A bíblia nos mostra que devemos ser gratos a Deus pelo o que Ele nos faz. Isso nos leva a crer que devemos de alguma forma retribuir seus benefícios para conosco, pois isso seria exteriorizar a nossa gratidão a Ele, porém é impossível retribuímos a altura do que Ele fez e faz por nós. Só de lembrarmos do sacrifício na cruz do calvário já vemos que não temo como retribuirmos no mesmo nível, porém devemos fazer o nosso melhor.
Por isso trago aqui na direção de Deus 12 respostas a pergunta feita no versículo abaixo:
"Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito?" (Salmos 116: 12)
Praticando esses 12 (talvez existam mais) passos estaremos agradando ao nosso Deus.
1- Devemos dar a Deus a nossa fé - "Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." (Hebreus 11: 6)...Com fé cremos que Ele é o messias, o Cristo enviado por Deus para a salvação a todo que Nele crer. Com fé nos arrependemos de nossos pecados e buscamos mudança, uma conversão de nossos maus caminhos para os caminhos de Cristo. Com fé aceitamos Jesus como nosso Senhor e Salvador e seguimos seus mandamentos.
1- Devemos dar a Deus a nossa fé - "Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." (Hebreus 11: 6)...Com fé cremos que Ele é o messias, o Cristo enviado por Deus para a salvação a todo que Nele crer. Com fé nos arrependemos de nossos pecados e buscamos mudança, uma conversão de nossos maus caminhos para os caminhos de Cristo. Com fé aceitamos Jesus como nosso Senhor e Salvador e seguimos seus mandamentos.
2- Devemos dar a Ele nosso amor, Ele deve ser nosso amor maior. "E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Amar a Deus sobre todas as coisas, de todo o coração de todo nosso entendimento, nos faz entender que não devemos largar a Deus, deixar de cultua-lo pelas coisas naturais, não colocamos as coisas do mundo antes Dele.
3- Obediência "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele." (João 14:21)...O amor a Deus se manifesta ao obedecê-lo. A relação de Criador e criatura, Senhor e servo, Pai e filho, são relações onde a obediência deve está ativa o tempo todo. É impossível dizer que ama a Deus sem obedece-lo, pois quem O ama, tem prazer em segui-Lo.
4- Adoração é algo que devemos dar a Ele e somente a Ele. "A todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para a minha glória: eu os formei, e também eu os fiz." (Isaías 43:7), "Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor." (Salmos 122:1)...Deus nos criou e nos chamou a adorá-Lo. Temos que ter prazer em adorar a Deus com orações, louvores, boa conduta, amando e praticando a sua Palavra. Além disso, temos que ter o prazer em irmos ao templo congregarmos para reunidos adorar a Deus. "Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia." (Hebreus 10:25)
5- Oração "O Senhor detesta o sacrifício dos ímpios, mas a oração do justo o agrada." (Provérbios 15:8). Todo aquele que tem a Jesus como seu Salvador, é lavado e remido pelo Seu Sangue, sendo assim justificado por Ele. E se é justificado, é agora um justo.
Deus se agrada da oração do justo, pois na oração a Ele, estamos demonstrando a nossa fé Nele, a nossa confiança Nele, nossa dependência Dele. E lembrando que a oração também é um modo de adoração.
6- Santificação é algo que sem ela não temos como agradar a Deus, e ainda seremos renegados por Cristo. "Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor." (Hebreus 12:14). Santidade é ser santo, e ser santo é ser separado da prática do pecado, ou seja, se pecarmos temos que nos arrependermos, pedir perdão a Deus e lutar pra não cometer de novo o pecado.
"Porque pela palavra de Deus e pela oração é santificada." (1Tm 4:5)
7- Vivermos e andarmos segundo o Espírito Santo. "Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito." (Gálatas 5:25)...Ou seja, sermos guiados pelo Espírito Santo, isso é ter uma conduta correta e dar bom testemunho, pois o Espírito Santo sempre vai nos orientar a não errarmos e agirmos corretamente. Antes de fazer algo, pense: Será que Jesus faria isso?
8- Evangelizar é algo extremamente necessário e que agrada a Deus, em Mateus 18: 14 e João 6: 39 que a vontade de Deus é que nenhum ser humano se perca, ou seja, ninguém vá para o inferno, porém é necessário que as pessoas creiam em Jesus como o Salvador. "Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?" (Romanos 10:14). Por isso que Jesus ordenou a TODO cristão que evangeliza-se. "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado." (Marcos 16:15 e 16).
Negligenciar essa ordenança de Jesus pode custar caro a nós mesmo, vamos ver em Ezequiel 33: 1 ao 9, que aquele que não chama o pecador ao arrependimento terá o sangue do pecador requerido de suas mão caso o indivíduo vem a perecer, mas o que prega o evangelho ao pecador este é tomado por inocente, pois ai a escolha é do pecador de crer ou não, de se arrepender ou não. Em 1ª Corintios 9:16 vemos que evangelizar é uma obrigação nossa a qual temos que fazer com prazer e amor as almas, assim como Deus as amou e as continua as amando.
9- Amar ao próximo é aquilo que nos faz ser semelhante a Deus, amar ao próximo é amar a criação de Deus, isso também nos faz ser verdadeiramente testemunhas/servos de Deus. "E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Amar ao próximo é exatamente ajudar os necessitados de qualquer ajuda, e além do mais se repararmos do 6º ao 10º mandamento veremos que eles se ressumem em: não faça com o outro aquilo que não quer que façam com você.
10- Usar também nossos talentos que recebemos de Deus também é algo que damos a Deus, em Mateus 25:14 ao 30 Jesus usa a parábola dos talentos para nos mostrar que aquilo que recebemos Dele temos que usar e multiplicar. Como? Usando os nossos talentos na obra do Senhor, seja de pregar, de louvar, de orar, de ajudar, de recepcionar e etc.
11- Dedicação a obra de Deus é algo que devemos dar a Ele, a Bíblia vai nos relatar em Levítico 6: 9 ao 13, que os sacerdotes tinha que manter o fogo do holocausto acesso permanentemente. Com isso as 6 horas da manhã tinham que tirar a cinza do altar, colocar mais lenha e mais holocausto. Porque isso? Era uma forma de dizer a Deus que ainda queriam a presença de Deus no meio do povo, enquanto tivesse fogo acesso, o fogo representava esse desejo.
Os sacerdotes tinham que se empenhar sem se importar com calor, chuva ou frio.
12- Gerar bons frutos: "Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo." (Mateus 7: 17 ao 19)
Esse tópico é o resumo de todos os anteriores, pois um cristão que não pratica os anteriores, não gera fruto bom. E o que não gera fruto não serve.
Pode crer em Jesus, ir a igrejas várias vezes por semana, mas se não gerar fruto será lançado no fogo, pois desagrada ao Senhor.
"Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado." (Tiago 4:17)
Pode crer em Jesus, ir a igrejas várias vezes por semana, mas se não gerar fruto será lançado no fogo, pois desagrada ao Senhor.
"Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado." (Tiago 4:17)
Escrito pelo pastor Luis Roldan.
Nenhum comentário:
Postar um comentário