29 de abril de 2012

AGRADECIMENTO DE 1 ANO

Com muita felicidade que venho a agradecer a todos que leram, divulgaram e torceram por este blog, pois hoje ele completa 1 ano de existência, chegando até o presente momento a mais 4700 visitas, visto em 25 países do mundo.
Este blog tem sido feito com textos derivado do conhecimento que Deus me levou a buscar e principalmente da Sua inspiração pelo Espírito Santo. Espero que tudo isso esteja sendo útil para ida de vocês e que possamos estar juntos por mais uns anos ai.
Obrigado a todos.

21 de abril de 2012

CLASSIFICAÇÃO E HIERARQUIA DOS ANJOS

Olá, devido ao lançamento do meu livro sobre libertação espiritual está para acontecer no mês de fevereiro de 2017 pela editora reflexão, tive que retirar do blog todos os meus textos sobre o referido assunto. Sendo assim, você que deseja conhecer mais sobre o assunto de libertação espiritual, pode encontrar esse e demais textos no meu livro.
para ad
quirir o livro é só entrar em contato comigo no telefone 21- 981017030 ou no e-mail teologoluisroldan@hotmail.com
Com certeza o livro terá um preço bem acessível. 
Desde já agradeço a procura de cada leitor interessado no blog. 


Escrito pelo pastor Luis Roldan.

18 de abril de 2012

O DESTAQUE, A SOBERBA E QUEDA.

Pregação minha na radio gospelradical.com no dia 16/4/12, no meu programa: é hora de semear , mensagem que fala de como a soberba pode entrar em nossos corações e como não podemos deixar acontecer, e as consequências sobre ser ou não ser soberbo.

15 de abril de 2012

O DEUS DA MEIA NOITE

Parece herético este título, mas verá que não é, é apenas um modo de mostrar que Deus tem um "horário" preferido de agir em nosso favor. Que Deus haje em todos os horários, sabemos, mas tem uma preferência pela meia noite. Tanto que ti provo na bíblia.
"Disse mais Moisés: Assim o SENHOR tem dito: A meia noite eu sairei pelo meio do Egito; E todo o primogênito na terra do Egito morrerá, desde o primogênito de Faraó, que haveria de assentar-se sobre o seu trono, até ao primogênito da serva que está detrás da mó, e todo o primogênito dos animais. E haverá grande clamor em toda a terra do Egito, como nunca houve semelhante e nunca haverá; Mas entre todos os filhos de Israel nem mesmo um cão moverá a sua língua, desde os homens até aos animais, para que saibais que o SENHOR fez diferença entre os egípcios e os israelitas."
(Êxodo 11: 4 ao 7)



Vimos no texto a cima que a meia noite Deus matou todo primogênito do Egito, mas os do povo de Israel ficaram intactos. Está foi a 10ª praga sobre o Egito, a qual o Faraó, cedeu e deixou o povo de Israel partir e assim começou a libertação do povo de Deus.


"Chegou pois, Gideão, e os cem homens que com ele iam, ao extremo do arraial, ao princípio da vigília da meia noite, havendo sido de pouco trocadas as guardas; então tocaram as buzinas, e quebraram os cântaros, que tinham nas mãos."
(Juízes 7:19)



A meia noite Gideão iniciou a batalha contra os midianitas, vencida por Israel de forma milagrosa, quando Deus mandou apenas tocar as trombetas que as muralhas inimigas cairiam.


"E foi dito aos gazitas: Sansão entrou aqui. Cercaram-no, e toda a noite lhe puseram espias à porta da cidade; porém toda a noite estiveram quietos, dizendo: Até à luz da manhã esperaremos; então o mataremos. Porém Sansão deitou-se até à meia noite, e à meia noite se levantou, e arrancou as portas da entrada da cidade com ambas as umbreiras, e juntamente com a tranca as tomou, pondo-as sobre os ombros; e levou-as para cima até ao cume do monte que está defronte de Hebrom."
(Juízes 16: 2 e 3)


A meia noite Sansão movido pelo poder que Deus lhe tinha dado, removeu os portões de Gaza mostrando que o poder de Deus é maior do que de qualquer exército.



"Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. 
E cinco delas eram prudentes, e cinco desapercebidas. 
As desapercebidas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. 
Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.
E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram.
Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.
Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.
E as desapercebidas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. 
Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.
E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.
E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos.
E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço. 
Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir."
(Mateus 25: 1 ao 13)

A meia noite virá o noivo(Jesus) buscar as virgem, que são seus servos fiéis, os néscios, desapercebidos que não tiverem o azeite(Espírito Santo) em suas lamparinas(condutas, vida, coração) ficaram de fora do arrebatamento da igreja, mas os prudentes, ou seja, fiéis e que mantiveram o azeite, vão as bodas com Cristo. O arrebatamento será a meia noite, não a meia noite do meu ou seu relógio, mas do de Deus Pai, este horário na Bíblia é uma ilustração do quando muitos acharem que Jesus não virá, é ai que Ele virá e só os atentos e fiéis irão com Ele.

"E, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino. 
E, vendo eles a estrela, regozijaram-se muito com grande alegria.
E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra."
(Mateus 2:9 ao 11)


Vemos a cima o nascimento de Jesus, os magos avistaram a estrela que mostrava aonde estava o menino nascido e por ela se guiaram, a Bíblia não diz o horário, mas podemos conjecturar que foi a meia noite, devido ser a hora em que o céu está mais escuro e assim qualquer luz nas trevas se propaga mais, devido escuridão, seria mais fácil avistar a estrela de longe, como assim o texto diz que eles a viram de longe.

"E, perto da meia noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam. 
E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos."
(Atos 16:25 e 26)





O que quero dizer com este texto não é que Deus só vem agir na meia noite, Ele age em todo o tempo, mas que a meia noite tem um simbolismo, tem sim.
Meia noite é quando o céu está mais escuro, isso nos remete a trevas, dificuldades, falta de esperança.
Isso era assim com o povo no Egito, eram escravos e já estavam perdendo a esperança de sua realidade mudar.
Quando parecia impossível penetrar na cidade inimiga, devido a muralha que a cercava, Deus operou um milagre.
Até aqui podemos ver Deus agindo na meia noite dos seus servos, ou seja, na falta de esperança, no impossível segundo o olhar humano, nas dificuldades. Tudo isso caracterizada pela meia noite.
Depois vemos Deus usar Sansão para mostrar que os portões, ou seja, o que demonstra a força do inimigo de nossas almas, que é Satanás, não é nada diante do poder de Deus, e por isso Ele pode nos libertar de todo mal.
Assim também foi com Paulo e Silas, eles estavam fazendo a obra de Deus e foram injustamente pressos, mas a meia noite Deus os livrou de toda injustiça, sim, logo quando tudo parecia pior, Deus entrou na batalhar para os livrar, pois Ele viu que mesmos injustiçados, mesmo apanhando, eles ainda clamavam e adoravam a Deus, e Deus viu a fidelidade deles e foi fiel eles também.
Após 400 anos depois de Deus ter acabado de ditar o Antigo Testamento, veio a nascer Jesus, provavelmente a meia noite como já disse, quando Israel vivia uma religião falida espiritualmente, onde já não tinham mais seu coração devoto a Deus, apenas o seguiam por ritos, quando estes ritos religiosos deviam ser movidos pelo amor a Deus. Veio a nascer Jesus, o Messias prometido para pregar o amor a Deus e ao próximo, para nos salvar e nos dá direito ao perdão de pecados e nos avivar espiritualmente, ou seja, quando o mundo estava apostata, Jesus veio a meia noite que representa a apostasia e mudou tudo nos dando a chance de termos uma vida espiritual viva.
A meia noite do relógio de Deus será o arrebatamento da igreja, quando as trevas estiverem tomando conta do mundo, quando anticristo estiver preste a ter o comando mundial, ia Deus mandará Jesus voltar e buscar os fiéis a Ele.
Conclusão: 
A meia note, quando tudo parece mais difícil, é o momento que Ele mais ti ver, clame a Ele que  Ele virá ao teu socorro. Seja fiel, pois Deus sempre será fiel a você diante da sua postura.


Escrito por Luis Roldan. 


13 de abril de 2012

PEDES O QUE QUERES

Minha pregação no dia 9/4/12, o tema é algo que Deus diz para você: Pedes o que queres!
Ele pode fazer o que você quer, precisa. Creia Nele.

7 de abril de 2012

OS NÚMEROS NA SIMBOLOGIA BÍBLICA

Este texto é de trato dos símbolos e representações dos números na Bíblia, sem nenhum intuito numerológico, pois a numerologia é um prognóstico, sendo que os prognósticos são abominações perante Deus.
"Quando entrares na terra que o SENHOR teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações.
Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;
Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos."
(Deuteronômio 18:9 ao 11)

Mas vemos que a Bíblia é composta de muitas tipologias e simbologias, sendo assim, senti no coração e importância de colocar este estudo aqui.

O Número 3
O número 3 parece representar tríades de perfeição na Bíblia. Às vezes de bem e às vezes de mal. Por exemplo: 
O Trino Deus - o Pai, Filho, e Espírito Santo. 
A trindade do mal - O dragão, anticristo, e o falso profeta. 
A trindade das Escrituras - A lei, os profetas, e escritos. 
Jesus ressuscitou no terceiro dia. 
O Homem é espírito, alma e corpo. 
O Tempo é passado, presente, e futuro. 

O Número 4
O Número 4 dá a idéia de representar o controle absoluto de Deus sobre o planeta.  As 4 direções na terra (norte, sul, leste, e oeste). 
As 4 estações (verão, outono, inverno, e primavera). 
Os 4 elementos que compõem o universo (tempo, energia, espaço, e matéria). 
As 4 principais provisões para homem (terra, ar, fogo, e água). 
OS 4 ventos (Mateus 24:31) 
A Bíblia menciona o número 4 muitas vezes: (Aqui só algumas) 


João 11:17 "Chegando, pois, Jesus, achou que já havia quatro dias que estava na sepultura." 

João 19:23 "Tendo, pois, os soldados crucificado a Jesus, tomaram as suas vestes, e fizeram quatro partes, para cada soldado uma parte; e também a túnica. A túnica, porém, tecida toda de alto a baixo, não tinha costura." 


Apocalipse 7:1 "E depois destas coisas vi quatro anjos que estavam sobre os quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma" 


Apocalipse 9:13 "E tocou o sexto anjo a sua trombeta, e ouvi uma voz que vinha das quatro pontas (chifres) do altar de ouro, que estava diante de Deus" 

Apocalipse 21:16 "E a cidade estava situada em quadrado; e o seu comprimento era tanto como a sua largura. E mediu a cidade com a cana até doze mil estádios; e o seu comprimento, largura e altura eram iguais." 


Note todas as vezes em que o 4 é usado em Provérbios 30
O quarto homem na fornalha ardente.
Os 4 generais que assumiram reino de Alexandre (quebrado por Deus).
Os 4 impérios mundiais (bestas) de Daniel 
Os 4 chifres (poderes gentis) de Zacarias 
O Quatro parece representar a ordem do universo, como nas quatro fases da lua, os quatro pontos cardeais, os quatro rios do Paraíso (Gênesis 2:10), os quatro ventos de céu (Jeremias 49:36), os quatro guardiães do trono de Deus, e assim sucessivamente.
Mas o número quatro também pode representar quando Deus que traz calamidades, por exemplo, os Quatro Cavaleiros que trazem calamidade na terra (Apocalipse 6:1-8) e os quatro decretos de Julgamento (espada, escassez, bestas más, e pestilência) com que Deus condena os idólatras de Jerusalém (Ezequiel 14:21). 

O Número 6
É visto que o número 6 representa a pecaminosidade e a fraqueza do homem e a inabilidade para alcançar a perfeição. Por causa do pecado, o homem tem que trabalhar durante 6 dias para se lembrar do seu pecado. Também pode ser visto o 6 como o número do mal e seu desenvolvimento pleno. A rebelião correrá seu curso completo com o homem da iniqüidade e o número do nome dele, 666. 

O Número 7
 O número 7 fala da perfeição e/ou plenitude. A provisão completa de Deus nos seus procedimentos para com os homens. 

Alguns exemplos: 

7 dias fazem uma semana completa 
7 cores fazem um espectro perfeito 
7 grandes massas de terra fazem a terra completa 
7 notas fazem uma escala perfeita 
7 grandes corpos de água formam um oceano completo 

Houve os 7 dias de criação como também muitos outros exemplos ao longo das Escrituras: 

Zacarias 3:9 "Porque eis aqui a pedra que pus diante de Josué; sobre esta pedra única estão sete olhos; eis que eu esculpirei a sua escultura, diz o SENHOR dos Exércitos, e tirarei a iniqüidade desta terra num só dia." 

Apocalipse 1:4 "João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono;"
 

Para o judeu todo 7º dia era um Sabbath. 
Todo 7º ano era um ano Sabático. 
Depois que do 7º ano de Sabático era o ano de Jubileu. 
Todo 7º mês era santo e tinha 3 festas. 
Havia 7 semanas entre a Páscoa e Pentecostes. 
A Festa da Páscoa durava 7 dias. 
A Festa dos Tabernáculos durava 7 dias. 
Na Páscoa, 14 cordeiros (Duas vezes 7) eram oferecidos diariamente. 
Na Festa dos Tabernáculos 14 cordeiros (Duas vezes 7) e foram oferecidos 70 bois. 
No Pentecoste foram oferecidos 7 cordeiros. 
O tempo de luto por um morto foi fixado em 7 dias. 
e assim por diante... 
 O Sete continua tendo proeminência simbólica no Novo Testamento, com Jesus revelando a Pedro que não é bastante que ele perdoe o irmão que havia pecado contra ele sete vezes, mas "setenta vezes sete" (Mateus 18:21-22). Sete também é o número dos cristãos de fala grega designados pelos Doze Apóstolos em Atos 6:3. 
No Livro de Apocalipse havia: 
As 7 cartas para as 7 Igrejas. 
Os 7 Selos de Juízos 
Os 7 Trombetas de Juízos 
Os 7 Taças de Juízos 
O 7 Candelabros Dourados 
As 7 Estrelas 
Os 7 Anjos 
Os 7 Espíritos de Deus 
O Cordeiro com 7 Chifres e 7 Olhos. 
As 7 Lâmpadas de Fogo 
Os 7 Trovões 
O Dragão Vermelho Ardente com 7 cabeças e 7 Coroas. 
O Leopardo como Besta com 7 cabeças. 
A Besta cor de Escarlate com 7 cabeças. 
Os 7 Montes 
Os 7 Reis 
De acordo com tradição judaica a criação do primeiro homem foi completada em 7 horas: 
" Como Adão foi criado? Na primeira hora foi foi ajuntado o pó; na segunda foi criada a sua forma; na terceira ele se tornou uma massa informe; na quarto foram unidos os seus membros; na quinta foram abertos os seus orifícios; na sexta ele recebeu a sua alma; na sétimo ele se levantava sobre seus pés. . ." [O Talmude]

O Número 8
É visto que o Número 8 representa o número dos novos começos. Uma criança masculina era circuncidada ao 8º dia. 

O Número 10
O número 10 é um número muito significante na Bíblia. Examinando os usos do número 10 nas Escrituras, isto parece representar o fracasso humano e a provisão de Deus. Por exemplo: 

- Os 10 espias não viram Deus dar poder e provisão, assim eles trouxeram um mau relatório: 

Números 13:32 "E infamaram a terra que tinham espiado, dizendo aos filhos de Israel: A terra, pela qual passamos a espiá-la, é terra que consome os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura." 


- As 10 tribos falharam em andar com Deus e fazer a Sua vontade. Então, eles estabeleceram um reino separado dado à idolatria: 

I Reis 11:31 "E disse a Jeroboão: Toma para ti os dez pedaços, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Eis que rasgarei o reino da mão de Salomão, e a ti darei as dez tribos." 

II Reis 17:22-23 "Assim andaram os filhos de Israel em todos os pecados que Jeroboão tinha feito; nunca se apartaram deles; Até que o SENHOR tirou a Israel de diante da sua presença, como falara pelo ministério de todos os seus servos, os profetas; assim foi Israel expulso da sua terra à Assíria até ao dia de hoje." 



- Diante de Daniel os mágicos e astrólogos eram 10 vezes mais fracos e insuficientes:

Daniel 1:20 "E em toda a matéria de sabedoria e de discernimento, sobre o que o rei lhes perguntou, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos astrólogos que havia em todo o seu reino." 

- Os 10 leprosos estavam impossibilitados se curar, eles precisaram de Jesus: 

Lucas 17:12 " E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe; "

O Número 12
Ao que parece o número 12 representa o número do governo de Deus. 

A Bíblia conta que Jacó-Israel teve 12 filhos (Gênesis 35:22-27) e que cada um destes se tornou o fundador de uma das Doze Tribos de Israel, o povo de Deus (Gênesis 49:28). Jesus escolheu Doze Apóstolos (Mateus 10:2-4) para o início da Igreja. Haviam 24 classes de sacerdotes e levitas (I Crônicas 24:4) e 48 cidades de levitas (Números 35:7). 

E novamente no Livro de Apocalipse, o número 12 fica muito evidente por simbolizar a salvação do povo de Deus. Há 24 anciões ao redor do trono de Deus e 144.000 dos salvos (Apocalipse 4:4; 7:4). é vista a perfeição da Nova Jerusalém em seus 12 portões, com cada "uma única pérola," e 12 fundamentos, cada um adornado com jóias. Sua circunferência é de 12.000 estádios, e seus muros são de 144 cúbitos de altura (Apocalipse 21:10-21; Ezequiel 48:30-35). 

O Número 40

O número 40 aparece como um número arredondado na Escritura, que denota uma geração. Alguns dos juízes julgaram durante 40 anos (Otniel, Débora, Baraque, e Gideão). Saul, Davi, e Salomão que reinaram cada um como rei durante 40 anos. 

As Escrituras falam freqüentemente do número 40: 
As chuvas do Dilúvio duraram 40 dias e 40 noites 
Moisés esteve 40 anos no Egito , 40 anos em Midiã, e no Monte 40 dias. 
Israel vagou no deserto 40 anos. 
Os espiões estiveram em Canaã por 40 dias. 
Elias jejuou 40 dias. 
Foram dados 40 dias a Nínive. 
Jesus jejuou 40 dias 
Jesus esteve com os seus discípulos durante 40 dias após a sua ressurreição (Atos 1:3). 

Quero relembrar que numerologia é abominável pra Deus, este estudo é só uma demonstração da simbologia Bíblica nos números, não podemos tomar isso como base para dizer que um ano de número tal, será de tal coisa.
Por exemplo:muitos acham e dizem que o ano de 2012, por terminar com o 12, será o ano do governo, ano que todos receberam autoridade vinda de Deus, isso é errado, pois a autoridade nos foi dada após a morte de Cristo e sua ressurreição, e quando aceitamos Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas, ai nos foi dada autoridade espiritual. 
Ainda mais que cada um pode está numa fase de sua vida, de repente no mesmo ano, uma pessoa esteja passando por um "deserto" tamanha suas dificuldades, e outra pessoa esteja no seu melhor momento na vida...então não podemos dizer que um ano de tal número representa algo, nem mesmo que por exemplo, o número 7 vai representar bençãos para todos, poder ser bençãos para uns, mas juízo divino sobre o erro de outros.
A simbologia Bíblia é uma ilustração, que deve ser analisada de acordo com o contexto em que o texto está inserido. 

Escrito por Luis Roldan.

3 de abril de 2012

DO PENTECOSTE AO TABERNÁCULO

Pregação que fiz no dia 2 de abril de 2012, na rádio www.gospelradical.com
fala sobre a trajetória da igreja de Cristo na Terra, seu início, seus objetivos e seu triunfo final.