3 de setembro de 2015

SERÁ QUE BASTA SER SÓ SIMPATIZANTE DO EVANGELHO?

Hoje queria meditar com vocês em um texto que está lá no Evangelho de Marcos 6: 20 que nos diz assim: "Porque Herodes temia a João, sabendo que era homem justo e santo; e guardava-o com segurança, e fazia muitas coisas, atendendo-o, e de boa mente o ouvia."
Antes queria comentar que é notório que apesar de muito preconceito contra a fé Cristã, existe muitas pessoas que, ainda que não sejam de fato convertidas, curtem e gostam do que alguns pastores ensinam, concordam que a Bíblia é um livro bem bom, que a igreja é um ótimo lugar pra estar, e de vez enquanto estão lá presentes nos cultos curtindo as músicas e pregações. Geralmente denominamos estas pessoas de simpatizantes. Porém ouso a dizer que há muitas pessoas que frequentam anos uma igreja e ainda podemos consideram apenas simpatizantes, nunca tiveram um compromisso sério com Jesus, mas acham estas que já está muito bom eles estarem ali acompanhando. Pois bem, vamos para o texto que mencionei no começo, Marcos 6:20 que diz o seguinte:
“Pois o próprio Herodes tinha dado ordens para que prendessem João, o amarrassem e o colocasse na prisão, por causa de Herodias, mulher de Filipe, seu irmão, com a qual se casara. Porquanto João dizia a Herodes: ‘Não te é permitido viver com a mulher do teu irmão’ Assim, Herodias o odiava e queria matá-lo. Mas não podia fazê-lo, porque Herodes temia a João e o protegia, sabendo que ele era um homem justo e santo; e quando o ouvia, ficava perplexo. Mesmo assim gostava de ouvi-lo.”
Hum…Interessante…Quer dizer que Herodes, apesar de ter dado ordem pra prender João Batista, gostava muito de ouvi-lo e o protegia da fúria que sua “mulher” Herodias tinha dele. Bom, isso quer dizer que Herodes era um simpatizante da pregação de João Batista, gostava de ouvi-lo, curtia suas palavras, porém seus ouvidos doíam quando ouvia a repreensão por ele ter se casado com a mulher de seu irmão. É interessante observar que como tem pessoas assim como Herodes nos dias de hoje, eles só gostam da parte boa da Bíblia, só gostam quando é profetizada bênção, quando enchem o ego deles, mas quando ouve uma repreensão ficam irritados e aí saem procurando igrejas que falem o que querem ouvir. Nenhuma surpresa quando temos essa advertência de Paulo em 2 Timóteo 4: 3 “Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos”. Tem gente que não aguenta ouvir a correção, imagina só se ouvisse o que João batista dizia: “Raça de víboras, arrependei-vos” (Mateus 3: 7-8), com certeza fariam o que Herodes fez – Mandou prende-lo.
O interessante que mesmo João estando preso, e mesmo Herodes ouvindo a repreensão, ainda assim ele gostava de ouvi-lo, e mais, reconhecia que João era homem de Deus e justo (Marcos 6: 20). Mas então qual era o problema de Herodes? O problema era que ele não queria se humilhar e reconhecer o erro e se converter de todo o coração mudar o rumo, preferindo assim ficar no “gostoso” de seu erro ao estar casado com Herodias. A simpatia que Herodes tinha pela palavra de João Batista não era suficiente para ter uma vida transformada, porque ele simplesmente gostava, mas não a aceitava para sua vida.
Mas agora vindo para nossos tempos, como está nossa vida diante de Deus, somos daqueles que também curtimos o status de Jesus, mas não queremos no envolver num relacionamento sério com ele? Achamos legal a Bíblia, é um livro bacana que ensina muita coisa boa, mas é meio velho e não da pra levar tudo em consideração, principalmente àquilo que confronta o meu pecado? Uma coisa é certa, quem age assim, quando tiver que optar pelo seu erro ou pela salvação vai fazer que nem Herodes fez, mandar cortar a cabeça de João Batista. Foi isso que ele fez. Depois de ver a filha de Herodias dançando, promete até metade do reino pra ela, e influenciada por sua mãe, essa pediu a cabeça de João Batista, e assim Herodes fez, ainda que triste. Ele negou agora de fato tudo o que ouviu até então e optou pela perdição. 

Escrito pelo pastor Weslley Martins.

3 comentários:

  1. E como alguém pode finalmente dizer que faz parte da igreja e não apenas simpatizante?
    Oro a Deus pedindo iluminação, mas sinto que ainda estou um pouco longe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se você tem Jesus como seu Senhor e Salvador, tem se esforçado pra viver conforme a bíblia, tem tirado momentos pra orar agradecendo a Deus, congrega em alguma igreja (instituição). você tem vivido como cristão, então logo é faz parte da igreja corpo de Cristo

      Excluir
  2. esse Joao era o mesmo Discipulo de Jesus? foi morto antes de Jeus? e quem era o Joao dos pes da cruz?

    ResponderExcluir