12 de agosto de 2013

RELAÇÃO ENTRE A FÉ E AS OBRAS

Muito se discute sobre fé e obras, uns acham que a fé é mais importante e outros acham que as obras são mais importantes, uns se apoiam em: “Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé.” (Romanos 1:17). E outros se apoiam em: “Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.” (Tiago 2:26)

O versículo de Romanos fala da salvação pela fé em Jesus Cristo. Já o versículo de Tiago, trata que se você tem fé, as obras tem que ser manifestas em sua vida. Tais como evangelismo, ajuda aos necessitados, orar pelas pessoas e etc. Caso contrário, sua fé de nada adiantará para a salvação.
A fé e as obras são ciosas fundamentais em nossa vida espiritual, porém cada uma tem seus papeis em diversas áreas. Vamos agora especificá-los.
Na conversão:
A fé tem papel fundamental na aceitação do evangelho e na conversão dos caminhos maus, para o caminho de Deus. Pois como uma pessoa vai aceitar, crer e seguir algo que não tem fé que seja verdade?

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura.
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” (Marcos 16:15 e 16)

Notamos que para mudança de vida, tem que crer no evangelho de Cristo, e para isso é necessário ter fé.

“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.” (2º Crônicas 7:14)


Só oramos, buscamos por aquilo em que temos fé e é esta fé que nos faz ver que temos que nos converter de nossos maus caminhos.
As obras de nada influenciam em sua conversão, pois as ações de caridade, evangelismo e etc. não afirmam que a pessoa realmente se converteu, ela pode apenas gostar de ajudar as pessoas ou até mesmo está se enganando ou sendo enganada por um pensamento errado.

Na Salvação: 
A fé na graça de Deus é o que nos salva, nos justifica e nos religa com Deus, para termos comunhão com Ele.
“Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.” (Gálatas 2:16)“Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.” (Romanos 3:24)
Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna. ” (Tito 3:7)
Somos salvos pelo Sangue de Jesus, pois é este sangue que nos justifica.

“Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.
Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.
E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação.” (Romanos 5:8 ao 11)

“E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência;
Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.
Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo, pois pela graça sois salvos, E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;” (Efésios 2:1 ao 9)

As obras não influenciam na salvação, pois somos justificados pela fé na obra redentora de Jesus Cristo, porém as obras são fundamentais para a manutenção de nossa condição de salvos até nos encontramos no céu com Cristo.

Na manutenção da salvação: A fé e as obras aqui exercem o mesmo valor, pois sem uma delas, a outra é vã.
Temos que prosseguir na fé, pois se esmorecermos na fé, vamos nos afastar de Deus, enfraquecer espiritualmente e começarmos a fazermos as obras da carne e no fim perderemos a nossa salvação. 

“Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.” (Mateus 24:13)

“Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim.” (Hebreus 3:14)
“Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.”
(Apocalipse 3:11)
“O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.” (Apocalipse 3:5)


Em Apocalipse 3:5 fica claro que aquele que vencer, ou seja, não desistir, este de maneira nenhuma terá seu nome riscado do livro da vida, porém aquele que desanimar seja na fé ou nas obras, este poderá ter seu nome riscado e perder a sua salvação em Cristo.
As obras são a manifestação da fé, fazer obras não quer dizer que tenha fé, porém se tens fé, que faça obras.

“Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.” (Tiago 2:18)
“Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada.” (Tiago 2:22)
“E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações,” (Apocalipse 2:26) 

Temos que com nossas obras demonstrar nossa fé, obras como evangelismo; ajudar ao próximo; pregar a Palavra; cuidar do templo de Deus; sermos gentis e honestos; vivendo em busca de santidade; cumprindo os mandamentos de Deus; perseverando em meio às tribulações da vida e sendo responsáveis com a obra de Deus.

“Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente...” (Jeremias 48:10)
“Dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Maldito o homem que não escutar as palavras desta aliança.” (Jeremias 11:3)

Fazermos-nos de surdos e não atentarmos a Palavra de Deus nos fará ficar de fora do céu, assim como aquele que faz a obra de Deus relaxadamente. Mas aquele que cumpre tudo do qual Deus falou, terá sua salvação.

“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.” (João 14:21)

Recompensas no céu:
Os galardões, ou recompensas, tanto faz o modo de falar, são algo que será dado por Deus a todo aquele que for salvo, a salvação vem pela fé, já a manutenção da salvação vem pela perseverança na fé e também pelas obras, porém o galardão é algo que virá pelas obras, o que tens feito para Deus e para com o próximo. Exemplos: se você tiver trabalhando na obra; se dedicando, sendo fiel aos mandamentos de Deus; ajudado o próximo; amado ao próximo; evangelizado as pessoas; pregado; cantado; renunciado o pecado; renunciado coisas em prol da dedicação pela obra; tiver adorado a Deus com palavras, coração e atos. Com certeza terá seu galardão bem grande, uma grande recompensa de Deus para a sua vida eterna, tanto no céu, quanto no milênio aqui na terra comandado por Jesus.

Escrito por Luis Roldan, líder do ministério avivados por Cristo.

3 comentários:

  1. Com certeza a fé e boas obras têm de caminhar de mãos dadas. Tem de ser inseparáveis na prática cristã. Afinal Está Escrito em 1 Coríntios 13:13 que maior do que a fé a o AMOR, e o amor não vale nada sem as boas obras por amor ao semelhante.

    Acaso Jesus não foi quem mais praticou as boas obras?

    Curou, consolou, ressuscitou mortos, limpou leprosos, lavou os pés de seus amigos, ensinou, deu-nos exemplos de vida e sua maior obra foi a de dar a vida por seus amigos que somos nós outros.

    Quando Jesus resumiu as 10 leis na lei do AMOR (resumir não é excluir), na sua sabedoria estava glorificando o amor de servidão aos semelhantes (boas obras).
    Além disso, Jesus revelou-nos cristalinamente o caminho da SALVAÇÃO PELAS BOAS OBRAS E A CONDENAÇÃO PELA FALTA DELAS Mateus 25:31 a 44.

    Na Parábola do Rico e Lázaro, Jesus mostrou a condenação pela falta de obras. Da mesma forma, mostrou ao Jovem Rico (Marcos 10:17) que a salvação tem duas condições sinequanon: A Obediência a Deus na guarda de seus mandamentos e a prática das boas obras de caridade aos semelhantes, principalmente aos mais necessitados.

    Para finalizar, pela Parábola do Samaritano, Jesus nos revela que mais vale uma boa obra de caridade a um necessitado que orar por mil horas sob o teto de um templo, pois no templo a corrente é favorável, mas o verdadeiro cristianismo se revela LA FORA, no nosso dia a dia. Assim fez o Samaritano: no seu dia a dia, condoeu-se de um ferido grave, em meio às pedras, longe do povoado. Sem titubear, colocou o ferido em sua montaria, levou até um curador, pagou as despesas médicas e ainda se prontificou a pagar mais, se preciso.
    Mas os dois personagens da Parábola preferiam fazer vistas grossas quanto ao homem ferido na desculpa esfarrapada que teriam de comparecer ao templo. Infelizmente ainda hoje existem muitos desses falsos religiosos do Senhor! Senhor!.e só isso....
    www.segundoasescrituras.com.br Na página 2 deste site, há 7 arquivos que se completam entre si:
    119 – O Tratado sobre as leis de Deus
    146 Colossenses 2:16 fácil de entender
    148 A maioria dos pastores evangélicos interpretam errado a Carta aos Gálatas
    150 Absolutamente nada funciona sem leis
    151 O fim da lei é Cristo, interpretado errado
    152 Segundo Jesus, as boas obras são parte imprescindível para a salvação
    153 Recado curto mostrando a verdade do sábado
    154 - As sete verdades sobre o sétimo dia

    Declaro que esse arquivo está licenciado automaticamente para publicações diversas, desde que todo o texto não seja alterado.
    Waldecy Antonio Simões walasi@uol.com.br ou netsimoes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Com certeza a fé e boas obras têm de caminhar de mãos dadas. Tem de ser inseparáveis na prática cristã. Afinal Está Escrito em 1 Coríntios 13:13 que maior do que a fé a o AMOR, e o amor não vale nada sem as boas obras por amor ao semelhante.

    Acaso Jesus não foi quem mais praticou as boas obras?

    Curou, consolou, ressuscitou mortos, limpou leprosos, lavou os pés de seus amigos, ensinou, deu-nos exemplos de vida e sua maior obra foi a de dar a vida por seus amigos que somos nós outros.

    Quando Jesus resumiu as 10 leis na lei do AMOR (resumir não é excluir), na sua sabedoria estava glorificando o amor de servidão aos semelhantes (boas obras).
    Além disso, Jesus revelou-nos cristalinamente o caminho da SALVAÇÃO PELAS BOAS OBRAS E A CONDENAÇÃO PELA FALTA DELAS Mateus 25:31 a 44.

    Na Parábola do Rico e Lázaro, Jesus mostrou a condenação pela falta de obras. Da mesma forma, mostrou ao Jovem Rico (Marcos 10:17) que a salvação tem duas condições sinequanon: A Obediência a Deus na guarda de seus mandamentos e a prática das boas obras de caridade aos semelhantes, principalmente aos mais necessitados.

    Para finalizar, pela Parábola do Samaritano, Jesus nos revela que mais vale uma boa obra de caridade a um necessitado que orar por mil horas sob o teto de um templo, pois no templo a corrente é favorável, mas o verdadeiro cristianismo se revela LA FORA, no nosso dia a dia. Assim fez o Samaritano: no seu dia a dia, condoeu-se de um ferido grave, em meio às pedras, longe do povoado. Sem titubear, colocou o ferido em sua montaria, levou até um curador, pagou as despesas médicas e ainda se prontificou a pagar mais, se preciso.
    Mas os dois personagens da Parábola preferiam fazer vistas grossas quanto ao homem ferido na desculpa esfarrapada que teriam de comparecer ao templo. Infelizmente ainda hoje existem muitos desses falsos religiosos do Senhor! Senhor!.e só isso....
    www.segundoasescrituras.com.br Na página 2 deste site, há 7 arquivos que se completam entre si:
    119 – O Tratado sobre as leis de Deus
    146 Colossenses 2:16 fácil de entender
    148 A maioria dos pastores evangélicos interpretam errado a Carta aos Gálatas
    150 Absolutamente nada funciona sem leis
    151 O fim da lei é Cristo, interpretado errado
    152 Segundo Jesus, as boas obras são parte imprescindível para a salvação
    153 Recado curto mostrando a verdade do sábado
    154 - As sete verdades sobre o sétimo dia

    Declaro que esse arquivo está licenciado automaticamente para publicações diversas, desde que todo o texto não seja alterado.
    Waldecy Antonio Simões walasi@uol.com.br ou netsimoes@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. em muitas coisas concordo contigo, porém a salvação não vem pela obra, sim pela fé, pela graça...a obra exterioriza a fé...a pratica da boa obra atua na manutenção da salvação. se fossemos salvos pelas obras, seriamos merecedores e não somos, somos dependentes da graça de Deus, e graça quer dizer favor imerecido.

      Excluir