4 de maio de 2013

PODE-SE PERDER A SALVAÇÃO POR NÃO EVANGELIZAR?

Muitos cristão são omissos na questão de evangelizar, apesar de Jesus falar que todos devemos evangelizar: "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado."
Marcos (16:15 e 16)
A desobediência a Deus pode sim levar a pessoa a não ser salva. 
Vamos ler agora o texto bíblico base para este texto que aqui escrevo.
"Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.
Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.
Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.
Portanto, pelos seus frutos os conhecereis." 
(Mateus 7:17 ao 20)
Deus nos avalia como uma arvore que produz ou não frutos, e caso venhamos a produzir frutos, Ele analisa a qualidade desses frutos. E assim como somos comparado a árvores, vemos no texto bíblico que se não produzimos bons frutos, seremos lançados no fogo, e este fogo representa o inferno, sendo assim, o cristão que como uma arvore não produz bons frutos, que é gerar mais cristãos, ou seja, um crente em Jesus Cristo que não evangeliza as pessoas para que elas venham a aceitar Jesus como seu Senhor e Salvador, ele pode sim perder sua salvação.
Caso a pessoa pregue Jesus Cristo e a outra pessoa não aceitar Jesus e não se arrepender de seus pecados, quem pregou estará inocente do sangue da outra que vier a perecer e ir pro inferno.
Irmãos, não se engane, não perca sua salvação, e não percam a chance de evangelizar, ganhar uma pessoa pra Jesus  é a coisa mais linda que existe, é gratificante.
"Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento." 
(Lucas 15:7)
Vamos promover festa de anjos, vamos ganhar pessoas pra Jesus, para elas vivam no céu conosco e nosso Senhor.

Escrito por Luis Roldan. 

22 comentários:

  1. Luis Roldan eu não acho que esta certo a pessoa perder a salvação por que não evangeliza, Jesus morreu para que possamos ser perdoados dos nossos pecados, portanto seriamos perdoados também por não evangelizar, e quando a bíblia fala de frutos, imagino que sejam as atitudes e decisões e coisas do coração, e não somente a evangelização.
    Não quero que pense que eu estou desvalorizando o seu texto, você é o bacharel em teologia, eu sou apenas um recém convertido, escrevi este comentário para saber a sua opinião com relação ao que eu disse. Deus te abençoe irmão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi irmão, claro que Jesus morreu e ressuscitou para nós termos direito a perdão de pecados, porém depois de aceitar Jesus, termos que nos arrepender de todo pecado que viermos a cometer.
      A Bíblia fala em outros textos que o seremos cobrados do sangue daqueles aos quais tivemos chances e não evangelizamos.
      exemplo = Ezequiel 33: 1 ao 9.
      A maior responsabilidade da igreja é evangelizar.
      espero ter ajudado e fica na paz do Senhor.

      Excluir
    2. entendo agora, obrigado pela resposta. paz do Senhor.

      Excluir
    3. Então, podemos segundo seu comentário viver uma vira desregrada, pois Jesus morreu por nossos pecados? Nada disso , Paulo escreve algo sobre essa linha de pensamento
      1. O que diremos então? Continuaremos a pecar para que a graça de Deus aumente cada vez mais?
      2. Naturalmente que não! Nós, os que morremos para o pecado, como deveríamos continuar vivendo nele?
      3. O poder do pecado sobre nós foi quebrado quando fomos batizados em sua morte.
      4. No batismo fomos sepultados com ele na morte para que, assim como Cristo foi ressuscitado pelo Pai com poder glorioso, também nós vivamos uma vida nova.
      5. Vocês se uniram com ele na sua morte e ressuscitarão como ele ressuscitou.
      6. Os antigos desejos malignos de vocês foram pregados na cruz juntamente com ele; aquela parte que em cada um de vocês tem a tendência de continuar pecando foi esmagada e mortalmente ferida, de maneira tal que esse corpo, amante do pecado, não está mais sob o controle do pecado e não necessita mais ser escravo dele.
      7. Quando vocês morrem para o pecado, libertam-se de todos os seus atrativos e do seu poder sobre vocês.
      8. E visto que morremos com Cristo, cremos que participaremos da sua vida nova.
      9. Cristo ressuscitou dentre os mortos e não poderá morrer outra vez: a morte não tem mais poder algum sobre ele.
      10. Ele morreu de uma vez por todas, a fim de acabar com o poder do pecado, e agora vive para sempre em contínua comunhão com Deus.
      11. Portanto, considerem-se mortos para o pecado, enquanto, por outro lado, estão vivos para Deus, em Jesus Cristo.
      12. Não deixem que o pecado controle esse corpo mortal de vocês; e não cedam aos seus desejos pecaminosos.
      13. Não deixem que nenhuma parte de seus corpos seja instrumento de injustiça. Antes, entreguem-se inteiramente a Deus, pois vocês voltaram da morte para a vida. Sejam, portanto, instrumentos de justiça nas mãos de Deus.
      14. Nunca mais o pecado deverá voltar a dominar vocês, pois agora vocês não estão mais debaixo da Lei, mas livres sob a graça de Deus.
      15. Isso significa que agora nós podemos ir avante e pecar sem nos incomodarmos com o pecado, pois nossa salvação não depende de guardar a Lei, mas de receber a graça divina? É claro que não!
      16. Será que vocês não compreendem que podem escolher seu próprio senhor? Podem escolher o pecado que leva a morte ou então a obediência que leva à justiça. Aquele a quem você mesmo se oferecer, este será o seu senhor, e você será escravo dele.
      17. Mas, graças a Deus, que vocês, embora antigamente tivessem escolhido ser escravos do pecado, agora obedecem de todo o coração ao ensino que Deus lhes entregou.
      18. E agora estão livres do velho senhor, o pecado; e tornaram-se escravos do novo senhor, a justiça.
      19. Falo dessa maneira, utilizando-me da ilustração de escravos e senhores, porque é fácil de compreender: Tal como vocês costumavam ser escravos da impureza e da maldade que leva à maldade, assim também agora é preciso que vocês se deixem escravizar pela justiça que leva à santidade.
      (Romanos, 6)

      Excluir
    4. Sou servo do senhor Jesus a muitos anos, tenho muita dificuldade com a pronúncia das palavras, é verdade sim que o ide de Jesus é uma realidade bíblica, só que não podemos condicionar a salvação com o fato de desempenhar tarefas no reino Deus, a salvação é o reconhecimento da situação pecaminosa e crer que só Jesus pode perdoar pecados, salvação não é por obras, e por graça e graça é favor não merecido.

      Excluir
  2. de nada irmão...fico feliz em ter ajudado :D
    fica na paz do Senhor

    ResponderExcluir
  3. Amigo não queria também desvalorizar seu texto, mas acho que houve um equívoco. O senhor está falando de PERDA DE SALVAÇÃO ou em NÃO EVANGELIZAR?
    Acredito que não evangelizar é uma falha muito grave no caráter do cristão, como o senhor mesmo expôs nos versículos bíblicos usados. Tão grave que é de se duvidar que um cristão verdadeiro diga que não ama evangelizar, porque Deus ama isso. Porém afirmar que o cristão perde a salvação por não evangelizar é forçar uma interpretação desses textos expostos.
    O raciocínio mais cabível seria:
    1.NÃO EVANGELIZAR: Falha no caráter do cristão, que precisa ser mudada
    2.NÃO EVANGELIZAR É PECADO?: Sim. Pecamos nos opondo a vontade e ordem de Deus.
    3.O CRISTÃO PERDE A SALVAÇÃO?: Sim.
    4.O CRISTÃO PERDE A SALVAÇÃO POR PECAR?: Não. Apenas um pecado é para a morte(Marcos 3:22-30)
    5.ENTÃO EU POSSO PECAR A VONTADE?: Leia Romanos, Paulo responde a mesma pergunta.
    6.E QUANDO UM CRISTÃO PERDE A SALVAÇÃO?: Quando retira de Jesus Cristo a razão e sustentação dessa salvação.

    Acredito, que não dá pra relacionar o pecado de NÃO EVANGELIZAR, com a PERDA DA SALVAÇÃO. Porque a salvação não se perde por pecar. Agora eu vou confiar que o senhor seja maduro o suficiente pra não considerar que a minha afirmação ao falar que A SALVAÇÃO NÃO SE PERDE POR PECAR, signifique que a salvação não requer abandono do pecado.

    Que Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá irmão (ã)você mesmo disse que não evangelizar é pecado, porém sabemos que se vivermos na prática do pecado, perdemos sim a nossa salvação.
      a salvação é dada de graça quando aceitamos Jesus como nosso Senhor e Salvador, porém a manutenção de nossa salvação é responsabilidade nossa., temos que viver fora da pratica constante do pecado e nos arrependermos de quando pecamos.além de continua busca por Deus, lendo a bíblia e orando.
      Então desobedecer a ordem de Deus é pecado, e evangelismo é uma ordem e a maior missão da igreja (todo servo de Deus).
      bem, eu vejo assim...
      mas gostei de você ter comentado, continue lendo e comentando, opiniões são para serem dadas, isso é bom para mim, para você e para todos os leitores.
      abração e fica na paz.

      Excluir
    2. você esta equivocadamente errado por que e muito fácil colocar a culpa no cristão por não evangelizar a outra pessoa. hoje em dia existe farias formas de evangelizar uma pessoa ate mesmo pelo youtube pelos rádios pela televisão e essas pessoas ouviram todos esses chamados NÃO QUISERAM DAR OUVIDOS E AGORA A CULPA E DO OUTRO QUE NÃO O EVANGELIZOU muito fácil você não acha não pessoa peca, peca, peca e depois coloca a culpa no outro que não o alertou sera mesmo que nos tempos atuais essas pessoas realmente não são alertadas? sera mesmo que essas pessoas não conhece o JESUS CRISTO duvido tem vários videos no youtube fazendo isso mesmo alertando essas pessoas mas eu duvido que elas querem dar ouvidos.Nos tempos atuais não podemos dizer que essas pessoas não são alertadas pois elas são só que precisa querer e muitos não querem.não estou dizendo que não devemos evangelizar devemos si fazer a nossa parte fala de Jesus Cristo para o próximo mas não depende apenas de nos mas do outro que recebe essas palavras.

      Excluir
  4. Olá irmão... E se uma pessoa que se arrepende no leito de morte vai pró céu, ela não produziu nenhum fruto bom....e mesmo assim vai pró céu... acredito que frutos tem relação mais com galardão do que com salvação... Acredito que a árvore que não da bons frutos no sentido de profanar, trazer calúnia a igreja e a Deus e outras mais...esses sim perdem a salvação... Não creio que o fato de não evangelizar somente seja motivo de ir para o inferno...mas o que terá no céu será de acordo com seus frutos...espero que tenha entendido meu ponto de vista...DEUS abençoe!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. paz...gera fruto quem tem tempo...o primeiro fruto que temos que gerar é reconhecer Jesus como Senhor e Salvador. se a pessoa morre logo em seguida, assim como o ladrão da cruz, logo essa pessoa não teve tempo em fazer outras coisas.
      em ezequiel vai nos falar que aquele que não fala ao pecador para se arrepender, esse será cobrado pelo sangue do que pereceu no pecado.
      evangelizar, falar de jesus e sua salvação para os de mais é ordenança Dele. Mc 16:15 e 16. não faze-lo é desobediência.
      "Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
      Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?"
      Romanos 10:13,14

      Excluir
  5. Olá Irmãos. Sou Jeffrey S. Lima, congrego na Igreja Batista de Guaíba, Rio Grande do Sul. Pois bem teremos um debate em nossa igreja, justamente a respeito deste tema. Primeiro queria agradecer a Deus por você Luis Roldan, pois me faltava o argumento no velho testamento.
    Na verdade nosso debate será em cima do tema. Crente de banco, vai para o céu? Ficar inerte no Reino de Deus, levará a pessoa a ser salva??
    Pois bem Ezequiel 33 como bem colocou o irmão nos traz uma visão do velho testamento apontando para Jesus que é o nosso grande Salvador, no texto relatado como Filho do Homem. Em Ezequiel 33:2 diz, quando eu trouxer a ESPADA contra uma TERRA... mais adiante diz que será função do SENTINELA, AVISAR o povo...
    Pois bem, quem é a espada citada no texto? E quem é o Sentinela???
    Encontramos em Mateus 10:34 "Não pensem que vim trazer PAZ a terra, mas vim trazer a ESPADA". Jesus se intitula a espada, a palavra, a Salvação.
    Neste mesmo texto, o Próprio Cristo diz em Mat 10:32 "Quem pois me confessar diante dos Homens, eu o confessarei diante do Pai" e no 33 ele diz "Quem me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do Pai".
    Então entramos em uma outra profundidade da pergunta. Em algum lugar da Bíblia, encontramos EXPLICITAMENTE que o objetivo do CRENTE é ir para o CÉU??
    Confesso que ainda não o encontrei. Encontro o próprio CRISTO mencionando que aquele que PERMANECER em MIM, esse ENTRARÁ no REINO DOS CÉUS. Irmãos parece a mesma coisa, mas não é. O nosso objetivo como Cristãos, não é IR PARA O CÉU, e sim PERMANECER em CRISTO. E como haverá o dia deste mundo passar, quando isto acontecer... Aqueles que aqui PERMANECERÃO em Cristo, serão levados a PERMANECER com ELE nos CÉUS.
    Para fechar meu raciocínio pergunto aos irmãos. Aquele que nega o IDE de Cristo, pode permanecer com ELE? Se você Levantar, Andar e Deitar na presença do Senhor todos os dias será impossível que o Espírito Santo não o use para anunciar as BOAS NOVAS...
    Deus abençoe a todos e espero ter contribuído assim como os irmãos me adicionaram...

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só para trazer uma base bíblica ao Permanecer...

      João 15:5 "Eu sou a videira; vocês os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma!.

      Abs

      Excluir
    2. Olá pastor, tivemos este debate hoje em nosso estudo bíblico, quando em Ezequiel 3 como mencionado diz e o sangue dele (sangue significa vida) vou cobrar de suas mãos. Já da para entender bastante e como meu pastor sempre ilustra
      Um menino achou um favo de mel na floresta e veio comendo e o seu pai vindo ao seu encotro lhe perguntou
      - está bom? É gostoso?
      E o menino não sabia explicar o pai em suas palavras, apenas enfiou a sua mão ao favo e colocou na boca do pai
      Resumindo, você foi liberto e experimentou da água da vida e não pode oferecer a outros? Se não tem palavras para falar use seu testemunho.

      Excluir
    3. meu Deus....que coisa linda...o exemplo é perfeito

      Excluir
    4. Amém, também creio e ainda acrescento que quem não evanjeliza não ama e se esqueceu que é o segundo maior mandamento , amar o proximo como a ti mesmo!queira ver seu proximo salvo.

      Excluir
  6. Não se ganha a salvação por obras e nem se perde a salvação por obras
    Ja que é um dom de deus e também pela graça é um favor de deus isso acontece quando o indivíduo crer de todo o coração : -quem crê e for batizado será salvo .
    É claro que o crente prestará contas de todas as suas obras e omissões porém esse prestar de contas é para provar as suas obras mais nunca para perder a salvação uma vez que a mesma é pela FÉ em Cristo Jesus .
    Portanto o julgamento das obras do crente ( salvo ) implica mais na questão do galardão que Cristo dará a cada um segundo o que tiver feito ou não feito na terra
    Uns terão galardão maior ,outros menor JÁ outros nenhum galardão essa é cobrança que Jesus fará, porém jamais mandará um crente salvo para o inferno por não evangelizar.

    ResponderExcluir
  7. exatamente kra,quando eu vejo esse tipo de pensamento de salvação pelas obras nos evangélicos penso pra quer ser protestante então? antes ser católico que pelo menos não precisa dar dízimo hiauhaijahai

    ResponderExcluir
  8. Que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma. Primeiro temos que lutar pela nossa salvação, depois evangelizar com paz aqueles que sentirmos e vemos que não conhecem o evangelho, Enoque andou com Deus, aquele que perseverar até o fim será salvo.

    ResponderExcluir
  9. Toda essa discução, so digo uma coisa não há possibilidade de um filho de Deus nascido de novo em cristo jesus, não pregar o evangelho é impossivel pois o mesmo Deus e pai deseja q todos 1 TM2:4 venham a ser salvo. e se temos o ESPIRITO DE DEUS desejaremos levar mais pessoas ao nosso PAI para o alegrar, pois a festa no ceu quando um pecador se arrepende!!!! lucas 15:7.

    ResponderExcluir
  10. Ninguém perde a salvação por não evangelizar, mas perder pôr não têr amor pelas almas que estão se perdendo.
    Porque amor é um dos maiores mandamentos....

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde com Jesus Cristo irmãos o ide é um dos mandamento de Cristo é uma ordem e a obediência está acima de qualquer sacrifício o filho que não faz a vontade do pai são rebeldes e os rebeldes não serão salvos pare de desculpas quem verdadeiramente está salvo quer salvar se você não tem esse amor pela as almas ore pessa ao espírito santo para remover do seu coração a timidez o egoísmo pare de só olhar pra você a maior fome no mundo hoje é da palavra de Deus vamos olhar para os vales de ossos seco que as vezes somos mesmos ossos nos só damos o que temos eu mim chamo Francisco moro em trindade São Gonçalo Rio de Janeiro fiquem com Deus abençoe

    ResponderExcluir