dos seus membros, capacite-os para assumirem lugares de liderança, pois você não pode fazer tudo sozinho.

Escrito por Luis Roldan.

12 de setembro de 2013

JESUS: SACERDOTE, PROFETA E REI

Na vida de Jesus teve-se que se cumprir 3 ministérios em Israel para Ele poder ser reconhecido como Messias de acordo com as profecias bíblicas.
O Messias é aquele que em sua vida fosse profeta, sacerdote e rei. Alguns homens chegaram a ter 2 dos 3 ministério, como Samuel que foi profeta e sacerdote, Saul que foi rei e profeta e Davi que foi rei e sacerdote. Porém, somente Jesus reuniu os 3 ministério em Israel.
Vamos falar primeiramente do sacerdócio de Cristo:
“O Senhor jurou e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.” (Salmos 110:4)
Melquisedeque foi o único sacerdote antes de Jesus que não foi da tribo de Levi, e ele era sacerdote e rei.
“Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; era sacerdote do Deus Altíssimo.” (Gênesis 14:18)
Lendo o capítulo 7 do livro de Hebreus, entendemos bem isso, mas quero destacar os versículos 26, 27 e 28:
“Com efeito, nos convinha um sumo sacerdote como este, santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores e feito mais alto do que os céus, que não tem necessidade, como os sumos sacerdotes, de oferecer todos os dias sacrifícios, primeiro, pelos seus próprios pecados, depois, pelo do povo, porque fez isto uma vez por toda, quando a si mesmo se ofereceu. Porque a lei constituiu sumos sacerdotes a homens sujeitos à fraqueza, mas palavra do juramento, que foi posterior, constitui o Filho, perfeito para sempre.”
Além de tudo que já lemos sobre as profecias sobre Jesus e cumprimento delas no sacerdócio do mesmo, até porque Ele ofereceu-se como sacrifício, uma prova a mais é que o sumo sacerdócio é transferido de um para outro quando um morre ou rasga suas vestes sacerdotais na frente de seu sucessor. E isso aconteceu com Jesus, vejamos:
“Levantando-se o sumo sacerdote, no meio, perguntou a Jesus: nada respondes ao que depõem contra ti? Ele, porém, guardou o silêncio e nada respondeu. Tornou a interrogá-lo o sumo sacerdote e lhe disse: É tu o Cristo. O Filho do Deus Bendito? Jesus respondeu: Eu sou, e vereis o Filho do Homem assentado à direita do Todo-Poderoso vindo com as nuvens do céu. Então, o sumo sacerdote rasgou suas vestes e disse: Que mais necessidade temos de testemunhas?” (Marcos 14: 60 a 63)
O sumo sacerdote Caifás, pode ter rasgado suas vestes em revolta por acreditar que Jesus fosse um farsante e estivesse blasfemando, porém o que interessa segundo a Lei, é que ele rasgou bem a frente de Jesus.  
Para ficar ainda mais claro, vamos ler mais este texto:
“Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que Ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus.” (Hebreus 10: 19 ao 21)
Agora vamos falar sobre o ministério de Jesus como profeta:
Jesus teve seu ministério profético, pois veio revelar o evangelho, o que até aquele momento estava oculto aos homens.
Jesus também profetizou sua morte, sua ressurreição, sua ascensão aos céus, e sua volta.
E, entrando ele em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou, dizendo: Quem é este?
E a multidão dizia: Este é Jesus, o profeta de Nazaré da Galiléia.” (Mateus 21: 10 e 11)
Então muitos da multidão, ouvindo esta palavra, diziam: Verdadeiramente este é o Profeta.
Outros diziam: Este é o Cristo; mas diziam outros: Vem, pois, o Cristo da Galiléia?
Não diz a Escritura que o Cristo vem da descendência de Davi, e de Belém, da aldeia de onde era Davi?” (
João 7:40 ao 42)
“E, partindo dali, chegou à sua pátria, e os seus discípulos o seguiram.
E, chegando o sábado, começou a ensinar na sinagoga; e muitos, ouvindo-o, se admiravam, dizendo: De onde lhe vêm estas coisas? e que sabedoria é esta que lhe foi dada? e como se fazem tais maravilhas por suas mãos?
Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? e não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele.
E Jesus lhes dizia: Não há profeta sem honra senão na sua pátria, entre os seus parentes, e na sua casa.” (
Marcos 6:1-4)
Como vemos, Jesus foi reconhecidamente profeta, e isso é reafirmado pelo fato de o que Ele profetizou aconteceu, exemplo foi a assolação da guerra que caiu sobre Jerusalém e destruição do templo no ano de 70 d.C.

E, quando ia chegando, vendo a cidade, chorou sobre ela,
Dizendo: Ah! se tu conhecesses também, ao menos neste teu dia, o que à tua paz pertence! Mas agora isto está encoberto aos teus olhos.
Porque dias virão sobre ti, em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, e te sitiarão, e te estreitarão de todos os lados;
E te derrubarão, a ti e aos teus filhos que dentro de ti estiverem, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, pois que não conheceste o tempo da tua visitação.” (
Lucas 19:41 ao 44
)
Vamos falar agora do ministério com Rei:
Jesus é o messias prometido, aquele que vem da linhagem de Davi, como podemos ver em Mateus 1: 1 ao 17.
Veja o que Deus disse para Davi pela boca do profeta Natã:
Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será firme para sempre.(2º Samuel 7:16)
O que se encaixa com o que foi proferido por Jacó ao seu filho Judá, isso sabendo que Jesus é descendente da tribo de Judá:
Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de teus inimigos; os filhos de teu pai a ti se inclinarão.
Judá é um leãozinho, da presa subiste, filho meu; encurva-se, e deita-se como um leão, e como um leão velho; quem o despertará?
O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos.” (Gênesis 49:8 ao 10)
Reparou que na passagem acima, fala de cetro? Cetro, representa poder, autoridade e majestade.
E eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de o ler, nem de olhar para ele.
E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos.” (Apocalipse 5:4 e 6)
Vejamos agora a profecia do profetas Zacarias:
Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta.(Zacarias 9:9)
Que mais tarde se cumpriu:
Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta, que diz:
Dizei à filha de Sião: Eis que o teu Rei aí te vem,Manso, e assentado sobre uma jumenta,E sobre um jumentinho, filho de animal de carga.
E, indo os discípulos, e fazendo como Jesus lhes ordenara,
Trouxeram a jumenta e o jumentinho, e sobre eles puseram as suas vestes, e fizeram-no assentar em cima.
E muitíssima gente estendia as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos de árvores, e os espalhavam pelo caminho.
E a multidão que ia adiante, e a que seguia, clamava, dizendo: Hosana ao Filho de Davi; bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas!” (Mateus 21:4 ao 9)
“Mando-te diante de Deus, que todas as coisas vivifica, e de Cristo Jesus, que diante de Pôncio Pilatos deu o testemunho de boa confissão,
Que guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo;
A qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores.” (1ª Timóteo 6:13 ao 15)
Veremos agora outros textos que tratam Jesus como Rei:
Por que se amotinam os gentios, e os povos imaginam coisas vàs?
Os reis da terra se levantam e os governos consultam juntamente contra o Senhor e contra o seu ungido, dizendo:
Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas.
Aquele que habita nos céus se rirá; o Senhor zombará deles.
Então lhes falará na sua ira, e no seu furor os turbará.
Eu, porém, ungi o meu Rei sobre o meu santo monte de Sião.” (Salmos 2:1 ao 6)
Repararam que as palavras ungido e rei estão com letras maiúsculas? Isso se dar porque está se falando de Jesus.
E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém,
Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo.
E o rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se, e toda Jerusalém com ele.
E, congregados todos os príncipes dos sacerdotes, e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo.
E eles lhe disseram: Em Belém de Judéia; porque assim está escrito pelo profeta:
E tu, Belém, terra de Judá,De modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá;porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo Israel.” (Mateus 2:1 ao-6)
Somos sabedores que Jesus só será reconhecido como rei e sentará no trono na Sua segunda vinda a Terra, e ai então Ele regerá as nações. 

Escrito por Luis Roldan, líder do ministério avivados por Cristo.

3 de setembro de 2013

A UNIDADE DA IGREJA

Não somos denominações! Somos o corpo de Cristo!
"...como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo." (Efésios 5:23)
Somos a igreja de Cristo! E a igreja não se limita ao seu espaço físico: "Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou aí no meio deles." (Mateus 18:20)
Pois o espaço físico é apenas o templo, nós somos a igreja:
"Agora também, ó Deus de Israel, cumpra-se a tua palavra que disseste a teu servo Davi, meu pai.
Mas, na verdade, habitaria Deus na terra? Eis que os céus, e até o céu dos céus, não te poderiam conter, quanto menos esta casa que eu tenho edificado." (1º Reis 8:26 e 27)
"Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?" (1º Coríntios 6:19)
Sendo assim, devemos ser unidos como corpo de Cristo e não ficarmos com "infantilidades" e briguinhas entre nós, entre denominações, pois se for para lutarmos, que lutemos contra o diabo e seus demônios. 
"Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais." (Efésios 6:12)
Temos que nos revestir do poder do Espírito Santo para vencermos.
A igreja de Corinto, embora tendo todos os dons espirituais, precisava crescer no caráter. Mesmo experimentando todos os dons, a igreja estava dividida em 4 (quatro) grupos: os de Paulo, os de Apolo, os de Cefas e os de Cristo. Paulo então pergunta:
 “Acaso Cristo está dividido?” A resposta é não! Somente Um estabeleceu a Igreja, comprou-a, fundamentou-a e direcionou-a. Aquele inocente que foi levantado na cruz, no meio de malfeitores, para ser Senhor e referencial de vida na terra, Jesus.

A unidade da igreja começa quando olhamos para a Cruz:
Ela nos fala de renúncia; Ela nos fala de entrega total; Ela nos fala de morte substitutiva; Ela nos fala de nossos pecados; Ela nos fala da providência de Deus, em Cristo Jesus, para nos perdoar; Ela nos fala do grande amor de Deus, em Cristo Jesus, por nós, aceitando a todos que a Ele se chegam, chamados e eleitos antes da fundação do mundo.

Lembre-se: "Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união." (Salmos 133:1)
O preço pago por nossa unidade com Deus e com os irmãos foi muito alto: a vida do Filho de Deus, o Unigênito do Pai, Jesus Cristo. Nada deve quebrar nossa união, nossa comunhão. Todo esforço gerador de comunhão é nobre e glorifica a Deus.

Escrito por Alessandra Rangel.