19 de janeiro de 2012

COMO AGIR NO ENSINO DA PALAVRA DE DEUS

Hoje não quis trazer um texto falando de santidade e nem de métodos de ensino, mas sim do modo de agir em relação a ir até os alunos, os escuta-los, como se portar e etc. Vejamos abaixo o modo que Jesus agira em tal momento:
“Ele não se limitou a uma sala de aula; ao contrário, ensinava em qualquer lugar onde via pessoas necessitadas, nos campos, nas casas, nas sinagogas, junto a um poço, nos terraços, num barco no meio do lago, no alto de um monte, e até pregado numa cruz entre dois criminosos. Algumas vezes, as pessoas iam até Ele; outras, Ele ia até as pessoas.
            Às vezes, Ele pregava e ensinava, e às vezes fazia perguntas. Gostava muito de contar histórias. Ele transformava Suas palavras em imagens ao mencionar as aves do céu, a água do poço, o semeador no campo ou a lida do povo. Ele nunca era estereotipado, nem bruto, nem usava palavras frívolas. Ele sempre ia direto as necessidades, envolvendo Seus ouvintes intelectual e emocionalmente, penetrando sempre nos recônditos mais profundos da personalidade deles. Jesus era sem dúvida o grande Mestre!”(Getz, 1974)

  Podemos ver acima a personalidade de Jesus no ensino, Ele não era educador só na sala de aula, mas também na sua vida e na sua conduta, estava sempre pronto a dar exemplo, educar e ensinar, tanto pra quem Ele se dispôs a ensinar quanto pra quem vinha ao seu encontro para aprender, inclusive fazia perguntas aos seus educando, buscando um dialogo com eles.
 Um bom professor deve ser educado, e respeitar as opiniões alheias, nunca sendo bruto, e sabendo avaliar as necessidades de aprendizagem de cada um.
Temos que ter paciência, sabedoria para usar as palavras certas e em momentos certos. Temos que pedir a direção do Espírito Santo para fazermos tudo do melhor modo.
Busque temas da vida cristã; temas que formam a base cristã; fale de cruz e seus benefícios para a humanidade, fale do agir do Pai, do Filho e do Espírito Santo; temas da realidade da vida secular dos seus alunos, tudo claro a luz da Bíblia.

Escrito por Luis Roldan.


Nenhum comentário:

Postar um comentário