10 de setembro de 2011

APRENDENDO COM OS SERAFINS(ANJOS)

Os Serafins são uma das três classes de anjos, junto com os querubins e arcanjos. esta classe de anjo só é citada uma vez na Bíblia, isso em Isaías capítulo 6, lembrando que o intuito desse texto não é exaltar os anjos e mostrar um ensinamento implícito na tal passagem bíblica. Vejamos o texto:
"No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo.
Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam.
E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.
E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.
Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos.
Porém um dos Serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;
E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniquidade foi tirada, e expiado o teu pecado."


A palavra Serafim quer dizer: seres ardentes, ou seja, são anjos de fogo, são eles como vemos que são responsáveis pela exaltação a santidade de Deus. Suas tarefas estão ligadas a purificação, claro que somos purificados pelo sangue de Jesus, mas quando Deus quer enviar um anjo para fazer a purificação de algum lugar ou de algo, Ele envia um Serafim.
Vemos na passagem a aparência dos Serafins, que eles possuem 6 assas, que duas ele usam para cobrir o rosto, duas para cobrir os pés e duas para voar, e é ai que está todo o ensinamento, na aparência deles. vejamos porque:

  • as assas cobrindo o rosto, é porque eles cobrem o rosto quando estão diante de Deus, em sinal de reverência, para que a luz(glória) de Deus reflita sobre suas assas. Assim deve ser todos nós, devemos ter reverência diante de Deus, respeitando a Ele e a seus mandamentos, principalmente quando estamos dentro da casa de Deus(igreja), as pessoas muitas vezes vão ali como se fosse um clube apenas para ter um contato social com os outros membros, quando ali é o lugar de adorarmos ao Deus todo poderoso. Também cobrem o rosto para a glória de Deus reflita neles e apareça mais do que eles mesmo, assim devemos ser, não nos preocupar em aparecer, mesmo que estejamos a frente de algum trabalho na igreja ou no mundo, sempre sabendo que somos instrumento de Deus para que o nome Dele seja exaltado, e tudo de bom que acontecer conosco, devemos dá a glória e a honra ao nosso Deus, tanto ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
  • as assas cobrindo os pés, são um demonstrativo de como devemos atentar por onde estamos andando, ou seja, a direção que estamos dando a nossas vidas, as escolhas que estamos fazendo, será que estamos andando por lugares que desagradam a Deus? Será que temos feito nossas escolhas de acordo com a vontade Dele e da Sua Palavra(Bíblia) ? evite andar por uma vida de pecado, siga o caminho de Deus, o caminho da santificação. "Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor".(Efésios 1:4)
  • as assas que usam para voar são descritas por ultimo com a finalidade de demonstrar que primeiro devemos ter reverência e dá glória a Deus, depois ter uma vida correta diante de Deus, não andando numa vida de pecados, ai sim voaremos a na plenitude de Deus, vivendo acima da média, principalmente na vida espiritual, além de todas as áreas de nossas vidas, sendo bem-aventurados em tudo que fizermos, tendo a paz que excede todo o entendimento e prosperando em tudo em que colocarmos as mãos, tendo ainda a possibilidade de recebermos mais e mais das bênçãos espirituais e ministeriais que Deus tem para nós, dons espirituais, talentos, revelação dentro da Palavra e etc. 
Conclusão: cubra seus rostos com a reverência a Deus, viva para a glória Dele, faça as escolhas de acordo com a Bíblia(para isso é necessário ler-la) , evite pecar, mas se pecar, arrependa-se e peça perdão a Deus que Ele perdoará, quando tudo isso acontecer, voará nas assas das bênçãos de Deus para você.


Escrito por Luis Roldan.

29 comentários:

  1. muitom bom luiz,deu pra mim complementar o que eu já sei, obrigado Senhor pela a vida do Luíz Roldan! Nilton Leão, de Macapá Ap

    ResponderExcluir
  2. muito bom cheguei a uma conclusão melhor do eu ja imaginava deus continue abençoado vc/

    ResponderExcluir
  3. muito obrigado pelos cumprimentos e elogios, louvado seja Deus por isso e pela vida dos irmãos, é bom este incentivo. Deus os abençoem em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem email? Às vezes eu prego, porém, sou jovem e pensei que você poderia me ajudar com alguns textos!

      Excluir
    2. oi, tenho sim: teologoluisroldan@hotmail.com
      no que puder te ajudar, to ai.

      Excluir
  4. gostei da explicação simples e de fácil entendimento o que estava procurando, deus abençoe

    ResponderExcluir
  5. Grato amigo por informações tão valiosas. Luz e Paz! jbconrado*

    ResponderExcluir
  6. gostei...compartilharei e vou juntar com outras ideias sobre esse texto

    ResponderExcluir
  7. Este estudo foi muito bom porque meu pastor comecou a falar sobre os anjos e eu entrei para obter mais informacoes. DEUS TE ABENCOE! Maria.

    ResponderExcluir
  8. Só sei que quando os verdadeiros adoradores subir, que todos Nós em Cristo, veremos todos os seres criados por Deus, pois lá no terceiro céu não existe só seres angelicais não, tem outros seres, fiquem na, paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. além do Pai, Filho e anjos....quais mais tem?
      claro tem há cavaleiros celestiais, há cavalos....
      mas fiquei curioso com sua resposta

      Excluir
    2. Olá Luiz
      Fale sobre esses cavalos e cavaleiros celestiais por favor. Shalon

      Excluir
    3. Olá Luiz
      Fale sobre esses cavalos e cavaleiros celestiais por favor. Shalon

      Excluir
    4. Tem os 24 anciãos e os 4 seres viventes

      Excluir
    5. Ezequiel os querubins com 4 faces tbm a paz.

      Excluir
  9. Muito bom a explicação, facil entendimento.... Deus o abençoe e continue te usando para a glória Dele.

    Diaconisa Karla

    ResponderExcluir
  10. Muito bom a explicação, facil entendimento.... Deus o abençoe e continue te usando para a glória Dele.

    Diaconisa Karla

    ResponderExcluir
  11. Deus e tremendo maravilhoso Santo Poderoso..Aleluia

    ResponderExcluir
  12. maravilhosa palavra, gostei das palavras usadas sou um jovem buscando seguir a missão do pastoreio e são palavras simples de fácil entendimento sem muita complexcidade, muitos acham que palavras dificeis deixa a pregação melhor, uma boa pregação e quando todos entendem o que Deus nos fala.
    Sou de marabá-Pá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado Enzo pelas palavras...que Deus lhe capacite e lhe use.

      Excluir
  13. Que Deus continue te abençoando e te capacitando cada vez mais varão. Obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado, que Deus lhe abençoe também.
      continue lendo e compartilhe com amigos

      Excluir
  14. Ola Paz do senhor Luis Roldan, nossa amei a explicação, ja lhe e relhe essa passagem e mas so hoje tive a curiosidade de pesquisa o que significa as ações dos anjos a posição da suas assas. e fui muito feliz em para na sua pagina. Que Deus abençoe. Abraços Baruk Ps

    ResponderExcluir
  15. Paz do senhor homem de Deus palavras de sabedoria vinda do trono da graça! Peço também que nos traga uma palavra sobre os cavaleiros e seus cavalos que comentou que está sobre os céu

    ResponderExcluir
  16. Tinha uma grande duvida a respeito das dos asas que cobriam os rostos ...pensava que os serafins cobriam o rosto do Senhor ou seja colocar as asas na cara (rosto) de Deus mas ficou bem claro q eles tapavam seus rostos amem obrigado

    ResponderExcluir