1 de novembro de 2011

NOME DE DEUS E SUAS CARACTERÍSTICAS.

Muitos citam a trindade como Deus Pai, Deus Filho com o nome de Jesus Cristo e Deus Espírito Santo, mas sem saber o nome de Deus Pai, assim Ele fica sendo o único não identificado entre os três. Por isso trago este texto com o nome verdadeiro de Deus Pai e características que o acompanham.
Seu nome foi praticamente escondido na Bíblia, substituído para Senhor, como uma forma respeitosa de tratar-lo, isso tudo porque os judeus tinham medo falar seu nome e pecar contra o 3º dos 10 mandamentos de Deus, que é: não falarás o nome de Deus em vão. Mas claro que usar o nome de Deus erradamente e em vão é usa-lo dizendo que Deus falou, mostrou ou mandou sem Ele ter falado, mostrado ou mandado nada, ou seja, para seus próprios interesses.
Mas vamos direto ao tema que é o nome de Deus. Seu nome é Yahweh, talvez você veja ele traduzido para Iavé, até mesmo para Javé, chegando ao mais comum que é Jeová. Claro que é tudo transliteração do nome original que é Yahweh. 
Seu nome muitas vezes é dito juntamente com qualidades e atribuições do próprio Deus, vejamos:
Yahweh / Jeová Jireh = Deus provedor, Deus de provisão.
Yahweh / Jeová Nissi = Deus é nossa bandeira.
Yahweh / Jeová Shalon = Deus é paz, Deus de paz.
Yahweh / Jeová Sabbaoth = Deus ou Senhor dos exércitos.
Yahweh / Jeová Macadeshcem = Deus que vos santifica.
Yahweh / Jeová Raah = Deus é meu pastor.
Yahweh / Jeová Tsidkenu = Deus é nossa justiça.
Yahweh / Jeová Shammah = Deus está ali.
Yahweh / Jeová Elohim = O Senhor, Deus de Israel.
Yahweh / Jeová Rafá = O Deus que cura.
Outros modos de se referir a Deus são:
El Elyon = Deus altíssimo.
El Olam = Deus eterno
El Shaddai = Deus todo-poderoso. 
Isso porque o prefixo El quer dizer Deus, consequentemente o restante do nome tem como significado suas respectivas características.
Este estudo mesmo que pequeno vem a nos mostrar não só o nome verdadeiro de Deus Pai, mas principalmente as características da pessoa Yahweh, como Ele é bondoso, misericordioso, como nos defende, nos guarda, como é poderoso, como nos guia, como nos dá paz e como luta por nós.
Ame-o, sirva-o de coração, busque está mais perto Dele, pois que Ele é fiel para lhe dá a todos as bênçãos que Ele tem para ti e sua família. 


Escrito por Luis Roldan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário