30 de junho de 2013

A IGREJA ESTÁ EDIFICADA SOBRE PEDRO OU SOBRE JESUS?

Venho através desse texto tirar dúvidas de muitos, enganos de outros e afirmar a certeza de outros tantos. 
Muito se discuti que a igreja (corpo de Cristo e não instituição) está edificada sobre Pedro ou Jesus ou até mesmo sobre uma sucessão papal. Alguns chegam a afirmar que a igreja apenas é uma instituição valida moralmente, porém hoje vamos esclarecer isso a luz da Bíblia e da tradução do grego, já que o novo testamento foi escrito no grego koiné. 
"Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e s portas do inferno não prevalecerão contra ela." (Mateus 16: 18)
Podemos ver Jesus que Jesus usa o verbo edificar no futuro, sendo exatamente, edificarei, sendo assim, Ele ainda iria edificar a igreja Dele. E isso aconteceu em Atos dos Apóstolos,capítulo 2, que se passou no dia de pentecoste, 50 dias após a Sua ressurreição. 
Muitos acham que a igreja foi edificada sobre Pedro, até porque aprenderam assim. Porém veremos que não foi assim não.
Quando estudamos sobre os hebreus e vemos que Jesus e seus discípulos eram hebreus, aprendemos que hebreus usavam muito jogo de palavras, e não foi diferente com Jesus neste momento. Pois ele falou a Pedro assim: "Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e s portas do inferno não prevalecerão contra ela." (Mateus 16: 18)
Muitos acham que pelo nome Pedro ter uma relação com pedra, Jesus estava dizendo que sobre Pedro estaria edificada a igreja, porém não foi isso não. 
Quando vemos que o novo testamento foi escrito originalmente no grego koiné, temos que ver as palavras no seu significado original. Sendo assim, Pedro em grego fica PETROS, que quer dizer pequena pedra. Já a palavra pedra em grego fica PETRA, que quer dizer rocha. E convenhamos que pequena pedra e rocha são coisas muito diferentes. 
Mas vem a pergunta, quem é a rocha em questão? 
A resposta é clara, é Jesus, quando Jesus falou que sobre a rocha estaria edificada a igreja, Ele estava se referindo a Ele mesmo.
Como a igreja poderia ser estabelecida em alguém falho como Pedro, Paulo, ou um de nós, já que não passamos de humanos e falhos? Não dar.
Você edificaria algo grandioso, sobre uma pequena pedra? Creio que não, você edificaria sobre a rocha, correto?!
É lógico que Deus na sua onisciência não faria tal absurdo de edificar a igreja sobre um homem, Ele (Deus Filho) edificou sobre Ele mesmo, já que Jesus é Deus Filho.
A igreja católica apostólica romana afirma que foi fundada em atos 2 e que o primeiro papa foi Pedro e sobre ele está firmada a igreja, bem se uma igreja estivesse firmada sobre Pedro, ela teria ruído, após a morte de Pedro....Quando Cristo falou do estabelecimento da igreja, Ele não se referia a uma denominação ou ramificação do cristianismo, nem a católica, nem ortodoxia e nem a protestante, Ele se referia ao corpo de Cristo, como todos os que tem a Ele como seu Senhor e Salvador. 
A igreja católica não foi fundada por pedro, ele morreu no ano 67 depois de Cristo, e a igreja católica foi fundada em 327 depois de Cristo, ou seja, pedro já estava morto a 270 anos.
Mas vamos embasar mais ainda porque a Rocha é Jesus.
"E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda." (Mateus 7: 25 ao 27)

Veja que o texto deixa claro que aquele que ouve as palavras de Jesus e não as pratica, é como casa sobre a areia e não sobre a rocha, pois se estivesse sobre a rocha a casa, ou seja, a sua vida, não iria desmoronar. 
"O SENHOR vive; e bendito seja o meu rochedo, e exaltado seja o Deus da minha salvação." (Salmos 18:46)
"Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, SENHOR, Rocha minha e Redentor meu!" (Salmos 19:14)
Vejam, o texto acima fala claramente que o Senhor é a rocha e o redentor..e quem é nosso redentor se não Jesus?!
Vejam agora este texto muito claro de quem é a pedra citada em Mateus 16:18..."E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo." (1ª Coríntios 10:4)
Vejam o que o profeta Isaías disse inspirado por Deus (Isaías é conhecido como o profeta messiânico) :
"Não vos assombreis, nem temais; porventura desde então não vo-lo fiz ouvir, e não vo-lo anunciei? Porque vós sois as minhas testemunhas. Porventura há outro Deus fora de mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça." (Isaías 44:8)
O próprio Pedro vai afirmar que a pedra em que a igreja está edificada e fundamentada é Jesus: "E, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa,
Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.
Por isso também na Escritura se contém:Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa;e quem nela crer não será confundido.
E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes,a pedra que os edificadores reprovaram, essa foi a principal da esquina." (1 Pedro 2:4 ao 7)
Pedra de esquina era a base da fundação de uma construção. 
Não existe outro cabeça da igreja, seja papa ou pastor...o único é Cristo.
"Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. (Efésios 5: 23)
"Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo" (Efésios 4: 15)

Bem, acho que já não resta dúvida perante tudo o que foi falado, fica claro que a Igreja foi edificada sobre Cristo e seus ensinamentos, sabendo que a Bíblia é a base de seus ensinamentos, já que a mesma é cristocêntrica, falado de Cristo do início ao fim. Se algo ou alguém ensinar ensinamentos diferentes disto, é anátema, ou seja, é maldição. Fuja disso.
"Paulo, apóstolo (não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Jesus Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos),E todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia:
Graça e paz da parte de Deus Pai e do nosso Senhor Jesus Cristo,
O qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus nosso Pai,
Ao qual seja dada glória para todo o sempre. Amém.
Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho;
O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo.
Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.
Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.
Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.
Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens.
(Gálatas 1:1 ao 11)


Escrito por Luis Roldan

19 comentários:

  1. Gostei muito da explicação,tirou as minhas dúvidas. Obg Pastor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que ajudou, já valeu a pena ter escrito

      Excluir
    2. Confirmação a revelação de Deus para mim,sobre a Igreja de Jesus Cristo .
      Que Deus continue lhe iluminando.

      Excluir
    3. Que bom que eu achei explicação para esse texto.onde a minha consepicao não batia com o que eu lia

      Excluir
    4. Edificante.Deus seja louvado! Só Jesus é a Pedra.

      Excluir
  2. que benção pastor. Deus te abençoe grandemente querido.

    ResponderExcluir
  3. So que Jesus diz: Sobre essa pedra edificarei minha igreja,e não rocha! Se Pedro quer dizer pequena pedra então as palavras de Jesus não foram com outro significado! O nome de Pedro na verdade era Simão mas Deus o batizou com o nome Pedro que quer dizer o quê?
    Deus te abençoe pastor que você possa ser conhecedor da verdade, e interpretar melhor a palavra de Deus! A paz!

    ResponderExcluir
  4. So que Jesus diz: Sobre essa pedra edificarei minha igreja,e não rocha! Se Pedro quer dizer pequena pedra então as palavras de Jesus não foram com outro significado! O nome de Pedro na verdade era Simão mas Deus o batizou com o nome Pedro que quer dizer o quê?
    Deus te abençoe pastor que você possa ser conhecedor da verdade, e interpretar melhor a palavra de Deus! A paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fico me perguntando se você leu tudo...como disse no texto o novo testamento foi escrito em grego, e ali no texto explico o significado do nome de pedro, e que como o próprio pedro diz que a pedra fundamental, sobre qual é construído um edifício, no caso sendo uma analogia da igreja é Cristo.
      fiz a correlação de texto, o que é uma das bases da hermenêutica, pois a bíblia explica a bíblia, e se analisar pela exegese do texto verá no contexto que o sujeito do texto é o próprio Jesus e não pedro, pois Jesus pergunta aos discípulos quem Ele era, e então pedro toma a frente e diz que Jesus era o Cristo, que quer dizer messias.
      mediante a isso tudo, você ainda vem dizer que eu que preciso interpretar melhor as escrituras sendo que você não conhece nada de hermenêutica (arte da interpretação de textos), ignorou a exegese do texto base, ignorou a língua original do texto, na realidade, das duas, uma...ou você precisa aprender um pouco mais ou apenas não quer admitir que foi enganado por um falso ensino.

      Excluir
    2. O pastor fica um pouco agressivo quando contrariado... Será quee aprendeu realmente a interpretar as escrituras sagradas?

      Excluir
  5. Parabéns pela excelente explicação Pastor, busquei muito sobre essa resposta e me entristeci com o que vi, busquei algo que o Senhor esclarecesse minha mente e essa sem dúvida foi a melhor explicação. Deus abençoe sua vida.
    Ass: Fernando Oliveira

    ResponderExcluir
  6. Sou de São José dos Campos - SP. Mas passei um tempo em Ipojuca - PE. Lá um cara firmeza e' chamado cabra rochedo. A rocha e' vc. Zé mané! Cada um de nós. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo. (O inimigo tenta queimar sua obra, mas nenhuma obra "pura e verdadeira, autentica do seu coração não como influência ou cópia" será em vão) Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espirito Santo habita em vós?
    Perceba que a Igreja e' o homem. Somente em nós encontraremos Deus. Nunca em Pedra. Seria como adorar imagem.
    Desculpa a sacudida! E' que irmão e' pra essas coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continua: Se alguém destruir o Templo de Deus, Deus "o" destruirá; porque o Templo de Deus, que sois vós, e' Santo.
      Isto diz duas coisas:
      1° Se algum outro nos destruir.
      2° Se nós nos destruir os ( saúde e pecado)
      Veio; eu sou do mundão, digo a verdade porque na verdade não existe controvérsia. Mas ele me chamou e me "convocou" pra guerra que já começou há milênios; mas agora vai ferver. Tô viciando no conhecimento.
      E eu sou o braço do mundão porque eu entro no mundão e prego e entro na mente deles. Tô me sentindo muito útil. Nunca vivi Neda igual. Amo vcs, e todo o mundo. Que mundo lindo!

      Excluir
    2. Nunca vi Cristo, nem ouço vozes. Simplesmente procura uma boa pergunta e faço, nem faço oração, simplesmente peço sabedoria. E eu mesmo esclareco. Lógico que e' a luz Dele. A Fé precede; o conhecimento segue.... E' nois o Templo. Por isto quando dois ou mais se reunirem em meu nome, estarei no meio de vós.
      Mas sozinho??? A volta!!!! Mano! Fascinante!

      Excluir
  7. Se e' Cristo quem fala eu repito! A besta e' a igreja católica! E o chifre que nasce e' a protestante. Desculpa mas estudem!
    Queria pregar a união mas verdade e' verdade.
    Se a católica e' prostituta a protestante e' FDP. Veio de la e prima dinheiro.
    Reúnam-se em suas casas e acautelem-se e' hora.
    Pq prostituta? Dinheiro!
    Pq besta? Não tem outra palavra. Significa idiota.
    Por pensarem que esconderiam.
    São satanistas. Todas. As pessoas não sabem. Muitos pastores são reais instrumentos.
    A maçonaria e os illuminatis nem fazem mais questão de esconder suas adoração por lucifer.
    Leiam o príncipe de Maquiavel. Se duvidam.
    Deus não interferiu pq ele quer só os melhores. Deixou o satã agir. Deus e' o pai do satã, o pai do pecado.
    satã o pai da mentira. Daí eles dizem se ele criou satã ele inventou o pecado. Sim!
    Pra ter parâmetro. Justiça. Existe demônios Anjos. espíritos. E Et.
    Sim. Leiam quantas vezes aperece a palavra cosmo. Carruagem ou carro celeste.
    Eu conheço eles. Sata e' reptil. Dragao Deus me confirmou. Podem achar idiotice. Mas quando eu tinha 13 anos eu já frequentava boteco e um senhor me deu a maior sabedoria humana que eu conheci. O maior absurdo de hoje, sua convicção amanhã. Peço pra que não esqueçam disto. Lembrem - se deste imbecil. Se lembrarem, quando eles tentarem confundir o mundo. Vcs terão uma carta na manga.
    Não temo Deus. Isto e' satanismo! Deus e' pai e justo Cristo e' Irmão.
    Não orem bonitinho não. Se tem revolta. Chinga. Não consegue mentir pra ele. Se medir palavras está mentindo.
    A boca fala do que o coração está cheio. Se VC for sincero Ele responde. Se mentir ele não mente! Fica quieto.
    Os homens não podem julgar os homens por que não penetram no espirito de outro homem. Deus está no nosso espirito. E se quisermos conhecer as coisas de Deus temos que reconhecer sua presença em nós e pedirmos pra conhecer na medida de cada necessidade pra sua causa o conhecimento que lhe e' cabível. A bíblia foi modificada. Mas conversem com Ele que Ele não mente. Duvida? Então pense. romanos mataram Cristo. Pra contra notar os judeus. Governo, manobra. O povo não era letrado. A igreja católica e' a besta. Daí dela nasce a protestante. Segue o mesmo livro.
    Desculpa gente Ele me para Diu pra não mexer com os fiéis. E não vou. E acredito em muitos padres e pastores. Mas até nos que trabalhamos por dinheiro somos prostitutas. Não posso negar revelação. Me odeiem com força não tenho mais nada a fazer. Quero mostrar meu rosto porque tenho Fé no que digo. Meu facebook Sergio Souza. Minha vida vai....Ele chamou.... E não posso mentir ainda sou mundão. Nunca ninguém pode me chamar de mentiroso. Preciso mudar. Mas meu pecado não e' maior que o de ninguém. Tamo junto. Acabou a mentira a guerra chegou! Conheçam o inimigo.
    Hoje ele comanda o mundo dos homens. Não tenham medo de morrer, tenham medo de serem covardes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque o guerreiro de Fé nunca gela, não agrada os injustos e não amarela.
      O Rei dos reis foi traído e sangrou nesta terra.
      Mas morrer como homem e' o prêmio da guerra.
      Mas oh, conforme for se precisar afogar no próprio sangue assim será.
      Nosso espírito e' imortal, sangue do meu sangue.
      Entre o corte da espada e o perfume da rosa.
      Sem mencao honrosa, sem massagem.
      A vida e' loka nego!
      E nela eu to de passagem!
      `A Dimas; o primeiro!
      Saude guerreiro!

      Perfeito! Nao seretira uma palavra!

      Excluir
    2. Fui rico. Sentia vergonha de visitar evangélicos de jeans. Hoje sou pobre tenho vergonha de visitar qualquer igreja por que os fieis se vestem pra noite de gala. Ainda não sou mendigo, mas tô pedindo coragem pra ser. E mesmo hj tenho vergonha de entrar em qualquer igreja.

      Excluir
    3. Agora pra f....
      Pura verdade!
      Estava desempregado um tempao. Perto de minha casa tem um córrego que chama Vidoca. Passava a passarela e via varias tilápias monstro. E' um esgoto. Mas tinha que levar comida pra casa e minha filha tinha 2 anos e a coisa que ela mais se emocionava era ver peixe. Dai eu pensei. Vou leva- la pra ver eu pescar o peixe e vamos comer o peixe.
      Cheguei lá tinha uma galera passando rede. Não dava pra pescar. Minha mulher brigou comigo por fazer elas irem até lá atoa. Ela foi embora com minha filha pq começou a chover forte. Mas eu queria levar um peixe vivo pra ela poder pegar na mão. Então me ofereci para ajudar a passar rede. Entrei naquele esgoto com minha melhor calça, minha bota nova. Que era o único pisante que eu tinha. Tudo pra levar um peixe vivo pra minha filha. Pgamos uns 200 kg de peixe. Tuvira e até cobra pegamos. Trocando idéia eles eram evangélicos.
      Umas 5 horas depois quando tínhamos 2 bombonas chias. Saímos. Eles tinham levado roupas pra jogar fora.
      Eles saíram e jogaram fora as roupas e calçados. Até as redes. Daí quando encostou uma kombie tipo com carroceria eles subiram o peixe e me perguntaram; tem alguma coisa pra por peixe.
      Minha casa era ali do lado. Então um barbante fazia uma fieira e tilápia não morre fácil. Fui pegar um barbante a uns 20 mts . eles foram embora. E eu nem pude jogar minha roupa fora! Aquele dia eu chorei muito!
      Bebi muito! Usei muita droga! Tive vontade de voltar pra vida antiga e matar aqueles vermes.
      Quando eu tava do jeito que Zé' ruela gosta; eu vi uma igreja evangélica e me deu vontade não de chingar; mas de dar testemunho. Dizer que eles tinham muito Deus na boca e pouco no coração e se achavam a joia rara deDeus. Ele me barrou. E disse. Você mereceu. Um dia vai entender. Hoje 10/09/2016 eu entendi.
      Hj e' o dia de dizer que nós todos temos muito Deus na boca! Hoje eu digo me incluindo. Aquele dia seria como se eu fosse diferente. Mas eu tbm tenho muito Deus na boca. Ele prometeu morar aqui. Então não vamos mais servir dois reis. Vamos construir a casa dele aqui. Chorei como aquele dia!

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir