1 de janeiro de 2016

TOMÉ, O INJUSTIÇADO

Tomé, o discípulo de Jesus que se tornou, ou melhor foi por Jesus feito apóstolo do Evangelho (Efésios 4: 11), até hoje leva a fama de incrédulo, ele é sinônimo de falta de fé. Algumas pessoas até costumam dizer: "estou igual a Tomé, só acredito vendo".
É verdade que Tomé por um momento foi incrédulo sobre a ressurreição de Jesus, mas será que ele pode mesmo ser tirado como grande exemplo de falta de fé?
Vamos ler o texto em que ele não crer na ressurreição: 
"Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco.
E, dizendo isto, mostrou-lhes as suas mãos e o lado. De sorte que os discípulos se alegraram, vendo o Senhor.
Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.
E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.
«queles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos.
Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.
Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o meu dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei." (João 20:19 ao 25)

Jesus ressuscita e vai até os discípulo, mas ao chegar lá, nem todos estavam presentes, mas Ele entra assim mesmo. As portas estavam fechadas, mas Seu poder divino o permite adentrar no recinto, onde ao entrar logo os cumprimenta até mesmo para acalmá-los. Além de comprovar a eles que sua promessa de ressuscitar ao terceiro dia tinha se cumprido. 
Mas reparem que Jesus ao falar com os discípulos, logo lhes mostra aos mãos furadas, ou seja, sem nem ter tempo de perguntar, duvidar de Jesus, Ele logo comprovou ser Ele mesmo. Quando Jesus sai, Tomé chega e os outros lhe contam o ocorrido. Tomé duvida, e como narrado no versículo 26 do capítulo 20 de João, oito dias depois Jesus aparece a eles de novo, agora com Tomé no local e logo lhe ordena que colocasse a mão nas feridas, assim dando a Tomé a lição que fé é acreditar mesmo sem ver.
Mas ai questiono se Jesus não tivesse mostrado logo aos demais, se eles também por um momento não duvidariam. Tomé ao ver as feridas nas mãos de Jesus creu.
Agora vamos ao foco maior do meu texto.
Tomé foi incrédulo no primeiro momento? Sim! Não! Pois ele teve um erro momentâneo, mas foi transformado, já que viver com Cristo é uma constante transformação em nosso ser, onde só deixaremos de errar quando nosso corpo corruptível será coberto de incorruptividade. (1ª Corintios 15: 53 e 54)
Tomé depois daquela experiência e de todo o treinamento que Jesus tinha lhe dado, foi transformado em apóstolo (que quer dizer enviado), pois agora Jesus não estaria mais fisicamente ao lado dele, ele teria que ir "sozinho" (sabemos que o Espírito Santo ia com ele) fazer a propagação do evangelho. E foi...foi com tanto amor, dedicação e fé que fez missões evangelísticas em 4 grandes regiões do mundo antigo,sendo eles: Síria, Partia, Pérsia, e Índia. 
Tomé além de todo seu trabalho e renúncia em prol do evangelho de Cristo, foi morto por não negar ao Senhor. É preciso muita fé para fazer isso tudo e ainda preferir morrer do que negar a Cristo.
Sabe o que aprendo com isso tudo?
Tem muita gente taxando as pessoas como alguém que está todo errado só por causa de um erro momentâneo, e esquecem de olhar toda a história dessa pessoa com Deus. 
Se nós tivéssemos a fé que Tomé teve ao logo de sua vida, teriam mais pessoas sendo convertidas a Jesus e nós não negaríamos com nossos atos e nem com nossa pouca dedicação e devoção que damos a Ele. 

Escrito pelo pastor Luis Roldan.

Um comentário:

  1. Fascinante, é uma verdade que estamos vivendo em nossas igrejas. Palavras profundas. O recado dado com clareza e sem floreio,muito boa.
    Rose.

    ResponderExcluir