22 de dezembro de 2014

PRA QUE COMEMORAR O NATAL?

De uns anos pra cá muito tem se falado sobre o natal, sobre ele ser uma festa pagã ou cristã. Isso tem crescido muito no meio evangélico, algumas informações conferem, já outras já entra no fanatismo e falta de bom senso, de analise e de saber de separar as coisas. 
Vamos analisar certos fatos:
1- Jesus nasceu dia 25 de dezembro?
Claro que não!, Nessa época do ano a região de Belém, em Israel, onde Jesus nasceu é inferno, chega a nevar. Então é impossível o céu estar aberto e limpo nessa época do ano, porém a Bíblia nos diz que os magos que foram reverenciar o nascimento de Jesus, foram guiados por uma estrela grande e brilhante. Isso quer dizer que não teria como eles avistarem e muito menos serem guiados pela estrela com o tempo ruim. Jesus nasceu em outro dia.
Mas fica uma pergunta. 
O que vale mais o fato do nascimento do Messias ou a data?

2- Por que dia 25 de dezembro?
Há o fato de nessa data era comemorado uma festa ao deus-sol, que foi substituída pelo natal. 

3- A árvore de natal tem uma origem pagã? e a guirlanda? 
Existe uma linha de pensamento e fatos que dizem que a árvore tem origem na adoração a Ninrode. A guirlanda também tem sobre ela também uns fatos que a ligam com paganismo.

Agora vamos separar as coisas.
Nós cristãos nos alegramos com o amor de Deus e a graça de Cristo no sacrifício da cruz, a morte de Jesus Cristo deu a humanidade o direito a perdão de pecados, direito a salvação, religação com o Pai, autoridade espiritual, livre acesso a Deus Pai e etc. Claro que isso para todo aquele que tem Jesus como seu Senhor e Salvador. 
Mas alguém aqui já viu uma pessoa morrer sem nascer?
O que quero dizer é que a morte de Cristo e sua ressurreição seria impossível sem o nascimento Dele. O próprio céu comemorou na terra o nascimento do Deus Filho como humano para cumprir o plano da salvação.
"E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse
(Este primeiro alistamento foi feito sendo Quirino presidente da Síria).
E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade.
E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi),
A fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.
E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz.
E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.
Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho.
E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor.
E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo:
Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura.
E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo:
Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens." (Lucas 2:1 ao 14)


O que quero dizer é que ser a árvore e a guirlanda são pagãs, é simples. Não coloque na sua casa.
Como já foi dito, os magos foram reverenciar o nascimento de Jesus. Isso juntamente com a atitude de louvor dos anjos são comemorações pela encarnação do Deus Filho, se tornando exemplos para nós, para nos alegrarmos e festejar que Ele saiu da Sua glória e veio em forma de homem pagar pelos nossos pecados.
No nascimento de Jesus se cumprem promessas de Deus sobre o fato, exemplo de gênesis 3:15; Isaías 7: 14; Isaías 9: 1 ao 7; Miquéias 5:2. Temos que nos alegrar com o cumprimento da Palavra de Deus e da fidelidade do Senhor.
João 3:16 diz que Deus deu Seu único Filho por nós, devido o Seu amor para conosco. Isso começa no nascimento de Jesus. O amor e graça de Deus e de Jesus começam a serem mais manifestos exatamente a partir do nascimento de Jesus em nosso mundo. 
O plano da salvação da humanidade começa a se cumprir na gestação de Jesus, o segundo passo foi o nascimento de Jesus. Sem nascimento não teria mistérios, nem evangelho, nem milagres, nem morte vicária de Jesus, nem ressurreição, Espírito Santo conosco e muito menos salvação. 
A importância não está na data, e sim no valor do nascimento de Jesus. A data é errada? É! Mas não serei nem eu e nem você que mudaremos isso, vamos comemorar o ato de Jesus aceitar sair do céu, da Sua glória e se fazer homem para morrer no nosso lugar, isso é o amor de Deus. "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)  
A Bíblia nos diz algo muito interessante:
"Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus." (1ª Coríntios 10:31)
Então irmãos, comemorem sim o nascimento de Jesus, comemorem a vinda do Messias, comemorem o amor de Deus em ter dado Seu Filho e a graça de Jesus em ter aceitado vir. 
Muitas famílias só conseguem se reunir em 2 ocasiões, natal e velório. Então o natal se torna uma data melhor e mais feliz para a reunião da família, valorize a comunhão familiar. 
Valorize em família o que Deus fez por vocês.

Escrito pelo pastor Luis Roldan.

Um comentário:

  1. Eclesiastes 7:1
    O que mais me deixa intrigada quando ouço falar que o Natal deve ser comemorado pelos cristãos, é que: em qual parte na Bíblia Jesus pede que comemore o seu nascimento? Ou melhor, em qual parte na Bíblia Jesus comemorou o nascimento de alguém no tempo que que Ele esteve na terra.
    O problema é que as igrejas não querem perder suas ovelhas, ou melhor os dízimos e ofertas, e por isso acaba permitindo costumes pagãs serem inserido nas igrejas, e é por isso que estamos vendo tantos escândalos dentro da casa de Deus.
    Agora eu entendo o que Jesus queria dizer em nascer novamente, de renunciar a carne e etc. Porque é muito difícil deixar os costumes do mundo, até mesmo líderes de igrejas que assumem cargos de importância na obra de Deus, tem dificuldade em se separa das coisas do mundo!
    Então do que estamos separados do mundo? em que somos o sal desta terra? Em que andamos na contra mão deste mundo?
    Se nesta data 25 de dezembro, nos preocupamos com o que comer, com o que vestir, com o que dar de presente? E pior, se adquirimos altas dividas com essa comemoração.
    Se o natal é uma festa também cristã, então porque países onde os cristãos são minoria e a maioria dos habitantes não crê em Jesus, eles comemoram essa festa com tanta dedicação?
    Eu só acredito que o natal não é uma festa pagã, se algum dia, alguém me mostrar na Bíblia que Jesus fez a ceia do Seu nascimento, ou que Jesus mandou que se comemorasse tal dia. Pois uma coisa eu tenho certeza, a Bíblia não é incompleta, e Deus não esqueceu de registrar nada que fosse importante para nós.
    Porque todas as festas cristãs estão na Bíblia, como: Festa de Pentecoste, Festa da Páscoa, Festa do Tabernáculos, Festa dos Pães Ázimos,Festa das Trombetas, Festa de Shabat, Festa de Purim, Festa de Hanuká. Agora me diz onde está o natal?
    "Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional;
    e não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que proveis qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
    Romanos 12:1,2"

    Ah, mais essa é a única data que consigo reunir a família! Sabe o que penso, seguir a Jesus não é pra qualquer um, pois nem todo mundo entende que PRIMEIRO devemos agradar a DEUS e depois as outras coisas, ou pessoas. e o ano tem 365 dias e 10 feriados nacionais! Porque só nessa data se consegue reunir a família. Abre o olho povo de Deus, o diabo não brinca de ser diabo!!

    ResponderExcluir