6 de março de 2013

QUAL A REAL FUNÇÃO DA OFERTA NA IGREJA?

Bem, primeiro vamos definir o que são as ofertas.
As ofertas são algo que se é dado voluntariamente nas igrejas, diferentes do dízimo, onde mesmo você não sendo obrigado pelo homem, mas ele é uma ordem Bíblia sagrada.
As ofertas fora instituídas e criadas por Deus no livro de Levítico no Velho Testamento, eram 5 tipos de ofertas, sendo que 3 delas foram abolidas por Jesus em seu sacrifício de redenção na cruz. 
primeiro vou falar das que não existem mais. Sendo elas:
1- Oferta de holocausto: servia para expiação de pecados e aproximação com Deus.
2- Oferta pelo pecado: Expiação pelos pecados não intencionais cometidos por fraquezas ou descuido.
3- Oferta pela culpa: expiação por pecados específicos; as pessoas prejudicadas recebiam compensações pelas perdas sofridas.

Bem, estas a cima citadas já não existem para nós em nosso tempo, já que o sacrifício de Jesus na cruz foi o sacrifício definitivo, não precisando mais se derramar sangue de animais, pois o sangue do Cordeiro de Deus, Jesus, já foi derramado, e a expiação de nossos pecados é somente nos arrependermos de coração e pedirmos perdão a Deus pelo o que fizemos e Ele nos perdoará.
porém, hoje ainda temos 2 das ofertas que Deus não aboliu, que são:
1- Oferta de manjares (cereais) : uma expressão de gratidão e consagração a Deus.
2- Oferta pacífica (de comunhão) :  uma expressão de gratidão e desejo de comunhão com Deus.

Sendo assim, muitos dizem que se você der ofertas na igreja, Deus vai ti retribuir, claro que Deus é abençoador dos que abençoam a obra Dele, porém Deus não trabalha com trocas, Ele não olha para o tamanho da oferta e sim para o coração do ofertante, importa é que você sinta vontade de ofertar, faça de coração e não como barganha com Deus.
Um dia ouvi o testemunho de um homem que era catador de materiais para reciclagem, ele era membro de uma igreja, e ofertou R$ 2,00 com uma nota velha, porém pediu licença ao pastor e trocou a nota velha por outra nova do mesmo valor. Por que isso? Ele deu o seu melhor, pois pra ele Deus merecia a nota nova. O que aconteceu depois?
No mesmo mês ele conseguiu um emprego com carteira assinada. 

Percebeu? No coração dele, ele deu o melhor pra Deus, mesmo sendo o  mesmo valor, porém Deus viu a sua intenção de honra-lo com a nota nova. 
A oferta é um modo de mostrar gratidão por tudo que Deus tem feito por você, pois com ela, juntamente com o dízimo é que são mantidos os templos, pois existem despesas a serem pagas, como água, eletricidade, acomodações, como cadeiras e bancos, material de evangelismo, além de gastos em eventos. E muitos templos pagam alugueis ou financiamento.
Então não caia no erro de achar que por dar ofertar com interesse de troca em bençãos, que Deus vai ti abençoar, e nem caia na mentira de alguns que se corromperam e dizem que quanto maior for a sua oferta, mais será a sua benção.
Abençoe sim a casa de Deus, porém faça somente se for de coração.
Estas ofertas, como já vimos, servem também como fonte de aumento de comunhão com Deus, pois Deus vai ter melhor comunhão, relacionamento, intimidade com o grato do que com o ingrato. 
As ofertas também podem ser dadas em formas de jejum, oração, dedicação a obra de Deus, evangelização, adoração, pois a adoração e dedicação são coisas que Deus recebe como oferta agradável e tudo isso aumenta e muito nosso relacionamento com Deus. 

Escrito pelo pastor Luis Roldan.

6 comentários:

  1. Ola pastor, Deus abençoe muito a sua vida, só achei falta de livros, capítulos e versículos, para podermos explicar para a igreja.
    P. Almeida

    (jm.palevi77@gmail.com, jm.almeida@uol.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a paz do Senhor, irmão (pelo jeito pastor Almeida), tudo ta descrito em levítico, onde falasse das ofertas instituídas por Deus, as referencias ficam entre o capítulo 1 e o 7 do referido livro. abração.

      Excluir
  2. Sim , tem que ser ofertado de coração!
    É não por pressão!
    A César o que é de César, e a Deus o que é de Deus!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá pastor.
    Se o sacrifício foi levado, como funciona o dízimo dos 10% do meu salário que deveria dar todo mês? No nosso tempo, a oferta se encaixa melhor nós nos dias de hoje.

    ResponderExcluir
  4. No novo testamento não existe mais dízimos .mpassou a ser oferta voluntária ..dízimo era lei..Jesus morreu para abolir essa lei a qual nem todos são fiéis nos dízimos..

    ResponderExcluir
  5. Melhor vc dar 1.real cm amor doque da 1000 por obrigação.achando q se não der o dízimo irá para o inferno...

    ResponderExcluir