1 de julho de 2016

DE QUEM SE DIVORCIAR PARA TER RELACIONAMENTO COM JESUS?

Lendo a carta aos hebreus, mais precisamente o capítulo 2, dos versículos 10 ao 18, onde mais uma vez fala de Jesus como nosso eterno sumo sacerdote, aquele que foi tentando como homem e por isso nos entende e é misericordioso, também reparei algo importante no versículo de número 15. Mas vamos ler tudo. 
"Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse pelas aflições o príncipe da salvação deles.
Porque, assim o que santifica, como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos,
Dizendo:Anunciarei o teu nome a meus irmãos,Cantar-te-ei louvores no meio da congregação.
E outra vez: Porei nele a minha confiança. E outra vez: Eis-me aqui a mim, e aos filhos que Deus me deu.
E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo;
E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão.
Porque, na verdade, ele não tomou os anjos, mas tomou a descendência de Abraão.
Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo.
Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados." (Hebreus 2:10 ao 18)

O versículo de número 15 começa com a palavra "livrasse", que segundo Chales C. Ryrie, comentarista da bíblia anotada e expandida da editora mundo cristão, essa palavra fora do Novo testamento é usada para divórcio.
O texto bíblico acima fala de Jesus como sumo sacerdote, e no versículo 15 fala de Jesus nos livrando, nos separando, se uma servidão, uma escravidão, um algo que estávamos sujeitos para sempre. 
Quando olho a carta de Colossenses, capítulo 2 e versículo 14 que diz:
"Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz." (Colossenses 2:14)
Jesus pagou nossa dívida de pecado para com o Pai, riscando assim a cédula de dívida. A palavra riscar, também tem o sentido de anular, pois o sujeito que devia a outro, fazia uma cédula, uma carta reconhecendo a dívida. Assim como a humanidade fez sua dívida com o Pai através do pecado de Adão e nós individualmente fizemos nossa dívida com o Pai através dos nossos pecados pessoais.
Essa dívida era como um contrato, algo que não tínhamos condições de pagar, e Cristo veio pagar por nós. Esse contrato tinha efeito semelhante a um casamento, pois estávamos ligados a ele para toda a vida, assim como o casamento deve ser. 
Então fui pesquisar se o sacerdote tinha uma participação na carta de divórcio. A Bíblia diz que quem redigia a carta era o marido (Deuteronômio 24:1). Com a ajuda de um amigo, o presbítero Humberto Vasconcelos, o qual possui o dicionário bíblico de Wicliffe, em qual Wicliffe diz que fazer a carta não era algo simples e que precisava da ajuda de alguém que fosse pelo menos levita. O que me dar a entender que o ideal era um sacerdote. Como se o sacerdote fizesse a carta e o marido assinasse. 
O que vejo mediante a essa informação juntamente com os textos bíblicos relatados a cima, Cristo sendo o sacerdote fazendo a carta de nosso divórcio do pecado e nós assinando, agora estando livres para ser a noiva de Cristo, pois Ele riscou o escrito da dívida, para mediante a nossa fé Nele, possamos ser livres do pecado, para então passarmos a servi-lo, passando a ser parte da igreja, a qual é chamada de noiva de Cristo. Para que um dia, nas bodas do Cordeiro, nossa aliança com Deus seja tão forte e eterna que seremos a Sua esposa. "Um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas aproximou-se e me disse: "Venha, eu lhe mostrarei a noiva, a esposa do Cordeiro". (Apocalipse 21:9)
Irmãos, só poderemos nos tornar esposa de Jesus, se formos uma noiva fiel, para isso o primeiro passo é crer em Jesus como nosso Senhor e Salvador, e assim ficaremos divorciados do pecado, porém só isso não basta, temos que não somente nos divorciar do pecado, mas também não ter encontro com ele, não termos um caso com ele, nosso relacionamento deve ser com Jesus, sem uma vida na prática do pecado. 
Jesus já fez na cruz a carta que anulava nosso casamento com o pecado, agora basta você assinar e virar uma noiva fiel de Jesus. 
Lembre- se, o noivo zela, cuida da noiva, ama, respeita, direciona, investe nela, e voltará para busca-la para leva-la a morar com Ele nos céus. 

Escrito pelo pastor Luis Roldan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário