21 de setembro de 2015

POR QUE JESUS SE IROU COM OS CAMBISTAS NO TEMPLO?

"E estava próxima a páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.
E achou no templo os que vendiam bois, e ovelhas, e pombos, e os cambiadores assentados.
E tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos fora do templo, também os bois e ovelhas; e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas;
E disse aos que vendiam pombos: Tirai daqui estes, e não façais da casa de meu Pai casa de venda.
E os seus discípulos lembraram-se do que está escrito: O zelo da tua casa me devorou."
(João 2:13 ao 17)


Vemos a cima o texto que vai dizer que Jesus expulsa comerciantes e e cambistas do templo, mas fica a pergunta de exatamente porque Jesus fez tal coisa. Primeiro vamos entender por que estes homens estavam ali exercendo tais funções.
Os vendedores de animais os vendiam para que as pessoas que fossem oferecer sacrifícios e não possuíam animais para sacrificar pudessem comprá-los, lembrando que o sacrifício era o modo de adoração a Deus no Antigo Testamento.
Esses sacrifícios eram para pedir perdão de pecados, pedi milagres, prosperidade e até mesmo para agradecer a Deus e ter mais comunhão com Ele. 
Já os cambistas estavam ali para trocar as moedas comuns por moedas de uso exclusivo para pagamento de tributo ao templo e para compra dos animais para sacrifícios.

Então por que Jesus ficou irado com os cambistas no templo se estes homens aparentemente apenas trocavam as moedas comuns pelas moedas específicas para pagamento de tributo ao templo e pagamento de animais ritualmente puros ? 
A resposta é que os cambistas cobravam juros, o que era errado naquela ocasião específica. Por isso Jesus ficou irado, pois este ofício no início devia já ser remunerado, pois ninguém iria trabalhar de graça, provavelmente era remunerado pelo próprio templo, porém a partir de um certo tempo, esses homens passam a cobrar juros em cima desse câmbio de moedas, com certeza com permissão dos sacerdotes, já que tudo era feito dentro do templo, o que nos leva a crer que os próprios sacerdotes não só eram coniventes, mas também levavam uma porcentagem desses juros cobrados, já que quando Jesus expulsa os cambistas, os sacerdotes ficam com raiva de Jesus e desejam matá-lo. 
Jesus expulsou os cambistas porque eles estavam lucrando com a adoração do povo a Deus, o povo iam ao templo para contribuir com o templo e sua manutenção, além de oferecer suas adorações a Deus a fim de se achegarem mais a Ele, de pedirem uma providência divina e até mesmo perdão de pecados, porém os cambistas exploravam isso lucrando em cima da devoção do povo.
Aplicando isso a nós nos tempos do Novo Testamento e tempos da igreja, veremos que o que se deve ser pago como tributo para manutenção do templo são dízimos e ofertas voluntarias. E o sacrifício é a nossa adoração, arrependimento sincero e dedicação ao Senhor. O que se pede ou se cobra mais do que isso é igual ao erro dos cambistas. E Jesus repudia tais coisas.
Exemplo: indulgências e elementos "ungidos"
a Igreja católica por anos pediu indulgências, ou seja, dinheiro em troca de um suposto perdão de pecados. As igrejas evangélicas de linhas neo-pentecostais (não confundam com as pentecostais) também erram de modo parecido, vendem elementos que supostamente tem poderes místicos somente porque foram orados, alegando que com tais elementos as pessoas serão curadas, casarão, terão uma condição financeira e familiar melhor. 
O perdão de Deus, a comunhão com Ele e as bênçãos Dele sobre nós, não estão a venda, são dádivas dadas por Deus mediante ao sacrifícios de Jesus na cruz e a nossa fidelidade a Ele.

Escrito pelo pastor Luis Roldan.








24 comentários:

  1. Ótimo conteúdo, recentemente estava pensando sobre essa passagem, muitas pessoas acham que Jesus se irou somente pelo fato de haver cambistas e comerciantes no templo, mas agora fica bem claro o real motivo. Quem Deus continue te abençoando rica e abundantemente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado, fico feliz em ter ajudado

      Excluir
    2. Louvado seja Deus que Deus continue abençoando o irmão.

      Excluir
    3. E ele ficou irado pois a cada do pai e lugar de adoração e não venda se fosse só por causa do pagamento de juros .. e por isso os pagamentos eram feitos sem moeda que naquela época já exigia .... 😑

      Excluir
  2. Essa interpretação é uma aberração .. Jesus jamais faria assim ... Ele não tem irá nem raiva ..nem mesmo irritação essa é outras interpretações tira a credibilidade de muitas pessoas q não conhece o verdadeiro Jesus .. filho de Deus e nosso irmão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errais o homem por não examina as escrituras ,vamos ler q vc vai intender pq Jesus se irou , Mateus 21:13

      Excluir
    2. Então nos diga qual é o seu entendimento. No caso o meu entendimento e q n se deve comprar e nem vender isso inclui cantinas, roupas e etc, pois Jesus irou se tanto com os que vendiam, qto os que compravam

      Excluir
    3. Porque aboliram a lei de Moisés q está em levíticos onde dizia q o sacrifício teria q ficar um ano com seus donos cuidando e zelando e depois entregue em ótimo estado de saúde p o sacrifício de adoração porém o comércio desses sacrifício estavam acontecendo alí mesmo compravam e negociavam ali e nem sabia a prossedencia nem o estado da mercadoria a ser oferecida a adoração sendo assim conclusão Deus quer o melhor de nós e o nosso sacrifício tem de vir da nossa casa já q não queremos coisas de segunda no nosso ambiente familiar porque não ofertarmos no altar do senhor o q é o melhor p nós limpo cuidado e em ótimo estado de conservação assim se apresente nós ao altar do Senhor ele quer primícia não sibras

      Excluir
    4. As pessoas , não estavam mais entregando um sacrifício agradável a Deus, compravam qualquer coisa sem nenhum temor a Deus!
      E outra, cantinas em igrejas tem um objetivo de arrecadar fundos para determinada situação, não confunda as coisas!

      Excluir
  3. Então qual e a verdadeira interpretação?

    ResponderExcluir
  4. Pocha eu só fiquei com uma dúvida, participar de vendas(cantina) dentro da igyse torna errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Venda é venda e o o versículo dsixa bem claro não faça venda

      Excluir
  5. Creio que naquela situação foi errado por que estava exatamente na mesma hora que estaria sendo realizado um culto então muita falta de reverencia e também de respeito ....mais quando o culto a Deus termina podemos sim fazer nossa cantina mais tudo a fim de ajudar na obra de Deus é claro ...não para nosso próprio lucro

    ResponderExcluir
  6. Louvo a Deus pelas informações ricas vai mim ajudar muito nas montagem dos meus sermões. Grato pelo estudo Deus em cristo venha te abençoar meu irmão

    ResponderExcluir
  7. Deus não habita em templos feitos por mãos humanas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só pode ser desigrejado...Aff! Não habita, mas se manifesta. Do contrário Jesus não citaria a Palavra: "...A MINHA CASA será chamada casa de oração!"

      Excluir
    2. Verdade mas Ele quer que vamos à casa dele salmos 122

      Excluir
  8. Não consigo aceitar comércio realizado durante o trabalho de culto, o templo é para adoração e somente!
    Fui a uma igreja onde é ofertado sorteio de kits(perfume) um membro passa de um por um com talão (vendendo)
    E o sorteio ocorre durante o culto...fiquei tão deprimida quando me deparei com essa situação.

    ResponderExcluir
  9. Ótimo interpretação do Pastor,que estudou para nós essa explicação clara,e ocultas ainda por maioria dos leigos que querem conhecimento da Bíblia

    ResponderExcluir
  10. Muito bom a explicação, trouxe bastante clareza para quem leu e buscou entender o que foi explicado não houve dúvidas sobre o conteúdo da mensagem .Que Deus o abençoe com sabedoria e revelação na palavra para continuar sendo canal de benção.

    ResponderExcluir
  11. Ótima explicação, pastor. Deus abençoe seu ministério!

    ResponderExcluir