A palavra avivar significa trazer de volta a vida, realçar, ou seja, o avivamento espiritual é trazer de volta a vida espiritual ou realçar ainda mais a sua vida espiritual. Mas como tudo, este avivamento também tem suas fases, etapas, chame como preferir, porém é algo inegável, isso veremos agora.
A 1ª fase é ouvir e atentar para a Palavra do Senhor, a pregação que ouvimos nas igrejas, em vídeos, ou lemos através de um texto ou na Bíblia.
Se vermos no livro de Neemias no capítulo oito podemos ver que o povo que tinha se apartado do caminho de Deus, ao ouvir Esdras lendo a Palavra de Deus que estava escrito no livro que estava na Casa de Deus, o povo ficou 6 horas ouvindo e se arrependeu. É de extrema necessidade de ouvirmos a Palavra e nos arrependermos e nos concertarmos com Deus, pois isso mostra que ouvimos o chamado de Deus para segui-lo, assim como foi com 12 discípulos de Jesus, ouviram o chamado e aceitaram, então viraram seus seguidores.
O concerto é algo que temos que fazer com Deus, pois com o arrependimento de nossos erros e pecados, pedimos perdão a Ele e mudarmos nosso estilo de vida, deixar os pecados e viver uma vida de acordo com os preceitos de Deus, como podemos ver nos capítulos 8 e 9 de Neemias. Daí começamos a sair da morte espiritual e caminhamos para a vida em Cristo, assim como foi com os discípulos e a poção do povo de Israel que creu em Jesus, e após isso vieram os gentios crendo Nele.
A 2ª fase é a de continuarmos aprendendo mais sobre o nosso Senhor, aprendendo mais da Bíblia, pois ela é cristocêntrica, fala de Jesus do início ao fim.
"Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR..." (Oséias 6:3)
Assim foi na vida dos 12 discípulos de Jesus, andaram com Ele por 3 anos aprendendo cada vez mais sobre o Reino de Deus, sobre o evangelho, depois vieram mais discípulos, formando um esquadrão de dezenas de aprendizes de Cristo. Após a morte e ressurreição de Jesus, o número só aumentou, inclusive com a conversão de Paulo.
Temos que cada dia mais nos apegar com Deus, buscar orarmos mais, ler mais a Bíblia, vivermos fora da pratica do pecado, ajudando os irmãos em Cristo e etc...isso tudo faz com que vivamos dia a após dia um avivamento espiritual, cada vez mais sendo um cristão melhor e com mais intimidade com Deus.
A 3ª fase é o trabalho na obra de Deus, os discípulos de Jesus são exemplos disso. Primeiro eles ouviram o chamado do Mestre e abandonaram suas vidas vãs e pecaminosas (este chamado vem para nós com a pregação do evangelho), depois eles passaram a seguir Jesus e cada vez mais ouvir suas pregações e então começaram a trabalhar na obra, sendo uma de suas primeiras experiências na multiplicação dos pães e peixes. Depois disso, Jesus comissionou 70 discípulos, formando duplas, e ordenou que eles fosse e orassem o povo, expulsassem demônios, curassem enfermos e doentes, pregassem o evangelho e eles foram, assim como podemos ver no livro de Lucas capítulo 10, do versículo 1 ao 16.
No mesmo capítulo, já a partir do versículo 17, podemos ver a volta deles e os resultados do seu trabalho missionário.
"E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam.
E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu.
Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum.
Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.
Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve." (Lucas 10:17 ao 21)
Se avivar é trazer de volta a vida, nós como avivados espiritualmente, temos que fazer a obra e não ficar como mortos-vivos jogados nos bancos de nossas igrejas, sem orar ninguém, com medo de represálias do diabo porque expulsamos demônios de pessoas atingidas pela atuação deles, não podemos ficar sem evangelizar esperando que as pessoas venham até a igreja, é a igreja que tem que ir até as pessoas, falar que Jesus cura, liberta, salva e quer um relacionamento com elas.
"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado." (Marcos 16:15 e 16)
Veja o que mais Jesus falou sobre este assunto:
"E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos,
E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém. E destas coisas sois vós testemunhas." (Lucas 24:46 ao 48)
E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém. E destas coisas sois vós testemunhas." (Lucas 24:46 ao 48)
A 4ª fase é o ápice disso tudo, é o batismo no Espírito Santo, pois depois de tudo isso, Jesus aos discípulos:
"E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder." (Lucas 24: 49)
Quando aceitamos Jesus como nosso Senhor e Salvador, recebemos o Espírito Santo dentro de nós, mas não sobre nós, isso se dar no batismo no Espírito Santo.
Quando aceitamos Jesus, somos vestidos do Seu poder, mas quando somos batizados no Espírito Santo, somos revestidos, ou seja, ganhamos uma porção maior do poder de Jesus.
Em Atos dos Apóstolos capítulo 2, se cumpriu a promessa de que o Espírito Santo seria derramado sobre aqueles discípulos, como hoje em dia é derramado sobre muitos.
"E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;
E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem." (Atos 2:1 ao 4)
Com o batismo no Espírito Santo, veio também os dons espirituais para a igreja de Cristo (igreja é todo aquele que serve a Jesus), para edificação da pessoa e para auxiliar os irmãos em Cristo, edificando a vida deles.
"Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.
Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também." (1ª Coríntios 12:4 ao 12)
Sendo assim, estas fases tem que ocorrerem em nossas vidas, e por que não dizer que elas tem que ocorrerem todos os dias?! Já que dia após dia temos que nos arrependermos de nossas falhas e buscar uma vida fora da pratica do pecado; lendo a Bíblia e orando (Porque pela palavra de Deus e pela oração se é santificado. 1ª Timóteo 4:5); temos que ser seguidores de Cristo realmente, não só falando que somos, mas agindo como tais; Temos que trabalhar na obra de Deus com coração aberto e grato por tudo que Ele fez e faz por nós, temos que evangelizar e orar as pessoas; temos que buscar o batismo no Espírito Santo e dons espirituais para edificação do corpo de Cristo, ou seja, os cristãos. E caso você já seja batizado no Espírito Santo, busque sempre um renovo desse batismo, um renovo espiritual, use os dons que Deus lhe deu para a obra Dele e peça que Deus venha a apurar cada vez mais os seus dons.
Isso sim é avivamento espiritual, é o conjunto de todas estas coisas, viva este avivamento em sua vida, seja um avivado por Cristo.
Escrito por Luis Roldan, líder do ministério avivados por Cristo. (um ministério virtual que busca resgatar e avivar vidas.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário