10 de agosto de 2016

A JUSTIÇA DE DEUS É PARA SALVAÇÃO, O JUÍZO É PARA CONDENAÇÃO DOS QUE NÃO CREEM

Neste texto quero tratar sobre uma certa confusão feita por alguns analisadores da palavra de Deus, pois confundem juízo com justiça, ainda mais quando o assunto é a doutrina da salvação, a soteriologia.
Alguns afirmam que a justiça de Deus é manifesta na condenação dos pecadores, o que há um certo sentido, pois todos pecamos e estamos destituídos da glória de Deus, romanos 3:23 fala isso, logo o que merecemos é o inferno, mas a definição de justiça nos mostra o contrário. Veja:
Justiça é a particularidade do que é justo e correto, como o respeito à igualdade de todos os cidadãos.

Deus sendo justo, pois uma das características da essência de Deus é que Ele é justo. Deus Seu Filho para pagar pelos pecados de toda a humanidade para todos estarem em igualdade, onde todos terão condições de serem salvos, claro que com a condição de crerem em Jesus.
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)
A intenção de Deus não é que o mundo sofra o juízo e seja condenado.
"Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele." (João 3:17)
Já o juízo tem o sentido de julgamento, onde os que creem não serão julgados para condenação, mas sim os que não creem. os que creem são disciplinados por seus erros, mas não condenados.
"Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo." (1 Coríntios 11:32)
Em Romanos capítulo 5, a partir do versículo 12 o apóstolo Paulo fala que como por Adão entrou o pecado e a morte no mundo, a graça de Deus entrou no mundo por Jesus Cristo, o que entra em concordância com Tito 2:11: "Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens"
No versículo 16 de romanos 5, Paulo diz por uma só ofensa, a saber a de Adão, veio sobre a humanidade o julgamento para a condenação, mas que pelo o dom gratuito de Deus, que é a graça, veio a justificação disponível a toda humanidade. No 17 Paulo fala que pelo pecado de um reinou a morte espiritual, mas pela graça e dom de justiça de Jesus é gerada vida espiritual. O versículo 18 deixa claro que o juízo é para condenação para todos os homens devido o pecado, o ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação.  Pois em colossenses 2:14 diz que Jesus na cruz cancelou a nossa dívida de pecado que tínhamos com o Pai, e agora estamos com condições sermos salvos caso recebermos Jesus como nosso Senhor e Salvador."Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome." (João 1: 11 e 12)
Pois onde abundou o pecado, a saber o mundo, superabundou a graça (romanos 5:20)
Aí para fechar, olhe bem o versículo 21:
"Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor." (romanos 5:21)
Esse último versículo deixa claro que a justiça de Deus é nos deixar todos em iguais condições de crer que Ele é o Messias, pois seu ato de justiça é para que possamos chegar a salvação, a vida eterna e não a condenação eterna.

Escrito pelo pastor Luis Roldan.


Nenhum comentário:

Postar um comentário