22 de setembro de 2016

DEUS QUER A IGREJA MAIS SACERDOTAL DO QUE PROFÉTICA

A igreja de Cristo, o corpo de Cristo formado pelos seus seguidores tem certos papéis, tanto como de igreja local, como cristãos individualmente falando, entre as principais estão o papel sacerdotal e o profético. Porém, ao vermos que a igreja está edificada sobre Cristo (Mateus 16:18), sendo ele chamado por Pedro de pedra de esquina, isso em 1ª Pedro capítulo 2: 1 ao 7, que era uma base colocada na quinta de toda estrutura de uma construção, sobre a qual se era edificada as demais pedras da construção em questão.
No versículo 5 desse texto bíblico, Pedro diz que somos também pedras, logo estamos edificados sobre a pedra de esquina, a saber, Jesus Cristo. Assim somos feitos sacerdócio santo para adorarmos a Deus, ou seja, somos sacerdotes, independentes de cargo eclesiástico, o papel de cada cristão primariamente é ser sacerdote.
O sacerdote do antigo testamento tinham como funções, oferecer a adoração a Deus, ler e ensinar a Palavra de Deus, verificar e atestar doenças nas pessoas e caso doentes colocá-los em quarentena e tratá-los, e orar as pessoas.
Já o profeta era alguém usado por Deus para entregar ao povo mensagens de bênçãos, mas principalmente chamadas ao arrependimento por terem deixado de lado os ensinamentos recebidos da Palavra de Deus por intermédio dos sacerdotes.
No novo testamento os líderes/sacerdotes são os apóstolos, pastores e presbíteros da igreja, os quais tinham funções de ensinar a Palavra de Deus, orar os doentes, expulsar demônios das pessoas, aconselhar, tratar o pecador a mudar seus caminhos e se manter firme com Deus.
Os profetas eram aqueles que eram usados por Deus pregar o evangelho e as consequências de segui-lo ou não e eventualmente usado por Deus em dom de profecia.
Hoje não deve ser diferente, porém muitas das vezes as igrejas locais e cristãos estão se colocando primeiramente como profeta do que como sacerdotes.
Precisamos ser mais sacerdotes, não perdendo a voz profética, mas antes de corrigir os cristãos que entram por caminhos tortuosos, devemos lembrar que eles chegam até nós doentes espiritualmente falando, como não cristãos, ímpios, ou seja, sem ligação com Deus por não terem Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas. Nisso, pregamos, e eles crendo passam a serem cristãos, e aí começa o tratar da ovelha, quando a igreja local, principalmente o pastor, orienta, ensina, aconselha, ora esta pessoa e Deus vai desenvolvendo essa ovelha/pessoa, onde a mesma crescer em maturidade cristã e vai ficando cada vez mais firme com Deus.

"E os fariseus, vendo isto, disseram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores?
Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes." (
Mateus 9:11,12)

Jesus veio para resgatar o perdido e nos deixou como seus representante para continuar este trabalho, assim nós devemos ajudar estas pessoas serem pedras edificadas sobre a pedra de esquina, sobre Jesus. Pois, pessoas bem cuidadas, edificadas em Jesus, terão menos incidência de erros e assim não precisaremos usar tanto nosso papel profético.  
A igreja precisa abraçar mais, cuidar mais, orientar mais, ensinar mais, pregar o genuíno evangelho, não deixando a correção de lado quando for necessário, mas focando em tratar as feridas da alma e máculas espirituais com que as pessoas chegam até nós. Pois pecado se combate, mas pecador se trata.

Escrito pelo pastor Luis Roldan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário