16 de março de 2015

O QUE É BATISMO COM FOGO? PARA QUE SERVE?

O batismo com fogo é narrado na Bíblia pela primeira vez em Mateus capítulo de número 3. Onde João Batista pouco antes de batizar a Jesus, anuncia o mesmo como Messias e a Sua obra. 
"E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo.
E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.
Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará." (Mateus 3:10 ao 12)


João fala do batismo com Espírito Santo e com fogo na mesma situação, isso porque os dois estão ligados. Ele começa a dizer sobre aqueles que devem dar frutos, ou seja, todos nós, porém haverá pessoas que darão bons frutos e outras pessoas que darão maus frutos, e esse último grupo será condenado ao fogo, que nesse caso é a condenação ao inferno.
Então batismo com fogo é ir pro inferno? 

Depende!
batismo com fogo tem duas funções, a primeira é purificação, e ai se o indivíduo não quiser ser purificado, ai sim é condenado. 
"O ouro e a prata são provados pelo fogo, mas é o SENHOR que revela quem as pessoas realmente são." (Provérbios 17:3)
Vamos ver que João fala no versículo 11 que Jesus batizará todo aquele que Nele crer com o Espírito Santo e com fogo. Vamos primeiro definir o batismo com o Espírito Santo para isso nos ligar ao com fogo.
Batismo com Espírito Santo começa quando uma pessoa passa a ser discípulo de Jesus e ela recebe dentro de si o Espírito Santo a tal ponto Dele vir a habitar dentro da pessoa. Isso porque ninguém é revestido sem antes ser "vestido". Imagine que quando o Espírito Santo vem morar em você seja como vestir uma camisa, porém quando Ele vem sobre você, é como se você vestir um cassaco sobre a camisa, ou seja, está revestido.  
"Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo." (João 20:21 e 22)
"Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?" (1ª Coríntios 6:19)

Esse batismo é concretizado, selado no que a Bíblia chama de revestimento (já explicado a cima) de quando o Espírito Santo não fica só dentro de nós, mas também vem sobre nós. Assim como Jesus prometeu em Atos 1:8 .
O Espírito Santo tem duas principais obras na igreja (corpo de Cristo, pessoas que seguem a Jesus).
Tem sim a famosa obra de distribuir dons espirituais para edificação da igreja, como descrito em 1ª coríntios 12, porém primeiramente é vem outra obra, que é convencer as a seguirem Jesus, e isso se dar através disso:
"Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo." (João 16:7 e 8)

Sabemos que o texto segue falando sobre condenação ao que não creram, mas em conformidade ao fato de que não é plano de Deus que nenhum venha a se perder (Assim, também, não é vontade de vosso Pai, que está nos céus, que um destes pequeninos se perca. Mateus 18:14) podemos dizer que o Espírito Santo antes de tudo vem para purificar, santificar a nossa vida e pra isso é preciso Ele nos convencer de algumas coisas. 
1º : Nos convencer do juízo de Deus mediante ao pecado praticado pelo ser humano, e que seremos julgados por pecados que cometemos. 
2º : Nos convencer do pecado, nos mostrar que o pecado existe, e depois nos mostrar que certas atitudes nossas são pecaminosas, e ai passamos a admitir que pecamos e ai sim nos arrependermos de nossos pecados, pois sem admitirmos que pecamos, é impossível nos arrependermos. 
3º :  Nos convencer da justiça, pois quando o homem se arrepende do pecado, ele tem que praticar a justiça, vivendo uma vida reta diante de Deus e diante dos homens.
Então começamos a entender que a primeira obra do Espírito Santo na vida do homem é trazer uma purificação e depois frutos na obra de Deus. 
Já o batismo com fogo traz purificação e se a pessoa não quiser, ai sim a condenação. 
Vamos ver em Mateus 3 versículo 12, já supra citado, que na mão de Jesus está uma pá e que Ele recolherá no seu celeiro o trigo, mas a palha será jogada no fogo eterno. 
O trigo representa todo cristão verdadeiro e representa também os bons frutos. Já a palha representa aqueles que só servem pra encher o local, mas não são trigo e muito menos seus frutos são bons e por isso será jogado no fogo.
Eu aprendi que o homem que trabalhava na separação do trigo e da palha, ele pegava os dois com uma pá de madeira e lançava o conteúdo ao vento, sendo a palha mais leve, ela era levada pelo vento, e o trigo permanecia ali para ser colocado no celeiro como fruto da coleita. 
Vento é um dos simbolismo do Espírito Santo, Ele trabalha na nossa vida para separar o que é bom do que é ruim, o que é proveitoso do que não é, do que é frutífero do que é infrutífero. Isso fala de purificação, de santificação sem a qual ninguém verá a Deus. 
Aquele que aceitar ser purificado pelo Espírito Santo terá o seu batismo de fogo como função de purificação, mas o que não aceitar, não se concertar com Deus, não se santificar, terá o batismo com fogo na função de condenação. 

Escrito pelo pastor Luis Roldan. 

27 comentários:

  1. Batismo com o Espírito Santo e com fogo é quando a pessoa é revestida de poder do Espírito Santo, ou seja, ela é revestida de fogo. Foi assim em Atos 2, aonde o Espírito Santo desceu e espalhou chamas de fogo sobre a cabeça dos discípulos (Atos 2.3).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também pensava parecido com você, porém o Espírito Santo não espalhou fogo na cabeça de ninguém, Ele espalhou línguas como de fogo. Essa palavra "como" tem o sentido de: parecido, semelhante.
      e outra, vejamos o contexto do texto que fala sobre batismo com fogo, que é exatamente o citado no texto o de mateus 3: 10 ao 12, o sentido do texto depende do contexto que ele está inserido e o contexto diz que o batismo com fogo é de purificação e caso não queiram ser purificado serão condenados.
      até mesmo o revestimento com Espírito Santo gera uma purificação e frutos...lembra que pedro antes era inconstante e agora em atos 2 ele prega e quase 3 mil pessoas se convertem. João antes era meio intolerante com quem não queria ouvir a pregação, depois do revestimento ele vem dizer ser o "apóstolo do amor"
      se quiser mais sobre o assunto ouça minha pregação de tema: vento que espalha a purificação. https://www.youtube.com/watch?v=hlTQs0WXROA

      Excluir
    2. Amém irmão, mais o contexto não diz que Batismo com o Espírito Santo e com fogo é purificação, João diz, eu batizo na água, Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo, ele estava falando do revestimento de poder que Jesus prometeu. Línguas como fogo, ou seja, que se manifestaram como fogo, assim como Deus se manifesta COMO Jeová Jireh. Houve fogo sim.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. irmão como contexto não fala? leia os versículos anteriores e posteriores a mateus 3:11, verá que eles falam de frutos, falam da separação da palha e do trigo...aquilo que é fruto e do que não é...do que presta do que não presta....o contexto não fala de revestimento com Espírito Santo....sou pentecostal, gosto do mover, mas não é isso que o texto diz....a bíblia diz que houve línguas COMO de fogo, já te expliquei o que significa a palavra "como", ela tem o sentido de semelhante e não de igualdade, cuidado pra não confundir a linguagem simbólica com a literal.
      e outra coisa pra complementar...você ta levando como se batismo com Espírito Santo e com fogo fossem uma coisa só, mas são 2 coisas diferentes. tanto que estão separados no texto.
      Pedro em atos 2 quando vai explicar ao povo o batismo com Espírito Santo, ele usa a profecia de joel se cumprindo ali, não usa a fala de joão batista.

      Excluir
    5. irmão vamos analisar tudo então...

      "E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada FOGO.
      E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, E COM FOGO.
      Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha COM FOGO que nunca se apagará." (Mateus 3:10 ao 12).

      Ele diz que a árvore que não dá fruto (os crentes que não fazem a obra) são cortada e lançada no fogo (inferno). É um simbolismo. Agora no versículo 11 ele fala literal, dizendo que Jesus batizaria com o Espírito e com fogo, ao contrário dele, que batizava com água. O texto não dá para tirar interpretação do que é esse batismo. Aí vamos há Hermeneutica Bíblia é há várias passagens que apresentam o Espírito Santo como fogo. Exemplo, Apocalipse diz que ele é sete tochas de fogo, e paulo fala para não apagar o Espírito Santo. Ele é fogo. Dá a entender, que Batismo com o Espírito Santo e com fogo é um titulo ao revestimento de poder, Deus manifesta seu poder como fogo na Palavra. E atos 2 houve fogo? Sim! A Bíblia fala que línguas se repartiram como fogo, ou seja, se manifestaram como fogo, sobre a cabeça deles. Se Vs Tem Duvida leia o texto original rs. O fato de Pedro vai explicar ele cita a profecia de Joel que diz que Deus mostraria sinais: SANGUE, FOGO E VAPOR DE FUMAÇA. Veja, que o fogo está citado, ou seja, batismo com o Espírito e fogo. Amém Amado Varão de Deus, paz e graça pra ti..

      Excluir
    6. irmão, to usando a hermenêutica bíblica desde o início...
      mateus 3: 9, joão já começa falando de arrependimento, depois no versículo 10 ele fala dos bons frutos que devem ser gerados, já viu alguém gerar bons frutos e ter bom testemunho sem se arrepender e se converter? claro que não, toda conversão é verdadeira somente tiver santificação, ou seja, a purificação citada no texto que escrevi.
      depois ele fala sobre Jesus que iria batizar com Espírito Santo e com fogo.
      fogo na bíblia pode ser: presença de Deus, purificação (como citei o versículo em provérbios), fogo propriamente dito, condenação, e Espírito Santo...depende do contexto que está inserido. Em mateus 3:11, esse fogo não é o Espírito Santo, se fosse o texto ia ta dizendo assim: Ele vos batizará com Espírito Santo e com o Espírito Santo. ou seja, sem a mínima coerência.
      você leu a explicação porque foi usado o exemplo da pá? a palha é jogado no fogo que não se apaga, fogo eterno, isso é inferno, pois se a pessoa não quiser ser santificada, não quiser se santificar, ela vai pro inferno. "Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor" (Hebreus 12:14)
      se o fogo de mateus 3:11 fosse literal, seria numa fogueira, Jesus já jogou alguém numa fogueira irmão???
      mas uma vez você cita que Deus que Deus manifesta seu poder como fogo, mais uma vez você demonstra desconhecer o significado da palava "como". Exemplo : Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando COMO leão, buscando a quem possa tragar. (1 Pedro 5:8)...a passagem mostra satanás agindo como leão, é uma ilustração, pois ele não é um leão, o texto fala de semelhança no modo de agir, não em igualdade, mas em semelhança...lembra que fomos feitos a semelhança de Deus, mas não somos iguais a Deus. semelhança e igualdade são coisas diferentes.
      as línguas estranhas agem semelhante a um fogo espiritual, que se assemelha ao fogo natural, porém não é fogo natural que vemos numa fogueira.
      Sangue, fogo, sinais de fumaça são coisas que se cumprirão mais a frente, isso já é escatológico.
      a primeira ação do Espírito Santo na vida da pessoa é trazer mudança de rumo de seus maus caminhos para o bom caminho, isso é conversão, isso quer dizer santificação/purificação. Depois sim a pessoa é capacitada/revestida para a obra, recebe dons para edificação espiritual da igreja. Como alguém vai edificar outra pessoa se ela mesmo não estiver? Ou você já viu alguém ser batizado com o Espírito Santo antes da conversão?
      como eu já disse, fogo na bíblia pode representar várias coisas, tudo depende do contexto e o contexto de mateus 3 fala de santificação/ purificação e caso a pessoa não queira ser sanificado, será condenado. João estava falando disso porque judeus não criam em inferno. acham que todos vão pro céu.
      você ta pincelando mateus 3:11, tirando ele do contexto e jogando ele em atos 2, isso é contrário a base da hermenêutica. você pode juntar um texto com o texto primário para poder enfatizar o sentido da coisa, porém não pode destacar um versículo isolado e querer usar ele em outro texto que está em outro contexto...
      mas ainda me pergunto se você leu todo o texto com atenção, se reparou nas contextualizações que fiz, com as junções de outros textos que coloquei pra fundamentar o que eu estava dizendo...e se ouviu a pregação que deixei o link do youtube.

      Excluir
    7. irmão, Nois notamos que João faz uma comparação:

      Eu batizo na água, para arrependimento, ele batizará com o Espírito Santo e no fogo. (é só ler outras traduções)

      Ele estava dizendo que Jesus batizaria no fogo, para sermos batizados com o Espírito Santo, se tu não sabe fogo é A PRESENÇA DE DEUS e não fogo literal. A palavra como tem vários significados. Exemplo: Deus se manifestou a mim como água, ou seja na forma de água. A Bíblia falando que vieram línguas como fogo, está dizendo línguas que se repartiram como fogo, ou seja, as línguas estranhas se manifestaram em forma de fogo sobre eles.

      Excluir
    8. irmão, você mesmo se contradiz, anteriormente você disse que o texto tava no literal, que o fogo era literal, agora diz que não...lógico que não é....nem todo fogo na bíblia é a presença de Deus..o fogo da fornalha que os 3 jovens foram jogados não era presença de Deus.....
      tudo depende do contexto do texto inserido, o contexto de mateus 3 não deixa dúvida.
      sou pentecostal, falo em línguas, rodo, profetizo...mas o batismo com fogo não tem haver com dons, o batismo com Espírito Santo sim. tanto que o batismo com Espírito Santo é evidenciado através da manifestação de um dom. mas o com fogo tem haver primeiro com santificação e depois com condenação, como já citei anteriormente.
      irmão, melhor encerrarmos, o debate.
      se quiser fique a vontade a ler os demais textos.
      a paz do Senhor.

      Excluir
    9. sim irmão, eu sei, eu quis dizer que FOGO muitas vezes retrata o Poder de Deus, Vs que não entendeu...o contexto imediato de Mt 3.11 não sugere uma intepretação sobre o que é o batismo com o Espírito Santo e com fogo... João nem explica o que é, ele só diz que Jesus batizaria com o Espírito Santo e com fogo. ora, no contexto, ele não fala sobre o que é esse batismo com o Espírito Santo, ele pode ter usado fogo com sentido diferente do que dizia, pois ele estava falando de um revestimento de poder não explicado no texto.. é asim que creio.. ah, você dizer que roda irmão?? Aonde na Biblia alguem fica rodando ? Rs. Amém se tu quer parar,Deus abençõe;

      Excluir
  2. Olha irmão, só pra você ver que COMO nem sempre tem o significado de parecido em Marcos 1.10 diz que o Espírito desceu COMO pomba sobre Jesus. Então o texto está indicando que o Espírito Santo desceu semelhante a uma pomba sobre Jesus? Não, pois Lucas 3.22 diz que o Espírito Santo desceu em forma corpórea de pomba, ou seja, esse como pomba, era o Espírito Santo vindo em forma de pomba, assim como línguas como fogo, era línguas se repartindo em forma de fogo.Amém Vaso, Deus te abençõe grandemente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. irmão, primeiro, qual seu nome? você ta aqui em vários comentários e não sei com quem falo.
      como pomba, em forma corpórea, ou seja, adotou temporariamente a forma de pomba, não se transformou exatamente em pomba, apenas sua imagem era de pomba naquele momento.
      então saiu fogo da boca deles?? saiu fogo espiritual e não material/natural
      irmão, não existe um versículo está num no meio de um contexto sem fazer parte dele........imagine João Batista falando de arrependimento, que é o princípio da santificação, intensificar isso a partir do versículo 8 e ai ir até o 10, já no 11 mudar de assunto e no 12 voltar a falar de santificação/purificação. Isso seria um cara confuso, falando coisas confusas e Deus não é Deus de confusão. isso não existe.
      Ele vem numa sequencia, o texto do versículo 11 está dentro do contexto apresentando desde o versículo 1 até o 12.
      Bem, já argumentei e fundamentei na hermenêutica, na lógica, no estilo de linguagem e no contexto. agora você tem 2 opções, ou você concorda e se quiser continua acompanhando ou discorda e como já expressou e defendeu sua opinião, acho que não temos mais nada a falar desse assunto especifico. fica na paz do Senhor.

      Excluir
  3. Eu vejo mts da teologia reformada falando que o "fogo" que o Joao batista fala na passagem " ele vos batizará com Espírito Santo e com fogo" eles dizem q esse fogo é o fogo da condenação, ou seja, do juízo...
    Mais será mesmo? Eu além de lembrar bem as aulas de interpretação de texto das aulas de português, tenho uma linda esposa formada em Letras, e estudei o texto e contexto com ela e chegamos a uma conclusão.

    Joao batista no contexto geral ele fala sobre salvação e condenação, exortando ao arrependimento, só que vamos por em práticas as aulas de português que aprendemos...
    "Ele vos batizará com Esp Santo e com fogo"
    Esse "e" liga dois termos que tem o mesmo sentido gramatical, ou seja, não podem ser opostas, e não pode ser uma coisa ou outra, se Joao batista falasse, "Ele vos batizará com Esp Santo OU com fogo" aí sim, ou era uma coisa ou outra, seria ou salvação ou condenação, mais o "e" esta adiciononado o fogo juntamente com o Esp Santo, no grego, no original, esse "e" é escrito por KAI no grego...KAI quer dizer, ou seja, em outras palavras, igualmente...agora vamos traduzir como no original?
    Ele voz batizará com Esp Santo, em outras palavras, com fogo, ele vos batizará com Esp Santo, igualmente com fogo, ele vos batizara com Esp Santo, ou seja, com fogo...
    Isso é questão de uma boa interpretação de texto e um bom conhecimento de sintaxe...existe um ditado teologico q diz q a própria biblia interpreta a biblia, atravez de referencias ligadas a outros textos, e não há nenhum outro livro q mencione "batismo da condenação" ou imersão do inferno, pq isso não existe e a referencia de q realmente é fogo do Espírito, o Sr Jesus fala em Lucas 24.49 "E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai porém, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder" é claro e obvio q o poder a qual o Senhor falar é o fogo do Espírito
    A teologia reformada que seguem de Joao calvino, interpretam a biblia, anulando todo tipo de texto que liga o fogo ao Espírito de Deus, o mesmo fazem os da igreja gay, anulam ou interpretam da forma deles tudo q é contra o homossexualismo na biblia, e coloca a palavra a favor do pensamento deles, so q temos q estudar a biblia por nós mesmos e não ir segundo a ideologia de homens amém...a paz...Edd Bereano...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. paz....primeiro, não sigo calvino.
      acontece que você ignorou pontos básicos de contexto, os versículos anteriores ao 11 mais o posterior, ou seja, o 12, deixa bem claro que é uma separação entre o que é bom e o que não é. lá fala claramente de o que não é bom vai ser queimado no fogo eterno.
      tanto em lucas 24:49, quanto atos 1:8 (ambos livros escritos por Lucas), a palavra poder no original grego é dunamis ou dinamis, que são a mesma coisa...ambas tem o significado de força...ou seja, somos revestidos de força. logo esse poder não é um fogo.
      Jesus nos oferece salvação ou condenação, a escolha é nossa.

      Excluir
    2. Nao irmao, eu disse em geral, esses tradicionais que seguem a reforma, nao para o senhor, me perdooe se foi isso que deu a entender mas acredite não foi a minha intenção.

      Mas então, não há problemas em fogo num Cap ter dois significados. Já mostrei no original, que não há distinção entre o batismo com o Espirito e fogo, mas ambos são um.
      Existe um ditado teológico que diz que a Bíblia interpreta ela mesmo, através de referências ligadas a outros textos, e não há nenhum outro livro que mencione "batismo da condenação", imersão do inferno, ou batismo da purificação, isso porque isso não existe. Quando se trata de batismo em outras passagens, só encontramos batismos simbólicos, como batismo em Moisés, batismo em Cristo e também batismos literais que são o batismo com o Espírito Santo e batismo com água, mas em nenhuma passagem fala sobre batismo com fogo, o que prova ainda mas que o "fogo" em Mateus 3.11 é o Espírito Santo. Para isso temos outras referências, como 1Tessalonicenses 5.19 por exemplo, onde a Palavra diz para não apagarmos o Espírito. Para quem não sabe, naquela época só se apagava um fogo, a luz era o próprio fogo pois não havia energia elétrica, ou seja, Paulo, chama simbolicamente o Espírito Santo de fogo. Podemos ver também em Apocalipse 5.6.

      Excluir
    3. irmão, não me senti ofendido não...só deixo claro a todos que não concordo com calvino no ponto da predestinação.
      sobre o batismo com fogo, o capítulo 3 começa falando de arrependimento, uma chamada ao conserto com Deus, ou seja, santificação. já no versículo 10, a bíblia começa a falar sobre frutos, e os que produzem maus frutos serão lançados no fogo.
      no 12 vai ser ainda mais claro sobre isso. ou seja, o versículo 11, está nesse contexto ai. isso é básico da hermeneutica

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. A Paz irmão!

      Primeiramente gostaria de dizer que apreciei a forma como você abordou o texto. Não vou entrar no mérito do batismo com fogo ser condenação ou purificação.
      Dito isto, concordo com você quanto a conjunção "e", levando em consideração apenas pelo ponto de vista gramatical fica evidente que os que forem batizados com Espírito Santo também serão batizados com fogo.
      Não sou conhecedor de grego, mas através de algumas pequenas pesquisas notei um erro que tira parte do sentido do teu texto
      "mais o "e" esta adiciononado o fogo juntamente com o Esp Santo, no grego, no original, esse "e" é escrito por KAI". Até aqui estamos em concordância, o erro está na tradução que você cita: "no grego...KAI quer dizer, ou seja, em outras palavras, igualmente..." o termo και significa "e", "mais" ou "também"; Enquanto o termo "OU SEJA", é traduzido pelo advérbio δηλαδή.
      como eu disse não sou conhecedor deste idioma, e os relatos acima são frutos de pesquisa. Corrija-me caso esteja errado.
      fique na Paz.

      Excluir
  4. Concordo com Luiz Roldan,que Deus abençoe a todos!

    ResponderExcluir
  5. A PAZ DE CRISTO IRMÃOS! CONCORDO COM A RESPOSTA DO ANÔNIMO, AFINAL BATISMO É UM ATO DE PURIFICAÇÃO OU LAVAGEM E COMO PODERIA O FOGO DO INFERNO BATIZAR, LAVAR OU PURIFICAR?

    ResponderExcluir
  6. nicaso eu acho que se o batizmo de agua purificava para Deus o batismo de fogo "purificava " para o diabo ...







    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coisa boa é aprender de coisas que muitos não para pra estudar e fala sem saber... Ao ver o debate. A conversa de Luiz e do anônimo achei bem interessantes aprendi bastante.

      Excluir
  7. Parabéns Pr Luís Roldan, pelo estudo. Deus te abençoe neste ministério do ensino que é tão árduo. Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Paz d senhor Jesus .Vim pesquisar oque ser batismo fogo, fiquei a vendo comentários Anônimo, Luiz Roldan.. Pois não entendo oque ser batismo fogo. Fiquei mais confusa ? Sou ministério Pentecostal tive graça d batismo e fogo. Nosso ministério Doutrina graças a Deus Senhor Tem dito misericórdia nós aperfeiçoando a fazer vontade de senhor Jesus E cumprindo suas doutrinas 🙌 Mais como condenada ao fogo inferno?

    ResponderExcluir