17 de novembro de 2016

VISÃO BÍBLICA E TEOLÓGICA SOBRE ABORTO E ALMA DO FETO.

O tema é atual e muito relevante, passível de uma necessidade de esclarecimento maior sobre a posição cristã sobre o aborto, sendo assim vou utilizar parâmetros bíblicos e também o livro "teologia sistemática", do autor Stanley M. Horton.  
No livro supra-citado, diz assim: "Ninguém no campo da medicina ou da biologia discute a origem do corpo físico do ser humano. Na concepção, quando o espermatozoide se une ao óvulo, a molécula de DNA deste desenrola-se e une-se à daquele, formando uma célula inteiramente nova (zigoto). Essa nova célula vive é tão diferente que, depois de se afixar à parede uterina, o corpo da mãe reage, enviando anticorpos para eliminar o intruso não reconhecido. Somente alguns aspectos especiais e inatos do novo organismo o guardam da destruição. Por isso é incorreta a expressão "meu corpo", empregada pelas defensoras do aborto quando falam do embrião ou do feto em qualquer estágio."
Aqui já começamos a reforçar que naturalmente o feto não é a extensão do corpo da mãe que o gera em seu ventre, mas sim outro corpo, é um outro ser, e mais a frente veremos os posicionamentos teológicos sobre este outro ser já ser dotado de uma alma. 
Sendo este um outro ser, matá-lo não é simplesmente expelir uma parte de seu corpo, é um assassinato. O feto não pode ser encarado como um cravo que nos incomoda e e vamos lá e o esprememos, não, é uma vida. Vida essa que não é só um monte de células, pois apesar de todo ser humano ser um monte de células juntas, todos possuem alma, inclusive o feto, e Só Deus tem o direito de dar e tirar vida, quando o ser humano tira a vida de outro sem ser em legítima defesa, constitui-se um pecado de assassinato, algo que Deus reprova (Êxodo 20: / 1 Pedro 4:15/ Apocalipse 22:15)
Quero voltar a citar o mesmo livro de outrora:" A partir da concepção, este corpo distinto produzirá mais células, e todas elas manterão o padrão único dos cromossomos do zigoto original. Está claro, portanto, que o corpo humano tem sua origem no ato da concepção."

A definição sobre o momento exato da origem da alma do feto é algo mais complicado, existem algumas teorias, visões, das quais eu quero apresentar duas que acho mais coerentes. Para isso sem uma análise da distinção do espírito para a alma, vou colocar aqui a linha que o livro base que estou seguindo vem tratando "alma" como a totalidade da natureza imaterial do ser humano, que abrange os termos bíblicos: coração; rins (no antigo testamento muitas das vezes se usava o rins como sede da alma e emoções); entranhas; mente; alma; espírito. Nisso usarei as teorias a respeito da alma, sendo chamadas de criacionismo (Deus cria diretamente cada alma) e de traducianismo (cada alma é derivada da alma dos pais)
Criacionismo: "De acordo com esta teoria, cada alma individual deve ser considerada uma criação imediata de Deus, que deve sua origem a um ato criador direto. A cronologia exata da criação da alma e de sua união com o corpo não é um assunto levantado nas Escrituras. Entre os adeptos da teoria do criacionismo estão Ambrósio, Jerônimo, Pelágio, Anselmo, Aquino e a maioria dos teólogos católicos romano e reformados. As evidências bíblicas usadas para reforçá-la são os textos que atribuem a Deus a criação da alma e do espírito (Números 16:22/ Eclesiastes 12:7/ Isaías 57:16/ Zacarias 12:1/ Hebreus 12:9)." - Teologia sistemática - Stanley M. Horton.
A linha do criacionismo da alma deixa claro o fato de a vida e alma virem de Deus, isso não há dúvidas, porém, deixa uma lacuna não preenchida sobre onde se encaixa a doutrina do pecado original, pois se a alma vem direto de Deus, sem intermédio, e a alma humana nasce com a herança do do pecado de Adão, por onde entrou este pecado? 
Essa linha teológica pode abrir espaço para erroneamente acusarem Deus de ser autor da natureza pecadora do homem. 

Traducianismo: "Strong cita Tertuliano, o teólogo africano (160-230), Gregório de Nyssa (330-395) e Agostinho (354-430), que comentaram favoravelmente o traducianismo, embora nenhum deles forneça uma explicação integral. Mais recentemente os reformadores luteranos, de modo geral, aceitavam o traducianismo. O  termo traduciano provem do verbo latino traducere (levar ou trazer por cima, transportar, transferir). sustenta que a "raça humana foi criada imediatamente em Adão, no que diz respeito à alma como também ao corpo, e que ambos são propagados da parte dele para a geração natural. Em outras palavras, Deus outorgou a Adão e Eva os meios pelos quais eles (e todos os seres humanos) teriam descendentes à sua própria imagem, perfazendo, assim, a totalidade da pessoa material-imaterial.
Gênesis 5:1 registra: "No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez.". Por contraste, Gênesis 5:3 declara: "E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete." E, na declaração de Davi: "Em pecado me concebeu minha mãe" (Salmos 51:5), temos evidências de que ele herdou dos pais, ao ser concebido, uma alma com tendências ao pecado. Finalmente em Atos 17:26 Paulo declara: "Deus...de um só fez toda a geração dos homens", que subentende que tudo quanto se constitui em "humanidade" provém de Adão. Para os proponentes do traducianismo, o aborto, em qualquer etapa do desenvolvimento do zigoto, do embrião ou do feto, significa pôr fim a uma vida plenamente humana." - Teologia sistemática - Stanley M. Horton.
Essa linha teológica explica melhor como a herança do pecado original passa de geração a geração. Pois Deus cria a alma de cada um, porém, a alma passa por intermédio dos pais. Vou exemplificar:
Imagine uma torneira que jorra água e tem um balde que precisa ser cheio, porém o balde não é cheio direto da torneira, mas na torneira tem uma mangueira que conduz a água para o balde, mas no interior da mangueira há pequenas sujeiras e ao passar da água por dentro da mangueira, a sujeira é conduzida para dentro do balde junto com a água. Assim Deus, simbolizado pela torneira, jorra a alma, aqui simbolizada pela água, a qual passa pela mangueira, simbolizando os pais e o balde é a criança, que recebe a água que era pura, mas recebe a sujeira da mangueira, ou seja, a herança do pecado original.
Os que discordam dessa visão traducionista alegam que isso seria afirmar que Cristo tinha participação da natureza pecaminosa herdade de Maria, porém os traducuianistas respondem que o Espírito Santo santificou o que Jesus recebeu da parte de Maria, protegendo-o de qualquer sinal de tendência pecaminosa. Eu, Luis Roldan, me sinto mais inclinado a visão traducionista, apesar de a criacionista da alma ter pontos que também levo em consideração, porém sobre Jesus ter sido santificado pelo Espírito Santo no ventre de Maria, eu penso que Ele sempre foi Santo e sua natureza humana foi na realidade protegida pelo Espírito Santo, como se o Espírito Santo fizesse uma redoma de proteção para que a inclinação pecaminosa de todo ser humano que nada mais, nada menos é do que a herança do pecado original, não atingisse Jesus. 

Mas para concluir, vemos que na ótica bíblia e teológica cristã, o aborto é um pecado, não deve ser praticado, mas combatido. O feto já é um ser vivo, não uma continuação do corpo de sua mãe. Antes mesmo de sermos formados, Deus já tinha um plano para nós, interromper a gravidez, é ir contra os planos de Deus.
"Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta." (Jeremias 1:5) 
Deus tinha um plano na vida de Jeremias antes dele ser formado, quando ele ainda estava como uma pequena célula, pra ele Deus preparou um ministério de profeta, talvez muitos médicos, professores, juízes, país maravilhosos, benfeitores sociais, e etc foram mortos antes mesmo de nascer e não podendo viver o que Deus tinha para eles.  
Se você um dia cometeu tal pecado, confesse seu pecado e peça perdão a Deus, Ele é perdoador dos que se arrependem. e você que ainda acha que não há mal em aborto, peça pra Deus te orientar, Ele é bom nisso. 
"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:2)

Escrito pelo pastor Luis Roldan. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário