2 de março de 2015

VALE DOS OSSOS SECOS OU CORPO DE CRISTO?

Venho através desse trazer uma analise e reflexão sobre a igreja de Cristo, não de denominações, mas sim da igreja, o corpo místico de Cristo formado pelos fieis a Ele.
A Bíblia diz que todo aquele que segue o Senhor Jesus faz parte do corpo de Cristo, o qual Ele é o cabeça.
Agora imagine um corpo, mais precisamente o esqueleto desse corpo. São ossos ligados um no outro, bem encaixados e unidos para a locomoção do corpo e suas ações motoras.
Imaginando isso, podemos entender que o corpo de Cristo, a igreja também deve ser assim. Mas será que temos sido assim? Ou temos sido um vale de ossos secos e espalhados?
Vamos ler sobre o vale dos ossos secos: 
"Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos.
E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos.
E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor DEUS, tu o sabes.
Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor.
Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis.
E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o Senhor.
Então profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso.
E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito.
E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.
E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo.
Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; nós mesmos estamos cortados.
Portanto profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu abrirei os vossos sepulcros, e vos farei subir das vossas sepulturas, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel.
E sabereis que eu sou o Senhor, quando eu abrir os vossos sepulcros, e vos fizer subir das vossas sepulturas, ó povo meu.
E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra; e sabereis que eu, o SENHOR, disse isto, e o fiz, diz o SENHOR." (Ezequiel 37:1 ao 14)

Ezequiel foi levado em espírito por Deus, ou seja, Ele foi arrebatado por Deus para ter uma visão, semelhante João em Patmos para Deus lhe mostrar o apocalipse.
Sendo Ezequiel arrebatado em espírito, Deus o leva a ter a visão de um vale cheio de ossos secos. Esse vale representava a situação do povo de Israel, e os ossos secos representava a morte espiritual do povo, o qual estava cativo na Babilônia por terem se afastado da mão protetora de Deus para servirem a falsos Deuses como baal e a rainha dos céus. 
Então Deus pergunta se os ossos poderiam reviver. Ou Seja, se o povo poderia ser avivados, ser trago de volta a vida espiritualmente falando, ter novamente uma fé e dedicação genuína em Deus. 
Mas reparem que era um vale cheio de ossos, sendo assim, imagine um vale com muitos ossos e espalhados...era crânio pra lá, fêmur pra cá, quadris mais pra esquerda, a alguns metros você veria umas tíbias, e por em diante. 
Você deve está se perguntando: Aonde o autor quer chegar?
Bem irmãos, imagine cada osso sendo uma denominação cristã...
Um é a internacional da graça, outro é a assembleia de Deus, outro osso é a batista, outro as pentecostais, outro osso é a congregacional, outro a metodista, outro a maranata e etc.
Cada denominação no seu canto, espalhados, numerosos, mas não formam um corpo.
Essa é a realidade atual da igreja de Cristo. Denominações que não se ajudam, não trabalham juntas. Não digo que devem se fundir, mas sim cooperarem em prol do evangelho de Cristo.
Mas por que não fazem? Porque amam mais a placa da denominação do que as almas. 
Poderiam se unir com as outras igrejas do bairro que estão localizadas e fazem um grande culto ao ar livre, evangelismo em vários pontos do bairro. Mas não fazem porque só querem fazer se a liderança e fama do evento for dada a sua denominação.
Por isso são espalhados e sem a real vida, pois não há união.
Reparem que Ezequiel começa a profetizar a mando de Deus e os ossos vão se juntando, ai sim depois vai se criando a estrutura do sistema locomotor daquele corpo. Pois os ossos se juntam e depois as articulações os unem, depois os músculos surgem (representando a força do corpo), posteriormente a pele cobre os músculos.
Assim é com a igreja, tem que haver união pra gerar uma estrutura forte espiritualmente, pois fazemos parte do mesmo corpo, do mesmo exercito. 
Hoje no Brasil 30% da população se declara evangélica, parece muito em relação a anos atrás. É muito sim, porém ao mesmo tempo é pouco se pararmos pra pensar que se houvesse uma união maior, seríamos muito mais, creio eu que pelo menos 50% já caminhando pra 60% da população brasileira. 
Depois que o corpo está formado, vemos Deus colocar o Espírito Santo nele, e assim ele se torna um exercito forte e avivado.
Por isso, por causa de disputas tolas que o Espírito Santo não atua tanto quanto gostaria de atuar em nosso meio, pois o corpo não ta unido e bem ajustado, tudo por nossos próprios erros.
Corpo não são ossos espalhados, e sim juntos, unidos, ajustados, com músculos e pele.
Vamos trabalhar mais juntos e guerrear contra os espíritos malignos que tragam as vidas das pessoas, vamos ser agentes de Deus para libertações dos oprimidos e salvação das almas. 
Vamos ser corpo de Cristo realmente e não um vale de ossos secos.

Escrito pelo pastor Luis Roldan.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário