8 de abril de 2016

O LÍDER É O ESPELHO DA IGREJA

A igreja de Cristo não é uma denominação ou várias denominações cristãs, mas sim o corpo místico de Cristo, onde Ele é o cabeça. Porém, esse corpo sendo formado por pessoas fiéis a Cristo, tendo-O como Senhor e Salvador das suas vidas, essas pessoas estão espalhadas por igrejas locais, de várias denominações diferentes e estilos diferentes. 
Cristão, quer dizer pequeno cristo, ou seja, semelhante, imitador de Cristo. São chamados assim não só pela fé que professam, mas também porque devem seguir os passos de Jesus. Porém, o Próprio Jesus vai deixar pessoas encarregadas de liderar a igrejas locais (Efésios 4:11), segundo a Bíblia, claro. Esses líderes também devem seguir os passos de Cristo, tendo até mais dever disso do que os demais. Mas, a Bíblia também vai falar que a igreja deve seguir os exemplo dos seus pastores, claro que os exemplo bons, pois eles também são humanos e erram as vezes. 
"Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.
E louvo-vos, irmãos, porque em tudo vos lembrais de mim, e retendes os preceitos como lhes entreguei." (1 Coríntios 11:1,2)
"Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver." (Hebreus 13:7)

A igreja local, é reflexo do seu pastor, sendo assim, o pastor deve ser aquilo que ele quer que a igreja seja. Se ele quer que a igreja tenha conteúdo bíblico e teológico, ele deve ter e passar a igreja. Se ele quer que a igreja seja pontual, ele deve ser o primeiro a chegar. Se ele quer que a igreja ore, ele deve tirar um período de oração com a igreja. Se ele quer que a igreja evangelize, ele tem que está presente nos evangelismo. Se ele quer que a igreja trate bem as pessoas e sejam acolhedoras, ele tem que ser exemplo disso também. 
Claro que nem toda a igreja seguirá os passos do seu pastor, na realidade, nem toda a igreja local segue os passos de Jesus, imagine do homem. Mas mesmo assim, o reflexo da liderança estará sendo praticado por uma boa parte das pessoas da igreja local. 
Reflexo não é uma cópia exata. Por exemplo, vá até o espelho com uma camisa de time de futebol e tire uma foto do espelho. Então verá que na sua camisa o escudo do time está do lado esquerdo, mas na foto está do lado direito. Outro exemplo, existe uma brincadeira de criança que serve para eles conhecerem os membros de seus corpos, a brincadeira se chama espelho, onde uma criança fica de frente para outra. A primeira criança se levantar a mão esquerda, a segunda criança terá que levantar a mão que está na mesma direção, que no caso será a direita, assim como o espelho. Por isso o reflexo é semelhante, mas não é uma cópia perfeita, por isso acontece do líder ensinar bem, ser bom exemplo e nem todos seguirem isso, mas com certeza fica seu legado na vida de parte da membresia da igreja. 
O grande exemplo disso é a relação de Paulo com a igreja de Corinto, onde Paulo se dedicou e pastoreou aquela igreja. Onde lemos acima que ele diz para aquela igreja o imitar pois ele também imitava a Cristo, logo aquela igreja também imitaria a Cristo. Mas vamos vê que Paulo vai citar que mesmo com seu exemplo e ensino da Palavra de Deus, alí haviam atitudes e maturidades diferentes, assim como em toda igreja local, já que a igreja é formada por pessoas e pessoas são heterogênias, ou seja, diferentes. Paulo vai citar na primeira carta aos coríntios que existiam ali cristãos espirituais (1Corintios 2: 11 ao13), cristãs naturais (1 Corintios 2: 14) e cristãos carnais (1 Corintios 3: 1 e 2). Paulo não os ensinou a serem de outro modo se não espirituais, claro que respeitou cada fase da maturidade daquela igreja, como podemos vê nos primeiros versículos do capítulo 3 da primeira carta aos corintios, porém nem todos seguiam seus ensinamentos, mas uma boa parte sim.
A igreja de Corinto era uma igreja que também trabalhava com dons espirituais, sabemos que em alguns momentos os membros dessa igreja exageravam e não discerniam como usá-los corretamente, mas o próprio Paulo vai instruí-los como usar os dons. 
Mas pensemos. Se eles conheciam os dons, foi porque o Espírito santo os deu, mas quem falou sobre eles? quem os ensinou sobre os dons? Foi Paulo! Se eles usavam os dons, foi porque o seu líder ensinou a ele, ou seja, isso foi um legado, um reflexo da ação do líder. 

A você que tem chamado de líder ou que já é, procure ser um bom exemplo, guiar bem as ovelhas de Deus que Ele te deixou como mordomo, pois prestará conta delas a Deus, isso em cima de sua conduta e ensinamentos. A você que é liderado, busque líderes que se pareçam com Cristo e siga seus exemplo. 

Escrito pelo pastor Luis Roldan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário