27 de dezembro de 2014

O MITO DE QUE DEUS SÓ FALA COM O LÍDER DA IGREJA

Esse é um assunto de que Deus somente fala com o líder da igreja é meio polêmico, principalmente quando se fala em Deus falar sobre diretriz para uma igreja local. Infelizmente esse discurso de que Deus só fala com o líder tem sido usado por alguns líderes da igreja, entre padres, papas, pastores e etc. Como já disse, mas comum de ouvirmos isso é na questão de como conduzir a igreja. Alguns líderes não aceitam que alguém venha a dar uma sugestão ou trazer um recado de Deus, mesmo que eles saibam que realmente é de Deus. 
Mas vamos ver porque é um mito, uma mentira essa história que Deus só fala com o líder:
Esse discurso até teria fundamento se estivéssemos no antigo testamento, pois naquela época o povo israelita era dirigido espiritualmente pelo sumo sacerdote, onde somente ele tinha acesso a um lugar do templo chamado de santo dos santos, que era onde ele ia levar as orações do povo até Deus e lá Deus respondia as orações. Lembrando que para eles irem do lugar santo ao santo dos santos era necessário passar pelo véu que separava os dois ambientes, que representava a separação de Deus com os homens.
Mas até nesse tempo a regra tinha uma exceção, que Deus falava com os profetas, e então eles eram os porta-voz de Deus para com o povo.
Porém, quando Jesus morreu na cruz o véu se rasgou de cima a baixo, a separação já não existe mais e a ligação foi refeita, por isso todos temos livre acesso a Deus, automaticamente Ele também fala mais abertamente conosco.
Na igreja católica se prega que o papa é o vicário, ou seja, o substituto de Jesus, sendo ele a única pessoa que recebe a direção de Deus de como conduzir a igreja (pessoas cristãs), o que contradiz totalmente o ensino bíblico. 
Em algumas igrejas evangélicas vemos seus pastores propagando a ideia de que Deus só dar uma direção a igreja falando primeiramente com eles, só por serem o líder, porém isso também é um ensino herético. A maioria das vezes é por medo de Deus usar alguém para revelar algum erro na vida do líder ou na forma de estar conduzindo a igreja e ai se esconde atrás desse ensinamento para que qualquer um que venha a ser usado por Deus para a correção dele venha a ficar desacreditado perante as demais pessoas.

Vemos na Bíblia que existe o dom de profecia (1ª Coríntios 12:10) que é onde Deus revela algo a alguém, inclusive podendo ser uma direção, mensagem, correção, elogia e etc. A Bíblia também nos diz que Deus dar o dom a quem ele quiser. (1ª Coríntios 12: 11)
Mas a prova mais contundente é quando Deus envia mensagem as 7 igrejas relatadas no livro de Apocalipse. Nesse momento o apóstolo João tinha sido arrebatado em espírito, onde Deus o levou ao céu e ali amostrou e falou muitas coisas a ele, e o mandou escrever tudo que viu e ouviu. Nesse tempo, Deus também lhe havia mandado escrever cartas para 7 igrejas da Ásia, então fica claro que Deus estava mandando uma mensagem, ou seja, falando com as igrejas, primeiramente endereçada ao anjo da igreja, que é uma forma de chamar o pastor da igreja local. 
Mas você pode está pensando: Então Deus falou a diretamente ao líder para que ele viesse a transmitir a mensagem a igreja. ERRADO!!!
Deus enviou as cartas as 7 igrejas, mas ai eu te pergunto. A quem Deus deu o conteúdo a ser enviado? A João.
Então o primeiro Deus falou a João para que o próprio joão viesse a transmitir o recado divino. 
Das 7 igrejas, somente em uma Deus falou diretamente com o pastor que a dirigia, que foi a igreja de Éfeso, já que o líder da igreja era o próprio apóstolo João. Nas outas seis igreja Deus usou um mensageiro, no caso João, a entregar a Sua mensagem ao líder. 
Nisso aprendemos  que Deus pode falar diretamente com o líder da igreja local, como também pode usar outra pessoa para entregar a Sua mensagem, seja ela do cunho que for. 
Afinal, Ele é o dono da igreja, o Cabeça. Usa quem quer, como quer e na hora que quer. Ele é onipotente. Haje do jeito que achar melhor. 

Escrito pelo pastor Luis Roldan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário