Hoje as coisas parecem ter se tornado mais fáceis com a TV, Internet, celular, uma enxurrada de informações úteis e também coisas que não provêem de Deus, são jogadas em nossas mentes. O apóstolo Paulo preocupado com a apostasia nos últimos tempos escreveu uma carta em alerta para Timóteo, falando e orientando sobre a fidelidade ao Senhor ele disse:
“Ninguém despreze a tua mocidade: mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza. Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá, não desprezes o dom que há em ti, o qual foi te dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. Medita estas coisas; ocupa-te nelas para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina: persevera nestas coisas; porque fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.”(1ª Tm 4. 12-16).
No caso de Timóteo na referência acima, ele tinha suas influências visto pela sua mãe que era judia e seu pai que era grego, mais escolheu servir a Deus. Já para nós cristãos, Paulo nos ensina alguns caminhos para não se deixar influenciar pelo mundo de hoje.
- Ter cuidado comigo mesmo (1ª Tm 4.16a), ou seja, nos devemos superar e dizer não para as nossas próprias vontades e prazeres.
- Ser exemplo (1ª Tm 4-12)a como servos de Deus temos que ser o sal da terra e a luz do mundo (Mt 5. 13-14).
- Conhecer a palavra (1ª Tm 4.13a), ou seja, conhecedor da palavra passa a se um grande ensinador das pessoas que não conhecem a Cristo.
- Renunciar as nossas vontades (Mt 26.39b) fazer a vontade de Deus em nossas vidas é está em comunhão e apto a receber as bênçãos do Senhor.
- Lembrar do sacrifício de Cristo por nós (Jo 3.16) reconhecer aquilo que Jesus fez por nós na cruz e saber que não foi em vão e que ele morreu para nos dar a vida eterna.
Nesse século, nós como servos do Senhor devemos ser influenciadores dessa nova geração, ensinando e orientando aqueles que não conhecem a verdade buscar a salvação que se encontra em Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador.
Escrito por Leonardo Carvalho.