29 de maio de 2012

QUANDO O QUE É SEU RETORNA PARA TI, VEM MELHOR

"E foi um homem da casa de Levi e casou com uma filha de Levi. E a mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses. Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos(um sexto), e a revestiu com barro e betume; e, pondo nela o menino, a pôs nos juncos à margem do rio. E sua irmã colocou-se de longe, para saber o que lhe havia de acontecer. E a filha de Faraó desceu a lavar-se no rio, e as suas donzelas passeavam, pela margem do rio; e ela viu a arca no meio dos juncos, e enviou a sua criada, que a tomou. E abrindo-a, viu ao menino e eis que o menino chorava; e moveu-se de compaixão dele, e disse: Este menino é dos hebreus. Então disse irmã do menino à filha de Faraó: Irei chamar uma ama das hebreias, que crie este menino para ti? E a filha de Faraó disse-lhe: Vai. Foi, pois, a moça, e chamou a mãe do menino. Então lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino, e cria-mo; eu te darei teu salário. E a mulher tomou o menino, e criou-o.E, quando o menino já era grande, ela o trouxe à filha de Faraó, a qual o adotou; e chamou-lhe Moisés, e disse: Porque das águas o tenho tirado." (Êxodo 2: 1 ao 10) 


Este texto fala do nascimento e criação de Moisés, filho de uma mulher chamada Joquebede, devido ao povo de Israel ser escravo no Egito neste época, e o faraó ter mandado matar os filhos homens daquele povo, por medo de uma futura revolta contra ele, por isso Joquebede com intuito de salvar seu filho ou até mesmo não vê-lo morrer, o colocou num sexto para talvez pela provisão de Deus de alguém cuidar de seu filho.
A correnteza do rio Nilo levaria o menino para o mar Mediterrâneo, e o palácio de faraó, onde a princesa morava era na direção contrária, mas Deus fez um milagre e o sexto com o menino foi até as proximidades de palácio. OBS: não me pergunte como, afinal milagre não se explica, se não deixaria de ser milagre.
Joquebede estava aparantemente destinada a viver sem o seu filho caçula, mas Deus fez o que era dela voltar para ela. e de forma ainda melhor do que seria inicialmente, deixe-me explicar.
Joquebede, criaria o seu filho Moisés debaixo da escravidão dos egípcios, mas quando a princesa acha o menino no rio e se afeiçoa a ele, e quer cria-lo, mesmo indo contra o ordem de faraó para que o menino fosse morto e ainda provavelmente usou o amor de seu pai por ela para convence-lo, já que a mesma era a única filha mulher que faraó possuía, e recolhe mas o menino não para de chorar e Miriã, que é a irmã de Moisés, que acompanhou pela margem do rio durante 3 dias o cesto com seu irmão sendo levado até aquele ponto, perguntou a princesa se ela queria que Miriã chamasse uma mulher do povo hebreu para criar o menino hebreu, a princesa prontamente aceita. Lógicamente Miriã chamou a sua mãe, ou seja, Joquebede, para criar Moisés, assim o menino voltou para seus braços, claro sem ser revelado que era ela a mãe do mesmo. 
Assim a princesa ordenou que Joquebede leva-se e criasse o menino até ele ser mais velho. Mas vem as perguntas. Levasse para onde? criasse aonde?
Simples, aonde Joquebede morava, lá Moisés foi criado e educado, por isso nunca se esqueceu dos hebreus e de seu Deus, tanto que o resto da história não preciso falar que todos conhecem.
Mas deixa-me contar porque a volta de Moisés aos braços de sua mãe foi gloriosa.
O menino seria morto, e mesmo se a tal lei não existisse, ele seria um escravo, família com poucos recursos. Porém ao Moisés ser como filho adotivo da princesa de faraó, você acha mesmo que ela deixaria Joquebede levar o menino andando por um caminho de 3 dias ou até mais devido está carregando um bebê? Claro que não Ela foi levado com Moisés e Miriã, numa carruagem real, recebeu salário para cuidar da criança, comida, mantimento, seguranças particulares vindo do exército egípcio para cuidar dela, da casa e do menino.
O que quero dizer é que tudo que é seu e que foi perdido, seja felicidade, paz, família, casamento, ministério na obra de Deus, unção, amizades, vida sentimental, estabilidade financeira, saúde, seja lá o que for que você tenha perdido, quando Deus operar os milagres Dele na sua vida e restituir tudo que foi perdido, virá em porção maior e melhor, com bençãos extras acompanhado a sua restituição.
Deus ti dará tudo de volta e de forma melhor, mais gloriosa e com pessoas certas para está com você nesta vitória e nas consequências(bençãos) que acompanham a vitória.


Escrito por Luis Roldan.

Um comentário:

  1. Excelente estudo! Com ele é assim, onde fomos derrotados ele nos faz voltar para vencermos!

    ResponderExcluir