10 de fevereiro de 2014

A IGREJA COMO CORPO E NOIVA DE CRISTO

A igreja não existia no antigo testamento, tanto que tal nome/palavra não é encontrando por lá, somente no novo testamento ela passa a existir, criada por Jesus e “inaugurada” pelo Espírito Santo.
Ela é mesmo o corpo de Cristo? E por quê?
Quando falamos em igreja, estamos falando de fiéis a Jesus, aqueles que o aceitaram como Senhor e Salvador e perseveram nos Seus caminhos. Não estamos neste momento falando de igrejas locais, pois o corpo de Cristo é formando pelos fiéis a Ele e não por denominações e ramificações cristãs.
Vamos ver o que a Bíblia nos mostra para ficar testificado que somos parte do corpo e que naturalmente o corpo tem uma cabeça, alguém que guia o corpo, sendo Cristo a cabeça.
“Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.” (1ª Coríntios 12:27)
Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. (Efésios 5: 23)
 “Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja;” (Efésios 5:29)
"Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo" (Efésios 4: 15)
Quando foi sabida a existência da igreja?
Foi em Mateus 16:18, onde Jesus cita a sua existência e ainda faz a promessa de que as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Sobre quem realmente está edificada a igreja?
Muito se discuti que a igreja (corpo de Cristo e não instituição) está edificada sobre Pedro ou Jesus ou até mesmo sobre uma sucessão papal. Alguns chegam a afirmar que a igreja apenas é uma instituição valida moralmente, porém hoje vamos esclarecer isso a luz da Bíblia e da tradução do grego, já que o novo testamento foi escrito no grego koiné.
"Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e s portas do inferno não prevalecerão contra ela." (Mateus 16: 18)
Podemos ver Jesus que Jesus usa o verbo edificar no futuro, sendo exatamente, edificarei, sendo assim, Ele ainda iria edificar a igreja Dele. E isso aconteceu em Atos dos Apóstolos, capítulo 2, que se passou no dia de pentecoste, 50 dias após a Sua ressurreição.
Muitos acham que a igreja foi edificada sobre Pedro, até porque aprenderam assim. Porém veremos que não foi assim não.
Quando estudamos sobre os hebreus e vemos que Jesus e seus discípulos eram hebreus, aprendemos que hebreus usavam muito jogo de palavras, e não foi diferente com Jesus neste momento. Pois ele falou a Pedro assim: "Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e s portas do inferno não prevalecerão contra ela." (Mateus 16: 18)
Muitos acham que pelo nome Pedro ter uma relação com pedra, Jesus estava dizendo que sobre Pedro estaria edificada a igreja, porém não foi isso não.
Quando vemos que o novo testamento foi escrito originalmente no grego koiné, temos que ver as palavras no seu significado original. Sendo assim, Pedro em grego fica PETROS, que quer dizer pequena pedra. Já a palavra pedra em grego fica PETRA, que quer dizer rocha. E convenhamos que pequena pedra e rocha são coisas muito diferentes.
Mas vem a pergunta, quem é a rocha em questão?
A resposta é clara, é Jesus, quando Jesus falou que sobre a rocha estaria edificada a igreja, Ele estava se referindo a Ele mesmo.
Como a igreja poderia ser estabelecida em alguém falho como Pedro, Paulo, ou um de nós, já que não passamos de humanos e falhos? Não dar.
Você edificaria algo grandioso, sobre uma pequena pedra? Creio que não, você edificaria sobre a rocha, correto?!
É lógico que Deus na sua onisciência não faria tal absurdo de edificar a igreja sobre um homem, Ele (Deus Filho) edificou sobre Ele mesmo, já que Jesus é Deus Filho.
A igreja católica apostólica romana afirma que foi fundada em atos 2 e que o primeiro papa foi Pedro e sobre ele está firmada a igreja, bem se uma igreja estivesse firmada sobre Pedro, ela teria ruído, após a morte de Pedro....Quando Cristo falou do estabelecimento da igreja, Ele não se referia a uma denominação ou ramificação do cristianismo, nem a católica, nem ortodoxia e nem a protestante, Ele se referia ao corpo de Cristo, como todos os que tem a Ele como seu Senhor e Salvador. 
A igreja católica não foi fundada por Pedro, ele morreu no ano 67 depois de Cristo, e a igreja católica foi fundada em 327 depois de Cristo, ou seja, Pedro já estava morto a 270 anos.
Mas vamos embasar mais ainda porque a Rocha é Jesus.
"E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda." (Mateus 7: 25 ao 27)
Veja que o texto deixa claro que aquele que ouve as palavras de Jesus e não as pratica, é como casa sobre a areia e não sobre a rocha, pois se estivesse sobre a rocha a casa, ou seja, a sua vida, não iria desmoronar. 
"O SENHOR vive; e bendito seja o meu rochedo, e exaltado seja o Deus da minha salvação." (Salmos 18:46)
"Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, SENHOR, Rocha minha e Redentor meu!" (Salmos 19:14)
Vejam o texto acima fala claramente que o Senhor é a rocha e o redentor..e quem é nosso redentor se não Jesus?!
Vejam agora este texto muito claro de quem é a pedra citada em Mateus 16:18...
"E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo." (1ª Coríntios 10:4)
Vejam o que o profeta Isaías disse inspirado por Deus (Isaías é conhecido como o profeta messiânico):
"Não vos assombreis, nem temais; porventura desde então não vo-lo fiz ouvir, e não vo-lo anunciei? Porque vós sois as minhas testemunhas. Porventura há outro Deus fora de mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça." (Isaías 44:8)
Não existe outro cabeça da igreja, seja papa ou pastor...o único é Cristo.
"Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. (Efésios 5: 23)
"Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo" (Efésios 4: 15)
A igreja passou a existir em Atos 2, quando o Espírito Santo foi enviado a Terra e desde então aqui habita.
A união do corpo:
A igreja como corpo de Cristo deve ficar unida, sendo semelhante ao corpo físico, onde se arrancarmos um braço, isso trará prejuízo ao corpo, assim se a igreja não estando unida, a mesma estará com deficiência em suas ações, isso vale para falta de união entre as pessoas que fazem parte do corpo, como também as igrejas locais que também são responsáveis pelas reuniões das pessoas que formam o corpo de Cristo, sendo assim, as igrejas locais devem se unir em prol do reino de Deus e de ganhar mais pessoas para Jesus.
A igreja como noiva de Cristo:
O livro de Cantares inteiro fala do amor entre Salomão e Sulamita, onde isto representa Cristo e a igreja. Neste livro até o capítulo 4, estão em fase de namoro e noivado, onde a pureza e beleza da noiva são elogiadas.
A igreja é como a noiva de Cristo que deve está preparada para se encontrar com Ele, assim estando com suas vestes brancas, sem pecado (lavada no sangue de Cristo e perseverando nos caminhos Dele). Ornamentada com o fruto do Espírito e os dons espirituais, além de ser digna trabalhadora na obra de Deus.
Quando Cristo arrebatar Sua igreja aos céus, lá se dará o casamento entre Ele e a igreja, ou seja, a união eterna.
“Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou” (Apocalipse 19:7)
E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.” (Apocalipse 21:2)
Uma noiva que não esteja adornada, arrumada e decidida a se casar, não pode contrair o matrimonio, assim também é a igreja em relação a Cristo, sendo que nem ele mesmo aceitará se casar com aqueles que não estiverem dentro das devidas condições.


Escrito pelo pastor Luis Roldan.

6 comentários:

  1. Caro Pr. Lus Roldan, não te conheço e que creio que é certo que também não me conhece,mas temos algo em comum, que é o amor pelo Senhor Jesus e sua Palavra, mas também temos algo não comum que é esta questão da noiva de cristo.
    Bom pelo que li, entendi que você crê que a igreja representa a noiva de Cristo! Doutrina que creio ser de demônio. pois ela desvia a igreja do propósito para o qual ela foi edificada, que é representar o próprio Senhor Jesus como corpo de Cristo ou em outra palavras a extensão de Jesus na terra, enviados por Ele e em nome Dele, para Glória Dele mesmo, pois a glória não vai para o representante ( eu , você) mas para o representado (Jesus) , sem contar que usar o livro de cantares para creditar a teoria da igreja ser a noiva chega ser absurda, pois para isso você teria que credenciar esse livro como profético na sua totalidade e não só mente alguns versículos isolados, por exemplo no capitulo 3 de cantares a noiva foi abandonada, e eu te pergunto quando foi que Jesus abandonou a igreja.
    No capitulo 5 novamente ela foi abandonada de desta vez foi espancada e ferida pelos guardas dele, quando é que o Senhor Jesus deixou isso acontecer com a igreja? se é para interpretar o livro como uma comparação entre Jesus e a Igreja!.
    Sem contar que não existe nem no AT nem no NT afirmação dizendo que a igreja é a noiva de cristo, mas só mente comparações e comparações foi feita até com Jesus e um ladrão ( apocalipse 3:3 e outros ) . Não é melhor analisar com mais atenção, principalmente apocalipse 19, 21 e 22 pense nisto, por exemplo no capitulo 19 de apoc. quem é que esta vestido de linho puro? com certesa não é a noiva veja no grego.
    a teu favor tenho que és um estudioso da Palavra, e gostei do seu esclarecimento a Pedra ( Rocha) que a igreja foi edificada.

    ResponderExcluir
  2. caro amigo, entendi o que quis dizer, só acho que me entendeu errado, pois quando cito o livro de cantares, estão me referindo que o livro em questão tem 2 vertentes, uma é um ensinamento de amor para homem e mulher, a outra é o amor entre Cristo e a igreja, pois alguns trechos fazem tal alusão, não disse que o livro é inteiramente assim.
    eu não disse que em Apocalipse 19: 7 a glória é dada a noiva, lá está bem claro que a glória é dada a Cristo e que as bodas já estão prontas porque a noiva (igreja) já está ataviada. A igreja não recebe glória, ela é uma das glórias de Jesus, já que Ele é o Senhor dela. foi isso que descrevi no texto.
    sobre não ter afirmações e somente comparações sobre a igreja ser como a noiva, lembre-se que a bíblia usa linguagem literal, tipológica, simbológica e outras. O próprio Jesus usa a linguagem simbológica para falar Dele mesmo e do céu. as comparações são simbológicas, sendo assim na linguagem a igreja é comparada a noiva sim, a qual deve está com vestes limpas, ataviada e preparada.
    obrigado pela sua participação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pr. Luis Roldan, acabei de ler seu estudo, pois, estou buscando resposta para uma questão que não havia pensado antes, mas lendo outros textos sobre a "noiva", fiquei confusa, pois em Apocalípse diz que a "noiva", e a "Nova Jerusalém que vai descer do céu", e aí??? E a questão dos convidados, se os salvos são os convidados, quem é realmente a noiva???
      Por favor, gostaria de uma palavra.
      Obrigada!!!

      Excluir
    2. irmã, os convidados são a noiva. sabe o famoso texto de Mateus 22:14?
      "Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos."
      muitos pregam que este texto fala de chamada ministerial, mas não é verdade, ele fala sobre salvação, tanto que está em um contexto de salvação, só ler os versículos anteriores a ele.
      em apocalipse 21:2 diz que a nova jerusalém, é a esposa, a noiva que se casou com Jesus, até porque neste momento as bodas do Cordeiro já terão acontecido. nova jerusalém é uma simbologia para os salvos que retornarão a terra com Jesus.
      espero ter ajudado.

      Excluir
  3. Querido Pastor,
    Graça e Paz.
    Sei que cada um é responsável pela busca, compromisso e salvação. Então o que significa dizer que o homem é o Salvador do corpo em Efesios 5:23,b? Quando a Palavra diz que o marido deve alimentar a mulher, é também no termo espiritual, além da provisão no lar? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a paz do Senhor irmã, o texto de efésios 5: 21 até o final do referido capítulo está escrito numa analogia (Analogia é uma relação de semelhança estabelecida entre duas ou mais entidades distintas.)
      no versículo 23, a analogia é feita entre Cristo e igreja x homem e mulher.
      o salvado da igreja é Cristo, só por Ele ser comparado analogicamente com o homem, não quer dizer que o homem salvará a mulher.
      o marido não é obrigado a alimentar espiritualmente a esposa, a esposa tem sua responsabilidade pessoal de buscar ao Senhor.
      espero ter ajudado e obrigado pela participação

      Excluir