Porém, será que é isso mesmo que a Bíblia aponta?
O texto muito usado para alegar que Deus seria o autor do mal é Isaías 45: 1 ao 7, principalmente o versículo 7. Vejamos:
"Assim diz o SENHOR ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações diante de sua face, e descingir os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão.
Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortuosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro.
Dar-te-ei os tesouros escondidos, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome.
Por amor de meu servo Jacó, e de Israel, meu eleito, eu te chamei pelo teu nome, pus o teu sobrenome, ainda que não me conhecesses.
Eu sou o Senhor, e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que tu não me conheças;
Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o Senhor, e não há outro.
Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas. (Isaías 45:1-7)
Reparemos que para analisar um texto, precisamos analisar seu contexto imediato, que são os versículos próximos, também o contexto histórico e também analisarmos o texto de acordo com outros textos que tratem do assunto, entre outros critério de análises, mas vou focar nestes três que citei. Ao lermos o texto bíblico a cima, vemos que Deus ta usando o profeta Isaías para profetizar a libertação do povo de Judá do cativeiro babilônico, cativeiro que ainda iria acontecer, mas Deus já estava falando da libertação, profecia que se cumpriu cerca de 200 anos depois.
A Babilônia tinha levado cativa uma boa parte do povo de Judá (parte sul do território de Israel), Isso lemos no livro do profeta Jeremias e em lamentações de Jeremias, depois de passadas algumas décadas, Deus dá condições do império medo-persa, comandado por Ciro de entrar na Babilônia, a derrotar e agora Ciro toma conhecimento da profecia e liberta o povo. Mas reparem que o texto diz que Deus deu condições de Ciro vencer a batalha, o contexto histórico trata de uma guerra, que para o exército babilônico foi uma calamidade, dentro deste contexto o mal ali fala de calamidade, tanto que na tradução NVI no versículo 7 a palavra mal é traduzida como desgraça.
Já no contexto imediato, que é a análise dos versículos próximos do principal a ser analisado, no caso o 7, vemos que nenhum momento o texto trata de pecado, sim de vitória e derrota em guerra. No versículo 7 há um contrante constante nos texto entre palavras como luz e trevas, paz e mal. Dentro do contraste de paz e mal, percebemos que o contrário de paz não é pecado, e dentro desse contexto os melhores antônimo a se encaixarem aí seriam guerra, conflito e crise.
Logo, fica claro que o texto em nenhum momento fala que Deus é autor do pecado e sim fala de calamidades, onde na Bíblia vemos diversas calamidades que vem como consequência, castigo pelo pecado.
Deus tem como atributo de caráter a santidade, Ele é Santo e não compactua com pecado.
Um texto relacionado a isso é 1 João 1: 5 ao 7:
"Esta é a mensagem que dele ouvimos e transmitimos a vocês: Deus é luz; nele não há treva alguma.
Se afirmarmos que temos comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade.
Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado."
O apóstolo João fala de parte da mensagem mensagem do evangelho, onde na mesma ele fala da essência de Deus, que é Luz e Nele não há nenhuma trevas, se analisarmos os versículos veremos que essa palavra trevas refere-se ao pecado, Deus não tem em si prazer no pecado, nem é desejoso que o mesmo aconteça e nem que pratiquemos o pecado, pois se andarmos no pecado, não teremos comunhão com Ele, mas se andarmos na luz, nos seus caminhos, onde o Salmos 119:105 diz que a Palavra de Deus é luz para nossos caminhos, teremos comunhão com Ele, com os irmãos em Cristo e assim, Jesus nos purifica de todo pecado, isso porque o desejo de Deus é que sejamos limpos do pecado, Ele não faz o homem pecar. Deus não é autor do mal moral (pecado).
Escrito pelo pastor Luis Roldan.
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