12 de abril de 2017

POR QUE QUANDO DEUS FECHA A PORTA É BOM?

Além de sabermos que tudo que Deus é bom, quero explicar baseado em alguns parâmetros bíblicos para não parecer clichê. Primeiramente quero me basear em um texto, que está em Apocalipse 3:7 que diz assim:
"E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre."
Vamos falar do contexto histórico do texto, pois neste momento Jesus falava ao apóstolo João, o qual Ele tinha arrebatado ao céu para lhe mostrar e falar sobre acontecimentos presentes da época e do futuro. Então nos 2 primeiros capítulos do livro, Jesus fala pra João entregar mensagens aos líderes (aqui chamados de anjos da igreja) de 7 igrejas locais na Ásia menor, dentre e essas igrejas, estava a de Filadélfia, e se falarmos do contexto imediato do texto, vemos uma igreja que não recebeu reprimenda do Senhor, só elogios e incentivos, tanto que no versículo 8 já vemos Jesus incentivando a tal igreja.
Dentro desse incentivo, Jesus está dizendo que Ele tem toda autoridade, inclusive para abrir portas e fechar portas. Quando falamos de portas abertas lembramos logo de providência de Deus, de bênçãos e etc. Porém quando falamos de portas fechadas se convencionou a pensar em coisas ruins, como falta de oportunidade, falta de emprego e etc.Mas perceba que porta fechada por nossas atitudes são ruins, mas quando é Deus é bom, pois assim como quando Ele fez o mundo e viu que tudo que fez era bom bom, tudo que Ele faz continua sendo bom, além disso, o texto aponta para incentivo, Ele ta querendo dizer que devemos nos alegrar quando Ele fecha portas. Baseado nisso eu quero trazer momentos na Bíblia que demonstra que portas fechadas por Deus ou a mando Dele são bênçãos.
1- livramento:
No Egito o povo de Israel cativo, escravizado, estavam experimentando a ação de Deus e os egípcios experimentando as pragas. Na 10ª praga Deus envia um anjo a matar todos os primogênitos do Egito, para então faraó vir a soltar o povo de Israel. 

Só que Deus disse que o povo israelita deveria matar um cordeiro e cada uma entrar em sua casa e fechar a porta, o anjo da morte ao vê o sangue do cordeiro sobre os umbrais da porta fechada, ia passar direto sem fazer mal a ninguém. Sabemos que o principal motivo do livramento foi a obediência. Quando estamos na direção de Deus, algumas portas se fecharão, mas serão também para nos livrar de males.
2- intimidade:
Jesus uma vez indicou a fecharmos a porta de nosso quarto e orarmos sozinhos em secreto a Deus. Há momentos que Ele fecha portas e parece que estamos abandonados pelas pessoas, mas é só um tratar Dele para nos refugiarmos em seus braços e buscarmos mais um relacionamento em oração com Deus, gerando em nossas vidas mais intimidade com  o Pai.

3- Ressurreição: Quando Jairo pede para Jesus curar sua filha, Jesus atende indo com Ele. Ao chegarem a casa de Jairo a menina já ta morta, então Jesus manda que boa parte das pessoas ali presentes saiam e Ele, a família da menina e poucos discípulos entram no quarto e fecham a porta, então Jesus ressuscita a menina. 
Há momento que Deus fechará portas em nossas vidas para trazer as bençãos Dele sobre nossa vida. Aos 18 anos eu cheguei perto de ser jogador de futebol profissional, mas não aconteceu, hoje entendo que o que Deus tinha para mim era o ministério pastoral. Tem pessoas que estavam com áreas de suas vidas morrendo, como casamento, projetos, ministérios, e Deus teve que fechar uma porta para ressuscitar tais áreas.

Escrito pelo pastor Luis Roldan.
  

Um comentário: