5 de novembro de 2013

OS BENEFÍCIOS DA UNIÃO

A união, bom relacionamento, ajuda entre os irmãos da fé, são coisas que Deus preza muito.
Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.
É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes.”
(Salmos 133:1 e 2)

Deus diz que a união é algo bom, suave e precioso, além de ter que ser como o óleo da unção, espesso, que não é levado por qualquer ventinho da vida.
Esta união nos ajuda suportar o dia mal:
Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.
Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante.
Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará?
E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.
(Eclesiastes 4:9 ao 12)
Lucas e Paulo representam muito bem esta amizade que formou uma união até os últimos dias de Paulo. (2ª Timóteo 4: 6 ao 11, como foco no 11). Vemos que somente Lucas ficou ao lado de Paulo nos seus últimos dias de vida.
A união para vencer as lutas:
Satanás anda como leão, buscando a desunião acontecer, para tragar a ovelha desgarrada e solitária.
Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.” (1ª Pedro 5:8)
Outro bom exemplo é quando os judeus estavam reconstruindo os muros da cidade de Jerusalém, mas seus inimigos queriam ataca-los, então para não pararem as obras, eles a faziam com a espada em suas cinturas, mas devido ao tamanho do muro, um grupo ficava distante do outro, então se atacassem por uma zona, os das outras eram avisados pelo som da buzina e assim iam ajudar seus companheiros. Veja o texto:
E os edificadores cada um trazia a sua espada cingida aos lombos, e edificavam; e o que tocava a trombeta estava junto comigo.
E disse eu aos nobres, aos magistrados e ao restante do povo: Grande e extensa é a obra, e nós estamos apartados do muro, longe uns dos outros.
No lugar onde ouvirdes o som da buzina, ali vos ajuntareis conosco; o nosso Deus pelejará por nós.
(Neemias 4:18 ao 20)
Para vencermos as batalhas em nossas vidas, inclusive as espirituais, temos que estarmos unidos, unidos em família, em irmãos da mesma congregação e também a união entre igrejas.

É na união que Deus se faz presente:
Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” (Mateus 18:20)
Então o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa; falou, dizendo aos seus conselheiros: Não lançamos nós, dentro do fogo, três homens atados? Responderam e disseram ao rei: É verdade, ó rei.
Respondeu, dizendo: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho de Deus.
Então chegando-se Nabucodonosor à porta da fornalha de fogo ardente, falou, dizendo: Sadraque, Mesaque e Abednego, servos do Deus Altíssimo, saí e vinde! Então Sadraque, Mesaque e Abednego saíram do meio do fogo.
(Daniel 3:24 ao 26)
O texto em Daniel é uma tipologia bíblica sobre o texto em Mateus, pois aquele quarto homem na fornalha era Jesus em forma disfarçada, já que não tinha vindo a terra ainda e muito menos se revelado como Deus Filho.
Podemos ver outros exemplos de união entre os irmãos da fé que demonstram como Deus age e muito com tal coisa.

Exemplos: A amizade entre Jonatas e Davi, trouxe livramentos de morte a Davi (1º Samuel 22, todo). Paulo e Silas na prisão (Atos 15:25 e 26). A comissão dos 70 discípulos formando duplas (Lucas 10:1). 
Assim fica claro que é na união que Deus ordena bençãos, seja na família, ministério, igreja, profissional, casamento, amizade e etc. Temos que ter união com as pessoas, em todas áreas de nossas vidas, pois assim tudo será melhor, mais fácil e com as bençãos de Deus. 

Escrito pelo Pastor Luis Roldan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário